[Fechar]

banner

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mentoring TECNOPEG - 5 dicas para trabalhar no setor de Petróleo e Gás.


Prezados Tecnopeguianos,
Continuando com as dicas do Capítulo da SPE da PUC-Rio, segue um ótimo artigo que encontrei no site deles, com dicas importantes para quem deseja entrar na indústria do Petróleo.

Para complementar a leitura, também recomendo que leiam o artigo Por que não consigo me inserir no mercado de trabalho?, escrito pelo nosso parceiro Moacir Garcia, autor do blog Tecnólogo e Educação no site Administradores. Esse artigo também trás alguns conceitos que ajudarão àqueles que tem tido dificuldade de entrar no mercado. 


De acordo com Renata Serrano, consultora em recrutamento da NES Global Talent, empresa global especializada em soluções de mão-de-obra para os diversos segmentos da Engenharia, para se destacar na área, é preciso ter boa bagagem acadêmica e experiência profissional.

Confira a seguir, cinco dicas importantes para quem está buscando uma vaga no setor!

1. Comece a estudar cedo – O estudo é essencial para quem quer se dedicar à área de petróleo e gás. Certificações técnicas, experiências de trabalho e cursos complementares, no Brasil e no exterior, são os aspectos mais relevantes. “Para quem está começando, conseguir um estágio em uma empresa da área é um bom passo e serve como abertura de portas pós-formação”, afirma.

2. Exponha seu lado técnico na entrevista – Valorizar a experiência profissional, a bagagem acadêmica e cultural são pontos muito importantes na entrevista, que nem sempre é presencial. Possuir boas referências no mercado também colabora para ganhar pontos.

3. Mostre o seu inglês – “Por se tratar de um mercado global, dentro de um mesmo projeto encontram-se profissionais de diferentes nacionalidades”, conta Renata. Sendo assim, é essencial ter capacidade para se comunicar em inglês. “O inglês técnico se aprende com o tempo e estudo. O profissional precisa ser dedicado”, completa.

4. Tenha disponibilidade para viajar e morar fora – O mercado de Petróleo e Gás é global e não local. Profissionais da área atuam ao redor do mundo e quem pretende ingressar em uma empresa de energia deve ter disponibilidade para viajar. Para a consultora, viajar é uma ótima forma de adquirir know-how e ser valorizado ao retornar ao país de origem.

5. Goste de se relacionar com diferentes culturas – Muitos brasileiros trabalham em empresas britânicas, chinesas ou outras que possuem um método de trabalho diferente ao que é realizado no Brasil. A diferença cultural pode ser um grande choque e dificultar o desempenho, por isso é preciso ter capacidade de adaptação e foco, para conseguir lidar com a saudade da família, por exemplo.



Tecnopeg nas Redes Sociais:

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Facebook TECNOPEG: www.facebook.com/tecnopeg

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.