[Fechar]

banner

terça-feira, 20 de setembro de 2011

DIÁRIO DE UMA FORMADA - A aceitação dos Profissionais Tecnólogos pelas Empresas.


Olá, bom dia Tecnopeguianos e Tecnopeguianas!

Minha colação de grau foi este sábado, dia 17 de setembro de 2011. Agora, estou definitivamente formada!

A busca por uma oportunidade continua e, não posso deixar de demonstrar um certo desapontamento com as empresas em relação a nossa profissão, os Tecnólogos em Petróleo e Gás. As empresas tratam o nosso curso como desconhecido, inexistente para o mercado de trabalho. Ao menos buscam saber em que o profissional Tecnólogo pode se inserir dentro da empresa? Creio que não, na maioria das vezes, parece desinteressante para elas.

Hora ou outra vemos noticiários falando sobre a falta de mão-de-obra, ok! Temos a mão-de-obra, temos a qualificação para atuar em diversos setores, temos força de vontade e determinação, lutamos pela nossa profissão e sabe qual é o interesse pela maioria das empresas? Praticamente NENHUM! Visitei o site de várias empresas e  quase nenhuma delas tinha a nossa profissão inserida, em muitas nem a parte de Engenharia de Petróleo encontrava-se inserida. Um total descaso com o profissional Tecnólogo.


Fico impressionada, estamos no século XXI, o século da informação e tecnologia, e as empresas ainda desconhecem o profissional Tecnólogo? Sinto que algo está errado. Sempre pensei grande em minha vida, principalmente fazer a diferença na área em que eu atuasse, acho muito importante mudar, inovar! Quero saber, onde estão as empresas de visão? Onde estão as empresas que dizem dar oportunidades?

Visão é pensar diferente, ver além do que os outros vêem. E são raras as empresas que tem tratado o nosso curso de Tecnologia em Petróleo e Gás com visão. Infelizmente, são raras, se tratando da diversidade de empresas que o nosso país possui.

Mas, ao pesquisar empresas para o envio de currículo, deparei-me com  a Engevix. Achei a forma de cadastro de currículos deles interessante, é organizado, preocupado com a parte social, e o mais inacreditável diante dos sites que eu havia acessado, ele tinha a opção para Tecnologia em Petróleo e Gás. Nossa! Senti-me valorizada, importante! A maioria das empresas fazia sentir-me mal ao acessá-los, como se eu tivesse escolhido o curso “errado”. É assim que a maioria dos Tecnólogos tem se sentido durante esses anos, “ Eu escolhi o curso errado! “. Esse não deveria ser o pensamento! Na verdade, não é o pensamento que deve existir!

Eu acredito no meu curso, apesar de toda a dificuldade que eu e outros colegas viemos enfrentando ao longo dos anos.

Peço que as empresas possam mostrar que realmente são de visão! Que visão é essa que ignora o novo, o “desconhecido”?!

Existem profissionais Tecnólogos se destacando no mercado de trabalho, pois eles conseguiram apenas uma coisinha chamada OPORTUNIDADE. É o que falta para os outros milhares de Tecnólogos se inserirem no Mercado de Trabalho também.

Empresas, caso possuam dúvidas sobre nossa profissão, podem nos contatar, estaremos dispostos a fornecer todas as informações sobre os profissionais Tecnólogos. Podemos enviar grade de matérias, nosso projeto pedagógico. Observando que, mesmo sendo Tecnólogo em Petróleo e Gás, a grade curricular pode modificar devido a Região em que se fez o curso.

E-MAIL PARA INFORMAÇÕES SOBRE OS PROFISSIONAIS TECNÓLOGOS: juliana.tecnopeg@hotmail.com

Esperamos ter as empresas como parceiras, e não como ausentes. Nos orgulhamos do que somos, e nós somos TECNÓLOGOS!

Forte abraço queridos Tecnopeguianos e Tecnopeguianas!

Juliana Silveira



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com


Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

8 comentários:

Anônimo,  20 de setembro de 2011 às 10:51  

To no mesmo barco que você =\
mas a 9 meses formado e sem emprego

Anônimo,  20 de setembro de 2011 às 11:29  

Olá Juliana. Parabéns pela iniciativa.
Olha, quanto ao fato de serem notíciadas vagas excedentes no nosso país: eu sinceramente queria descobrir onde diabos encontra-las!!!
Pra mim é balela, conversa pra boi dormir...
Se existem, só se for em áreas como o tal do TLM, que paga salários que são uma vergonha e após 2 anos o funcionário sai só um lixo depressivo.
Vi em uma certa comunidade que havia algumas vagas para a Bahia, onde os salários para técnicos vão de 6 a 8 mil reais!? A mesma matéria já havia sido publicada em um jornal de Salvador, 5 meses antes.
Sou da Bahia e posso dizer que essa é uma das PIORES BESTEIRAS que já li. Dificilmente vc vai ver alguma empesa pagando isso a um engenheiro, quanto mais a um técnico. Simplesmente não existe essa possibilidade. Só acredito vendo o contra-cheque.
È o tipo de conversa tipo perna de cobra. Vc já viu alguma? Já viu enterro de anão?
Parabéns pelo teu curso. Tecnólogo é nível superior. Se fosse vc apostaria em concursos públicos. Melhor salário, melhor ambiente de trabalho, estabilidade, não arranca tanto o couro....
Gosto muito dos teus comentários. Abraços.

Anônimo,  20 de setembro de 2011 às 14:33  

As empresas não podem ser culpadas por não contratarem um profissional que nem mesmo ele sabe o que faz!

Tem que culpar, na minha opinião o Min da Educação e as Faculdades. O 1º por criar e não regulamentar a profissão a 2ª por prometer que o formando poderia trabalhar desde o reservatório ate a refinaria. Fazendo o que em algumas destas áreas? Somente em analise de reservatórios, que na verdade é uma pós ou mestrado, se fica por uma vida inteira, na refinaria mesma coisa. Um profissional real de reservatório somente foi a uma refinaria por curiosidade e vice-versa.

Recentemete, vi tecnologos serem contratados pela Halliburton em Mossoró, mas, foram contratados não porque eram tecnologos, mas, por terem feito um excelente curso de cimentação, se fossem tecnologos apena nem teriam chances de participar do processo seletivo.

Acho, que voces tecnologos foram, e muitos ainda estão sendo, vitimas de um grande golpe de estelionato!!!!!!!

Carolina Rodrigues 20 de setembro de 2011 às 15:05  

Obrigada pessoal!

Em relação a terceira pessoa que postou, não estamos "culpando" a empresas por não contratarem; a indignação vem do fato da falta de interesse pelas empresas em relação aos profissionais Tecnólogos. Se o curso não fosse válido, certamente não me empenharia 2 anos e meio para concluí-lo. O curso de Tecnólogo apenas não se especifica em algo, e sim possui várias ramificações em que o profissional possa atuar.
Existem profissionais Tecnólogos empregados, algumas empresas já estão abrindo mais a sua mente em relação ao curso.

No exterior o curso tem uma boa demanda, mas a falta de conhecimento em nosso país, ainda nos limita.

De certa forma, em alguns aspectos você não está errado. Quando nossa profissão foi criada, houveram erros. Mas que a cada dia vem sendo corrigidos e nosso curso sendo mais aprimorado.

Nosso curso não possui apenas o CREA, como possui também o CRQ. Dois conselhos importantes.


Forte abraço a todos!

Anônimo,  20 de setembro de 2011 às 15:21  

"Nosso curso não possui apenas o CREA, como possui também o CRQ. Dois conselhos importantes."

E qual as atribuições que estes orgão dão aos Tecnologos?

Unknown 20 de setembro de 2011 às 15:52  

Muito legal sua postagem Juliana! Parabéns pela iniciativa, e continue com esse espírito pois voce vai longe. Nao podemos nos acomodar! Em relação aos Tecnólogos, infelizmente é uma realidade. A grande maioria das empresas não conhecem o profissional, e por isso preferem contratar Técnicos ou Engenheiros para determinadas funções por conhecer. Não que Tecnólogos vão tomar a vaga de Técnicos e Engenheiros, mas é que tem determinadas funções que é melhor colocar um Tecnólogo do que um Engenheiro ou Tècnico. O Tecnólogo em Petroleo e Gás nos dá uma ótima visão da área e das operações, o que é um grande adianto na hora do trabalho, pois enquanto outros colegas nao fazem a mínima noção da operação como um todo, voce já a conhece, o que é um adianto na hora de aprender. Vou falar melhor sobre isso essa semana, contando um pouco da minha experiência!

Anônimo,  20 de setembro de 2011 às 19:36  

Mauro O.

Sinceramente... fiz tecnólogo, me formei em Julho de 2007 e até hoje não vi nenhuma vaga.. estou no 8° período de Engenharia de Petróleo e mesmo assim ta complicado, pois não consigo nada..e não é por falta de interesse!! faço cursos extras, palestras, congressos, falo inglês..enfim, sisplismente é muito complicado entrar na área, pois a indústria necessita de pessoas com experiência e isso nós não possuímos.. e grande parte das pessoas que estão estagiando ou trabalhando já, foram por "indicação", quem não tem QI fica nessa situação.

As empresas deveriam olhar mais pra quem ta se formando na área, porque têm muita gente com vontade de trabalhar, com talento,.. basta ter a primeira oportunidade para isso.

Anônimo,  20 de setembro de 2011 às 21:02  

Boa noite a todos,diante de todos o comentários que foram feitos uma coisa fica bem clara,algumas pessoas que questionam o Graduado em Tecnologia em Petróleo e Gás deveriam se informar mais e enteder de uma vez por todas que o tecnologo e um profissional que atua na area de gestão dos processos,gerenciando e implementando novas tecnologias.E preciso de uma vez por todas acabar com esse absurdo de achar que nós Tecnologos estamos querendo tomar o lugar dos Engenheiros,uma profissão não tem nada a ver com a outra o Tecnologo pode trabalhar com o Engenheiro,creio eu que existe uma certa pressão da parte dos Engenheiros para não dar espaço para o Tecnologo...Essa e impressão que fica. "CADA MACACO NO SEU GALHO"...tem espaço pra todo mundo!!!

Isso e um desabafo de quem fica indgnado com tanta injustiça.
mais nos vamos encontrar nosso espaço.
Jefferson Ramos
Tecnólogo em Petróleo e Gás.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.