[Fechar]

banner

quinta-feira, 31 de março de 2011

Projeto da Disciplina de Gerência de Projetos - ( Fases de Planejamento )

Olá, boa tarde queridos Tecnopeguianos e Tecnopeguianas!

Estive ausente estes dias mas, está sendo por uma boa causa! Como já falei algumas vezes tanto aqui no Tecnopeg como pelo meu Twitter @petroleira_tecn, estou realizando um projeto de uma unidade funcional de produção de óleo offshore através do meu curso de Tecnologia em Petróleo e Gás.

Não está sendo apenas um simples trabalho de conclusão de curso, mas sim, a abertura de uma porta para os profissionais Tecnólogos. Neste projeto, utilizamos tudo o que aprendemos durante o curso, colocando em documentação para posteriormente realizar um protótipo funcional, com os detalhes e explicações aprendidos durante o curso.
Finalmente, decidimos qual unidade de produção de óleo iremos trabalhar em nosso projeto. Para a surpresa de muitos, devido ao grau de dificuldade e a ausência de informações mais detalhadas nas mídias de informações, escolhemos a Unidade de produção SSP. Não conhecem?! Muitos a chamam de Plataforma Redonda! Agora já dá para ter uma idéia melhor, não é mesmo?

Veja a estrutura desta Plataforma.

Read more...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Rádio TECNOPEG - Diversas oportunidades Offshore - HR Oil.

Boa Noite Tecnopeguianos,

A HR Oil, consultoria de recrutamento especializada no setor de Oleo e Gás está com diversas vagas offshore abertas. Se você já tem experiencia offshore ou conhece alguém que trabalhe, dê uma conferida a seguir. 

Read more...

terça-feira, 29 de março de 2011

Dica TECNOPEG - Curso de Especialização em Equipamentos de Perfuração e Serviços de Poços de Petróleo - IFRJ

Bom dia Tecnopeguianos!

Como ainda estou sem ritmo com as atividades do Tecnopeg, andei meio off em relação a matérias e materiais para postar aqui. Mas vi uma dica muito interessante, postada no QG do Petróleo, do Curso de Especialização em Equipamentos de Perfuração e Serviços de Poços de Petróleo a ser ministrado pelo IFRJ em Parceria com a GE Oleo e Gás. 

Cursos voltados pra essa área vemos aos montes por ai, porém sendo a maioria de oportunistas. Por isso, filtro bem o que coloco aqui para não prejudicar os leitores do Tecnopeg. Mas esse curso do IFRJ parece ser excelente e tem a chancela de uma grande empresa do setor: a GE Oleo e Gás, que tem crescido bastante em nosso país. 

As inscrições serão de 24 de março a 19 de abril, exclusivamente pela internet, no Portal do IF Fluminense, e estão sendo oferecidas 30 vagas, no campus Macaé. Tanto as inscrições como o curso são gratuitos. 

O concurso está aberto aos portadores de diploma de curso técnico em eletromecânica; técnico em mecânica; técnico em eletrônica; técnico em automação industrial. 

A Seguir mais informações:

Read more...

Coaching TECNOPEG - Transocean ai vou eu! A importância do FIN para conseguir uma oportunidade.

Boa Noite Tecnopeguianos!

Aqueles que já acompanham o Tecnopeg devem ter percebido que dei uma sumida. Fiquem tranquilos, não esqueci do TECNOPEG e nem dos nossos assíduos leitores. Para aqueles que me seguem no Twitter (www.twitter.com/tecnopeg) sabem que fui contratado como Homem de Área pela Transocean. A Transocean é a maior empresa de Perfuração do mundo, e poder conseguir trabalhar nela é um sonho realizado, pois estarei trabalhando diretamente com Perfuração e Completação de Poços de Petróleo, que é minha verdadeira paixão. E desde a parte mais operacional, o que me dará uma grande bagagem e base para me desenvolver nessa área. 

Desta forma, peço desculpas pela demora! Mas agora poderei ajudá-los mais ainda pois como disse estarei trabalhando mais diretamente e aprendendo bastante. O problema é que infelizmente não estarei trabalhando em escritório na plataforma, logo, o acesso a internet quando estiver embarcado será bem restrito, o que pode fazer com que as postagens fiquem sumidas nesse período. 

Bom, de qualquer forma, não poderia deixar de compartilhar essa informação com vocês, fiéis leitores, que tanto me ajudaram com palavras de incentivo e com sua audiência. Mas o que todos devem estar se perguntando é: MAS COMO VOCÊ CONSEGUIU? Nas próximas linhas estarei contando um pouco da história, e dando algumas dicas pra quem está à procura de uma oportunidade.

Read more...

domingo, 27 de março de 2011

Capítulo SPE/UFRJ - Petróleo Verde.

Olá Tecnopeguianos!

Em todos os posts, pedimos a ajuda de vocês para fazermos de nossas participações semanais cada vez mais a cara de vocês, leitores do blog. O tema de hoje veio de um pedido de um dos alunos da UFRJ, membro do Capítulo. Enquanto conversávamos sobre os últimos acontecimentos no Japão e como isso pode afetar o restante do mundo, chegamos ao seguinte ponto: por que que, assim como a energia nuclear, a poluição e danos ao meio ambiente e ao ser humano, estão tão inseridos nos receios sobre a indústria de petróleo?

Bem, não estamos aqui para discutir os detalhezinhos sobre os componentes de petróleo, nem sobre a tecnologia e métodos de uso da energia nuclear, mas o que não podemos negar é que boa parte da população mundial teme as atividades produção do petróleo, assim como da energia nuclear, pelos acidentes que já geraram. Como esse medo, a principal atitude é eviar seu uso e criar uma barreira que não permite ver o volume de benefícios que esses podem causar.

Read more...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Capítulo SPE/UFRJ - Do you speak english? Saiba a importância do Ingles na Indústria do Petróleo.


Olá Tecnopeguianos!

O Capítulo preparou para hoje um post sobre um assunto que temos certeza que todos que estudam ou trabalham na indústria de petróleo já ouviram: o inglês é fundamental! Infelizmente para uns, não viemos desmentir essa frase. Aliás, viemos incentivar a corrida por um conhecimento de inglês de qualidade.

Todos nós sabemos que, por muitas vezes, o ensino da língua inglesa nos colégio, sejam públicos ou particulares, são tão superficiais, que se nós saímos sabendo redigir um bom texto é fruto de uma boa dose de dedicação pessoal. A necessidade de recorrer a cursinhos particulares torna-se quase que obrigatória. Cada um com seu método, cada curso tenta, da melhor forma possível, colocar na nossa cabeça os verbos, frases, gírias (nada naturais), palavras e a gente vai fingindo que está aprendendo tudo, até que um dia nos perguntamos: será que eu sei mesmo inglês? Sabe como sabemos: na prática! No post passado falamos de uma componente de nossa diretoria que teve experiência de intercâmbio e foi a mesma pessoa que disse "me formei em cursinho de inglês e minha primeira semana dos EUA foi como se eu tivesse estudado só por 1 ano".

Read more...

Rádio TECNOPEG - Vagas recrutadas pela Swift Oil and Gas.

Boa Tarde Tecnopeguianos,

Peço desculpas pela demora nas postagens, mas nos proximos dias estarei dizendo o motivo. Enquanto isso, vou postar diversas vagas que estão sendo recrutadas pela Swift Oil and Gas, consultoria multinacional na área de recrutamento e seleção, focada na indústria do Petróleo.

Confiram as vagas a seguir.

Read more...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bate Papo TECNOPEG com Engenheiro de Perfuração da Shell, Bruno William.

Boa Tarde Tecnopeguianos!

Hoje teremos mais um Bate Papo TECNOPEG! No Bate Papo de hoje conversamos com o Bruno William, Engenheiro de Perfuração da Shell Brasil. 

A intenção de chamar o Bruno para fazer essa entrevista pro Tecnopeg foi para mostrar essa função tão interessante na área de E&P, o seu dia-a-dia profissional, pré-requisitos para entrar e etc. Além disso, é uma oportunidade para mostrar que é possível sim conseguir uma oportunidade na indústria mesmo sendo Tecnólogo em Petróleo e Gás e Engenheiro de Petróleo, que são as duas formações do Bruno. 

Confiram a seguir a entrevista!

Read more...

sábado, 12 de março de 2011

Capítulo UFRJ - Como é trabalhar no exterior? Sonho ou Pesadelo??



Olá tecnopeguianos!

Mais um vez estamos por aqui e hoje falaremos um pouco sobre um sonho um tanto quando comum entre aqueles que estudam para entrar na indústria de petróleo. Quer saber um pouco mais? Então continue conosco!


Você conhece mesmo o seu sonho?

Há quem diga que escolheu a indústria de petróleo pelas oportunidades que ela dá de trabalho no exterior, fora do Brasil. Sem dúvida, é uma das indústrias mais multinacionais que conhecemos, mas quem afirma isso tem certeza que quer assumir a vida de um profissional viajante? É sobre esse tema que o Capítulo falará no post de hoje, pós-carnaval!

Read more...

Rádio TECNOPEG - Estágio em T.I. aplicado à E&P na OGX.

Boa Tarde Tecnopeguianos,

Muitos acham que para trabalhar no segmento de Exploração e Produção (E&P) é necessário ter alguma formação Técnica e Específica para isso, como por exemplo: Tecnólogos e Engenheiros de Petróleo e outras afins. Porém existem muitas outras atividades que não atuam diretamente na atividade específica porém dá apoio a ela, como essa vaga que estou postando agora. 

Trata-se de uma vaga de estágio na área de Tecnologia Aplicada atuando diretamente com E&P. É necessário estar cursando Engenharia ou Ciencia da Computação ou Sistemas de Informação.  Essa é uma ótima oportunidade para é da área de TI e deseja trabalhar na indústria do Petróleo.

Confira a seguir os pré-requisitos completos.

Read more...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dica TECNOPEG - ERRATA: Palestra Comitê Jovem - Instrumentação Industrial e Controle de Processos: História e Tendências.

Amigos Tecnopeguianos,

Como eu falei semana passada, nesta segunda-feira, 14/03, teremos uma palestra com o Cláudio Makarovsky, às 16 horas no prédio do IBP, na Av. Almirante Barroso, nº 52, 26º andar. 

Porém, a Palestra não terá como tema Carreira, que rumo seguir? como postara. O tema correto é: Instrumentação Industrial e Controle de Processos - História e Tendências. O Cláudio é um renomado especialista nessa área e com certeza será uma excelente palestra. 

Será uma grande oportunidade principalmente para estudantes e profissionais de Automação e Instrumentação Industrial. Como eu estou fazendo Técnico em Automação Industrial, com certeza não irei perder essa oportunidade.

Espero encontrá-los lá! A seguir estarei publicando o Convite do Evento. Para confirmar, é só enviar um e-mail para: mayara@ibp.org.br (o e-mail do folder está com problemas, por isso, use este) 

Read more...

Download TECNOPEG - Curso de Projeto, Construção e Montagem de Instalações de Superfície de Produção de Óleo e Gás - 2ª Aula.

Bom dia Tecnopeguianos!

Passado o carnaval, depois de um período de viagens e festas, nada melhor do que voltar com a nossa 2ª aula do Curso de Projeo, Construção e Montagem de Instalações de Produção de Óleo e Gás. Para aqueles que perderam a primeira aula, sobre Facilidades de Produção, CLIQUE AQUI

A 2ª aula será sobre: ESCOLHENDO UM PROCESSO. Espero que gostem de mais essa aula e nos dê um feedback! Confira a seguir o material.

Read more...

Errata - Venha Debater Sobre A Realização De Um Protótipo de Uma Unidade De Produção De Óleo Offshore!

Bom dia Tecnopeguianos e Tecnopeguianas!
Com a realização do Carnaval, as Instituições de Ensino deram uma parada. E o meu projeto ainda se mantém na realização do T.A.P.( Temo de Abertura do Projeto ). Gostaria de convidá-los para debatermos no meu Twitter sobre qual Unidade de Produção de óleo Offshore seria mais viável para a realização de um protótipo funcional. Vamos debater os pós e contras!
O objetivo deste debate é conhecer mais sobre a realização de um projeto, e quais são os passos para a escolha desta Unidade de Produção de Óleo.  Dê a sua opinião com seu ponto de vista e explique-o para que todos possam se aprofundar mais sobre o assunto.

Read more...

sexta-feira, 4 de março de 2011

Artigos sobre os Profissionais Tecnólogos na TN Petróleo e no Estadão

Olá, boa tarde queridos Tecnopeguianos!
Estamos na SeXtA-fEiRa já em ritmo de Carnaval! Neste período é impossível não tocar no assunto mas, não vamos deixar de postar informações por causa disso! Jamais!
Devido os artigos que saíram na TN Petróleo On-line sobre o tema Falta de engenheiros ameaça crescimento, Mercadante defende formação de tecnólogos” e no Estadão On-line "Pelo menos 160 mil estudantes fazem cursos tecnológicos considerados ruins” resolvemos colocá-los para sempre informar sobre o andamento da profissão dos Tecnólogos.
O Estadão, atentou para um assunto muito importante, não só para Tecnólogos como também, vejo acontecer muito com cursos Técnicos. As pessoas realizam qualquer curso, sem saber se é válido ou não, investem dinheiro, tempo e dedicação e ao final, recebem um certificado no qual não terá validade.
Leiam atentamente os dois artigos.

Read more...

quinta-feira, 3 de março de 2011

Download TECNOPEG - Curso de Projeto, Construção e Montagem de Instalações de Superfície de Produção de Óleo e Gás.

Bom dia Tecnopeguianos!

O Tecnopeg é um blog que tem por objetivo promover a orientação de carreira e compartilhamento de conhecimento sobre a indústria do Petróleo. Além dessa orientação, hoje o Tecnopeg, em parceria com o Engenheiro Luiz Henrique Souza, vai começar a publicar toda sexta-feira 1 aula do Curso de Projeto, Construção e Montagem de Instalações de Superfície de Produção de Óleo e Gás. 

A nossa intenção é promover a capacitação, mesmo que à distância, aos leitores do TECNOPEG, dirimindo assim, a falta de qualificação em nosso setor. O curso é o mesmo submetido às turmas de cursos de extensão e pós-graduação em petróleo e gás a algumas universidades federais e privadas.

Nós estaremos publicando as primeiras aulas, e ao final delas, estaremos fazendo uma promoção para sortear o curso completo para os leitores! Fiquem ligados! 

A seguir estarei postando como será a publicação do curso, que contará com um tira-dúvidas com o Luiz Henrique! 

Read more...

Rádio TECNOPEG - Multinacional contrata para Perfuração Onshore - Manaus/AM

Boa Noite Tecnopeguianos,

O TECNOPEG esta auxiliando a Tuscany Drilling, empresa multinacional canadense recém-instalada no Brasil, mais especificamente em Manaus/AM, a divulgar algumas vagas abertas para Projeto de Perfuração Onshore no qual ela está participando. É uma ótima oportunidade para os leitores do Amazonas, que tem grande audiência aqui no Tecnopeg! 

A empresa está com URGÊNCIA para preenchimento das posições de Superintendente e Coordenador de Operações. Mas também está recrutando Encarregados de Sonda (Toolpushers), Sondadores (Drillers), Coordenador de HSE, Torrista, Operador de Guindaste e Almoxarife. 

A Tuscany oferece salários competitivos, benefícios e oportunidades de crescimento profissional. Interessados deverão enviar curriculum para: bancodetalentos.selecao@gmail.com

A seguir estarei postando os pré-requisitos para cada vaga. Confiram! 

Read more...

Dica TECNOPEG - Conheça a (verdadeira) Geração Petróleo - Ed. Fev. VEJA RIO 2011.

Boa Tarde Tecnopeguianos,

Não sei se todos viram, mas semana passada eu publiquei no twitter a reportagem que saiu na Edição de Fevereiro da Veja RIO, que inclusive foi capa, sobre a GERAÇÃO PETRÓLEO. A Veja disponibilizou uma parte da reportagem em seu site, como podem ver NESTE LINK. Na postagem de hoje estarei disponibilizando a reportagem na íntegra!

A tema central da reportagem é sobre os jovens profissionais que mal sairam da Universidade e já estão bem empregados e com ótimos salários, situação que dificilmente teriam em outros setores do mercado de trabalho. 

A intenção de publicar essa reportagem é mais do que mostrar essa geração que tem entrado no mercado, que acaba criando uma falta expectativa para quem vê, pois acha que está muito fácil de conseguir, e que sempre vão entrar em ótimas empresas, ganhando muito bem. Será que realmente é assim?

Nas próximas linhas, além da reportagem, estarei comentando sobre isso. Confiram! 

Read more...

terça-feira, 1 de março de 2011

Dica TECNOPEG - Palestra Comitê Jovem - Carreira, que rumo seguir? - Claudio Makarovsky

Bom dia queridos Tecnopeguianos!

Quem nunca ouviu falar daquele ditado que aqui no Brasil só se começa a trabalhar depois do carnaval não é mesmo? Se você é daqueles que pensam assim, ou mesmo você que não é, mas deseja ter o pós-carnaval como um momento de recomeço/guinada no ano, sugiro que prestem atenção nessa dica que estou dando! 

No dia 14 de março, segunda-feira, às 16 horas terá uma palestra no prédio do IBP, realizada pelo Comitê Jovem com o tema: CARREIRA - QUE RUMO SEGUIR? Excelente palestra pra um recomeço de ano não é mesmo? A palestra será ministrada pelo renomado especialista em Automação/Instrumentação Cláudio Makarovsky. Se a palestra já era boa só pelo tema, com este excelente profissional, ficou imperdível. 

Gostaria muito que os leitores do Tecnopeg pudessem prestigiá-la pois nas últimas palestras realizadas pelo Comitê Jovem tenho sentido a falta dos nossos leitores. Aproveite essa oportunidade e vamos praticar o networking! Espero encontrá-los lá! 

A seguir estarei publicando o FOLDER do evento com as informações completas. 

Read more...
Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.