[Fechar]

banner

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dica TECNOPEG - Marinha abre concurso para ASON e ASOM - 250 vagas.

Boa Noite Prezados Tecnopeguianos,

Na indústria de Petróleo, posições como Oficial de Náutica e Oficial de Máquinas estão em falta no mercado. As empresas estão "caçando" profissionais com essa formação. Pelo caminho normal, para formar-se nessas 2 áreas, é necessário prestar concurso para a EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), que dura em torno de 3 anos se não me engano. Porém, para aqueles que já fizeram sua faculdade mas tem vontade de trabalhar nessa área, a Marinha abriu um processo seletivo para 250 vagas em seus cursos ASOM (Adaptação para Segundo Oficial de Máquina) e ASON (Adaptação para Segundo Oficial de Náutica). Que é uma forma de você que já é formado, tornar-se um Oficial da Marinha em pouco tempo. 

E o melhor, você que é TECNÓLOGO, também pode prestar o concurso! 

Para mais informações, saiu uma matéria na Revista Intermarket sobre isso, pode também acessar diretamente o site da Marinha (https://www.mar.mil.br/ciaga/ps_ASOM_N_2012/admissao.htm

Ou se preferir, continue lendo pois publicarei a matéria na íntegra aqui. 


A Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil abriu processo seletivo para 250 vagas nos cursos de adaptação a segundo oficial de máquinas e de adaptação a segundo oficial de náutica da Marinha Mercante. O auxílio mensal é de R$ 700.

Os cursos são gratuitos e serão ministrados no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, e na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro. São 100 vagas em Belém (PA) e 150 no Rio de Janeiro.

A duração do curso na ASOM é de cerca de 34 semanas e no ASON é de 12 meses.

O oficial de máquinas é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Máquinas, depois Subchefe de Máquinas e, posteriormente, Chefe de Máquinas, sendo que, nessa última função, é responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas, inclusive daquelas instaladas nos grandes navios mercantes que singram os mares do mundo.

O oficial de náutica é responsável pela operação e gerenciamento dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações. Começa sua atividade marítima como de Oficial de Quarto de Navegação, depois como Imediato e, após, como Comandante, sendo que, nessa última função, é o responsável maior pela condução de navios mercantes pelos oceanos.

Para participar do processo, o candidato deve ter no mínimo 18 anos e nível superior em engenharia (naval, mecânica, industrial mecânica, produção mecânica, produção industrial, mecatrônica, elétrica, eletrotécnica, eletrônica, automação ou automação e controle) ou tecnólogo em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, construção naval, manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos, manutenção industrial, fabricação mecânica, metalurgia e materiais ou mecatrônica.

Já para o curso de oficial de náutica o candidato pode ser formado em qualquer engenharia, astronomia, oceanografia, meteorologia, matemática, física, química, química industrial, estatística, economia, informática ou tecnólogo em operação e administração de sistemas de navegação fluvial, construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, construção naval ou naval. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2011 pelo site www.ciaga.mar.mil.br, no link "Asom/N 1.2012". O valor da taxa é de R$ 50. As provas serão aplicadas no dia 12 de fevereiro de 2012, das 9h às 13h, nas cidades de Aracaju, Belém, Brasília, Corumbá, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Paranaguá, Paranaíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande, Salvador, Santarém, Santos, São Luís, São Paulo e Vitória.


Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas


"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.