[Fechar]

banner

domingo, 25 de março de 2012

Método de Aula!


Senhores,

Hoje quero falar do método que usamos nas aulas do curso de formação de operadores de sonda na PETRODART aqui em Salvador.

Usamos um simulador de coluna de perfuração/completação/wireline/workover e um simulador de poço, ambos, são usados em conjunto.

Aos alunos é mostrado, e depois cobrado como tarefa e prova, em 3D, como formar uma coluna de perfuração (quantos Comandos, HW, Drill Pipe, etc) a partir de uma programação de poço real que uso no dia-a-dia de meu trabalho. Alem de simularmos problemas operacionais que eles encontrarão na suas rotinas de trabalho, como por exemplo, a prisão da coluna por diferencial de pressão, e os métodos utilizados para a soltura desta coluna, como também, a perda de circulação de lama, só para citar alguns. Os alunos são diviidos em grupos de cinco, exatamente, como uma turma de prefuração numa sonda real e se comportam com tal. A prova teórica escrita vale, somente, 2 pontos, os 8 restantes são obtidos em provas práticas. A média final para aprovação, ao final do curso, é 8!

Este é somente o começo do curso que, além destas simulações em sala, conta, também, com práticas de conexão/desconexão dos tubos (feitas no pátio) com o uso de chaves reais até as visitas em sondas reais de perfuração.

Este método será, tambem, utilizado no curso de operações de sonda do curso destinado, exclusivamente, a engenheiros, tecnólogos e técnicos.

Para informações, contate a PETRODART pelo email: faleconosco@petrodart.com.br

Abraços a Todos!




Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.