[Fechar]

banner

quinta-feira, 31 de março de 2011

Projeto da Disciplina de Gerência de Projetos - ( Fases de Planejamento )

Olá, boa tarde queridos Tecnopeguianos e Tecnopeguianas!

Estive ausente estes dias mas, está sendo por uma boa causa! Como já falei algumas vezes tanto aqui no Tecnopeg como pelo meu Twitter @petroleira_tecn, estou realizando um projeto de uma unidade funcional de produção de óleo offshore através do meu curso de Tecnologia em Petróleo e Gás.

Não está sendo apenas um simples trabalho de conclusão de curso, mas sim, a abertura de uma porta para os profissionais Tecnólogos. Neste projeto, utilizamos tudo o que aprendemos durante o curso, colocando em documentação para posteriormente realizar um protótipo funcional, com os detalhes e explicações aprendidos durante o curso.
Finalmente, decidimos qual unidade de produção de óleo iremos trabalhar em nosso projeto. Para a surpresa de muitos, devido ao grau de dificuldade e a ausência de informações mais detalhadas nas mídias de informações, escolhemos a Unidade de produção SSP. Não conhecem?! Muitos a chamam de Plataforma Redonda! Agora já dá para ter uma idéia melhor, não é mesmo?

Veja a estrutura desta Plataforma.



O grupo está abraçando a idéia da realização desta unidade de produção mas, a dificuldade por informações é, sem dúvida, um grande obstáculo para nós. Dificilmente encontram-se materiais que abordem mais detalhadamente sobre este tipo de Plataforma, as informações oferecidas pelas mídias são mais superficiais, apenas abrangendo a localidade que ela se encontra, lâmina d'água, fotos, produção diária.

Em relação ao Gerenciamento do projeto, já passamos pela realização da T.A.P, do Levantamento de Requisitos, Declaração de Escopo, E.A.P. e agora estamos realizando a Lista de Atividades do Projeto passando por vários itens envolvidos.

- T.A.P ( Termo de Abertura do Projeto ): Este processo tem como objetivo elaborar o Termo de Abertura para o Projeto;

 - Levatamento de Requisitos: Levantar os requisitos referentes à Superfície, Elevação, Poço, Elevação Artificial e Escoamento.

- Declaração de Escopo: A preparação de uma declaração do escopo detalhada do projeto é essencial para o sucesso do projeto e é desenvolvida a partir das principais entregas, premissas e restrições, que são documentadas durante a iniciação do projeto, na declaração do escopo preliminar do projeto;

- ( Estrutura Analítica do Projeto ): A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias.


Projetada pela empresa Sevam Marine, a plataforma SSP teve seu marco inicial no Brasil, sendo o primeiro país a adotar este tipo de plataforma no mundo. Estando localizada no Sergipe, a 1º Plataforma que foi batizada como Plataforma SSP Piranema entrou em atividade em 2007; estando interligada a seis poços (três produtores e três injetores) e produzindo um óleo leve, considerado de excelente qualidade com 43° API.



Segue abaixo alguns detalhes da plataforma:

- Unidade de Produção: SSP

- Plataforma: Mono-coluna;

- Lâmina d’água: 1200m à 1600m;

- Produção de óleo: 30 mil barris diários;

- Estocagem: 300 mil barris de óleo;

- Ancoragem: Spread Moring

- Unidade de Produção mais moderna no que se diz respeito à Produção e Estocagem de Óleo;

- Melhor Plataforma para águas profundas, devido a sua estabilidade;

- Duplo fundo e duplo costado para reduzir os riscos de perda de

estabilidade e poluição;

- Não tem torre;

- Não tem conexão giratória;

- Grande capacidade de carga no convés e grande robustez;

- Lastros independentes;

- Movimentos excelentes;

- Elevado nível de segurança;

- Descarregamento do óleo para navio-tanque;

- A perfeita simetria do casco pode receber as cargas de ondas, ventos e correntes em qualquer direção sem mudar a orientação da unidade;

- O design da SSP é baseado nos princípios de arquitetura naval.


Peço aos leitores que são professores ou profissionais da área que possuam material específico sobre esta unidade de produção que nos forneça. Caso queiram, podem nos ajudar no projeto, dando idéias para a construção e execução do protótipo.

Peço também, aos estudantes que comuniquem seus professores e busquem esse tipo de material.

Caso você possa ajudar,é só enviar o material e se comunicar comigo pelo e-mail: Juliana.tecnopeg@hotmail.com

Sobre mais informações sobre o Projeto,
é só seguir o Twitter @petroleira_tecn!



Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://draft.blogger.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)


0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.