[Fechar]

banner

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Andamento do Curso de Operações de Sonda na UNIJORGE


Senhores,

Vou falar, mais uma vez, do curso que a PETRODART está ministrando aos alunos de engenharia de petróleo, elétrica e mecânica da UNIJORGE em Salvador/BA. Este curso é ofertado pelo D.A. da faculdade de Eng.ª. de Petróleo e pelo seu Coordenador geral, Prof. Dr. Carlos Roberto Santos Silva.
O curso se chama ”Operações de Sonda para Engenheiros”, tem por finalidade capacitar os futuros engenheiros para, ao se graduar, concorrerem às vagas de Engenheiros de sonda Jr., aumentado, assim, seu leque de oportunidades no mercado de trabalho, além de, sua formação original, a habilitação legal os alunos terão ao final de sua graduação, mas, a capacitação, exigida pela maioria das empresas, é proporcionada por estes e outros cursos ofertados pela PETRODART.
Este curso, com 3 meses de duração, é dividido em módulos a saber:
Modulo 1 – Sistemas de Sonda: Tem por finalidade prover os alunos com conhecimento profundo sobre todos os equipamento e ferramentas das sondas, habilitando-os para o 2º modulo. Indo muito, mas, muito mais, além do que eles veem na graduação normal e, simultaneamente, preparando-os para uma futura especialização depois de formados, para os que quiserem seguir nesta carreira, evidentemente. Com 2 visitas técnicas, 1 na sonda-escola da Petrobras e, outra, em uma sonda em operação. Estas visitas, neste modulo, tem a função de mostrar os equipamentos e ferramentas somente.
Modulo 2 – Operações de Sonda: Proporcionará conhecimentos de todas as operações executadas pelas sondas de perfuração, completação, workover, etc., com cálculos de aplicação somente incluindo operações Underbalanced (UBO). Com 2 visitas técnicas ambas em uma sonda em operação. Estas visitas, neste modulo, tem a função de mostrar, na prática, as manobras que estão sendo desempenhas pela sonda e já explanadas em sala de aula.
Modulo 3 – Well Control: Fornecer aos alunos conhecimentos básicos e introdutórios para um futuro curso de acreditação (somente fornecido por empresas) do curso de WellCAP®, WellCAP Plus® do *IADC.
(*) – International Association of Drilling Contractors.
Modulo 4 – Fraturamento Hidráulico: Neste modulo são mostrados e explanados desta atividade que está gerando controvérsias em todo o mundo. E, quase obrigatório, de muita valia o conhecimento antecipado desta forma de completação para futuros e já graduados engenheiros de sonda.
Modulo 5 – SMS (Segurança, Meio-Ambiente e Saúde): Baseado no **RIG PASS® do IADC e fornecendo conhecimentos antecipados aos engenheiros para um futuro curso deste nível, ofertada pelas empresas contratadoras deste tipo de profissionais.
(**) - Accredits Health, Safety & Environmental (HSE) and Underbalanced Operations (UBO) orientation programs. The HSE Rig Pass curriculum embraces safety fundamentals relevant to new rig employees. UBO Rig Pass familiarizes rig crews with the procedures, fluids and equipment associated with this emerging technology.
Todos os professores (dentre os quais me incluo) são atuantes em suas respectivas áreas. Pouquíssimos (apenas um) possui doutorado, os demais, apenas graduação e muitos anos de experiência exclusivamente de campo, pois, o alvo do curso é fornecer conhecimento prático e não acadêmico aos alunos.
Como a PETRODART é membro associado do*** IADC, o programa do curso é enviado aos demais membros operadores de sondas, offshore e Onshore, para prévia aprovação.
(***) - http://www.iadc.org/about-iadc/links-to-member-companies/associate-members/#P
Devido ao esforço e sensibilidade do excelente, e incansável, Coordenador da Faculdade de Petróleo e Gás da UNIJORGE, Prof. Dr. Carlos Silva e dos integrantes do D.A., os alunos desta instituição terão um diferencial depois de formados e, inclusive, para estágios, junto ao mercado de trabalho que, sabemos, é muito alardeado na mídia, porem, na realidade é de ingresso muito difícil.

FOTOS:


Abraços a Todos!
luizhenrique_99@yahoo.com



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.