[Fechar]

banner

domingo, 29 de maio de 2011

Capítulo SPE/UFRJ - Por que estou estudando isso?

Olá Tecnopeguianos!

Essa semana voltamos aos nossos post sobre assuntos que nós, como Capítulo SPE/UFRJ, achamos interessantes compartilhar com todos vocês! Confesso que a escolha desse tema foi difícil e delineá-lo para esse texto foi ainda mais, mas esperamos que gostem!

Por que estou estudando isso?

É quase universal o sentimento de que muitas vezes estudamos conteúdos que achamos que nunca vamos aplicar em nossa vida profissional. Por que tanta Física, Cálculo, História da Tecnologia?? Nos vemos lendo livros que parecem não se encaixar com nossas escolhas... e algumas vezes pode ser verdade! Não vamos listar aquilo que não é importante, já que acreditamos que essa conclusão faça parte do amadurecimento e aprendizado de cada um, além de ser um ponto muito pessoal, mas podemos dizer que toda essa carga de disciplinas monta uma base muito importante para conclusões futuras e capacidade de absorver conteúdos mais específicos e que serão aplicados diretamente em nossos empregos/estágios.

Aos professores

Quem já teve um professor que, definitivamente, não soube ensinar levanta a mão! o/
Mais uma situação muito comum: passamos por disciplinas que não são tratadas com a atenção necessária por conta de alguns professores que não se dedicam à ementa e não mostram a importância daquele conteúdo. O mais comum é que os alunos, conseqüentemente, não se interessem e aprendam só aquilo que é mostrado... o que fazer? Sabemos que é difícil, a maioria das pessoas tem N outras atividades em paralelo, mas a solução seria buscar o conteúdo alternativamente. A SPE dispõem uma base de artigos científicos e descontos para livros publicados por eles, mas só para seus membros. Ainda, você pode solicitar pelo site www.spe.org um tutor online, que, como profissional da área, pode te ajudar.

Engrenagens Extras

Ao longo de nossos anos de faculdade, percebemos que algumas ferramentas poderiam nos ajudar muito na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos. Muitas vezes, essas ferramentas não são "obrigatórias" em termos nas disciplinas, mas sentimos que elas poderiam facilitar nossas vidas acadêmicas se bem entendidas. Algumas ferramentas computacionais como MatLab, Mathemathica, C++, Excel Avançado, Access além de tornarem-se um diferencial forte em nossos currículos, nos ajudam a enxergar novas possibilidades de lidar com problemas complexos.
No segundo semestre de 2011, o Capítulo SPE/UFRJ está montando uma grade de cursos sobre as algumas das ferramentas acima. Mas não é só isso: esse projeto será "De alunos para alunos". Uma maneira simples que encontramos de integrar alunos de períodos avançados com mais novos, unindo-os pelo ensino e pelo compartilhamento de sabedoria.


Nossos cursos, sejam tecnólogos ou de graduação, não são nem podem ser limitantes de nossos horizontes. Existe muito o que ser explorado e nossa principal aliada é nossa curiosidade. Sabemos que, na maioria das vezes, o tempo é escasso, mas esse é o momento de nos dedicarmos a montar uma base forte de conhecimento para o futuro. O diretor da Escola Politécnica da UFRJ costuma dizer a seguinte frase: o que te coloca em um emprego é o conhecimento específico, mas o que te mantém é o conhecimento básico.
Mantenham o foco e a coragem. Nossa carreira promete muitos frutos, mas que só serão colhidos mediante muito esforço pessoal.


Um abraço! Foi um prazer!


Mantenham-se conectados conosco! Novidades serão passadas via Twitter (@capitulo_ufrj) e Facebook (Capítulo Spe Ufrj)

Para qualquer dúvida: capitulo@poli.ufrj.br







Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!



Visite também:



PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

www.petroleonet.ning.com


Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas


"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.