[Fechar]

banner

domingo, 5 de junho de 2011

Capítulo SPE/UFRJ - Estágios

Olá tecnopeguianos!


O Capítulo de Estudantes SPE/UFRJ escolheu como tema de hoje um assunto que preocupa muitos de nós, estudantes: como de destacar em seu estágio? vamos apresentar algumas dicas simples e muitas vezes óbvias, mas que precisam estar todo o tempo em foco. Tudo o que for escrito aqui vem de dicas e comentários de alunos e nossos amigos sobre suas rotinas nas empresas em que estagiam.

Seja sincero

As empresas que nos contratam como estagiários, acreditem, não esperam grandes idéias, insights, ou atitudes impressionantes, mas querem saber como somos e o que podemos nos tornar. Um dos principais pontos de observação sobre nossos comportamentos é até onde somos sinceros, seja para falar a verdade porque chegou atrasado, assumir que errou ou saber mostrar que está certo e que merece destaque.
A empresa entende nossas limitações e se você se sentem excessivamente cobrado, repense se essa empresa é a que você quer continuar fazer carreira. Assuma quando não for capaz de assumir uma tarefa a busque informações sem ter vergonha: é a hora de aprender!

Seja dedicado

Nossos gestores entendem nossa rotina de faculdade/estágio, até porque todos eles passaram por isso. Entendem que precisamos de tempo para estudar para as provas, que ficamos esgotados com o excesso de tarefas, mas nada justifica a falta de dedicação. Todos nós sabemos que o período de estágio é quando somos avaliados sobre nossas capacidades e quando a empresa nos enxerga ou não como um funcionário capaz de complementar a empresa, então precisamos mostrar serviço! Fazer hora extra, levar trabalho para casa, deve ser eventual, ou seja, trazer isso para sua rotina só te prejudica e não mostra eficiência, mas o contrário.

Faça a diferença

Sua presença precisa ser notada! Como dissemos antes, ainda não é hora de ser lembrado por uma grande idéia (não que isso não possa acontecer, mas não é o esperado), mas você deve ser querido. Sua presença deve trazer algo novo, algo positivo para o ambiente. As pessoas devem contar com você e com a qualidade do seu trabalho!
Não sabemos se muitos de vocês já tiveram a experiência de trocar de emprego, mas é indescritível a sensação de ouvir "Você fará falta!" ou de ouvir alguém dizendo para quem vai te substituir "Olha, vai ser difícil hein!"... é muito bom ter seu trabalho reconhecido e saber que aquele grupo de pessoas não tem o que dizer de ruim sobre o seu trabalho. Sair de um emprego podendo contar com uma ótima carta de recomendação é o melho que se pode conseguir!

Valorize-se

Algumas vezes recebemos propostas para assumir funções que sabemos que não podemos assumir, seja por falta de tempo hábil ou por não termos conhecimento suficiente. Ao mesmo tempo, podemos receber convites que sabemos que está aquém daquilo que podemos oferecer ou que não está na nossa área de atuação: precisamos nos valorizar! Temos que escolher a posição tanto quanto procuramos por estágio. Não adianta espalhar seu currículo por empresas que não ofereçam a posição que seu curso de formação peça, porque será uma vaga que não acrescentar tanto quanto uma empresa da área.
Ainda, pode chegar um momento em que propostas simultâneas apareçam: mais uma vez, valorize-se e escolha com sabedoria.


Ficamos por aqui e esperamos ter ajudados nessa difícil etapa de nossas vidas!

Um abraço! Foi um prazer!


Para entrar em contato: capitulo@poli.ufrj.br

Facebook: Capítulo Spe Ufrj
Twitter: @capitulo_ufrj



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.