[Fechar]

banner

segunda-feira, 21 de março de 2011

Capítulo SPE/UFRJ - Do you speak english? Saiba a importância do Ingles na Indústria do Petróleo.


Olá Tecnopeguianos!

O Capítulo preparou para hoje um post sobre um assunto que temos certeza que todos que estudam ou trabalham na indústria de petróleo já ouviram: o inglês é fundamental! Infelizmente para uns, não viemos desmentir essa frase. Aliás, viemos incentivar a corrida por um conhecimento de inglês de qualidade.

Todos nós sabemos que, por muitas vezes, o ensino da língua inglesa nos colégio, sejam públicos ou particulares, são tão superficiais, que se nós saímos sabendo redigir um bom texto é fruto de uma boa dose de dedicação pessoal. A necessidade de recorrer a cursinhos particulares torna-se quase que obrigatória. Cada um com seu método, cada curso tenta, da melhor forma possível, colocar na nossa cabeça os verbos, frases, gírias (nada naturais), palavras e a gente vai fingindo que está aprendendo tudo, até que um dia nos perguntamos: será que eu sei mesmo inglês? Sabe como sabemos: na prática! No post passado falamos de uma componente de nossa diretoria que teve experiência de intercâmbio e foi a mesma pessoa que disse "me formei em cursinho de inglês e minha primeira semana dos EUA foi como se eu tivesse estudado só por 1 ano".

Lets drill a well?

Quando resolvemos encarar a promissora indústria do petróleo, em qualquer uma de suas vertentes, assumimos a necessidade de sabermos inglês. OK, dizem por ai que o Brasil é o país do futuro com o Pré-sal e tal, mas deixar o inglês de lado só com uma revolução idiomática! Todos os bons livros, documentos e relatórios são feitos em inglês, além de, pela multinacionalidade da indústria, ela acaba se tornando a língua universal entre os profissionais.

Como sabem, nós somos parte da SPE (Society of Petroleum Engineers - www.spe.org) onde tudo funciona no inglês. Para qualquer livro, artigo ou uma simples dúvida, você preciso entende a língua inglesa de maneira suficiente que te possibilita uma comunicação simples. Nos congressos na agenda da SPE, é muito comum você querer conversar com algum profissional sobre o assunto que ele palestrou ou sobre algum interesse sobre a empresa. É muito provável que seu inglês precise estar afiado para que uma boa conversa possa ser desenvolvida. Tudo isso, gente, por experiência própria!

Some decades ago...

Não é muito difícil encontrar profissionais experientes na indústria que não tenham seu inglês muito desenvolvido. Isso se dá por visões de anos atrás, em que a importância não era tão grande quanto é hoje. No entanto, temos certeza de que eles também podem e vão aconselhar a nova geração a se dedicarem um pouco mais à diversidade de idiomas. O espanhol está vindo com força também, mas será assunto para um post futuro.

Dicas

Para você que ainda tem dificuldade, indicamos alguns hábitos que podem te ajudar:
- Artigos: não tenham medo de ler um artigo técnico em inglês. O primeiro pode ser o mais doloroso, mas, com a freqüência, as palavras de repetem e o entendimento flui mais. Perseverança!

- Filmes: sabe aquele filme que você adora e que consegue ver muitas vezes? Tente assistí-lo sem legendas. Sabendo o contexto, você consegue perceber como as frases se formam e a velocidade de uma conversa do dia-a-dia.

- Conversas: pequenos diálogos com algum amigo (bem próximo) pode te ajudar a ficar mais confiante na língua. Escolham um tema para discutir e tentem aplicar o inglês a todo momento.

Existem cursos de inglês que permitem a reserva de um professor para praticar um tema escolhido pelos alunos. Monte seu grupo de estudos e não perca tempo: ter inglês fluente é uma arma poderosa para romper barreiras na indústria e chegar mais longe!


Grande abraços! Foi um prazer!


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.