[Fechar]

banner

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rádio TECNOPEG - Conheça a SETE BRASIL, a nova empresa da Petrobras.

Bom dia Tecnopeguianos,

Desde o final do ano passado, comentava-se que a Petrobras iria criar uma empresa só para administrar as 28 sondas encomendadas pela Estatal. Em janeiro a empresa saiu do papel, mas você sabe o que exatamente fará essa empresa? Como ela funcionará? Quem estará no comando dela? Para responder essas e outras perguntas, resolvi postar aqui no Tecnopeg um artigo falando sobre o funcionamento da mesma (retirado de uma reportagem da Revista Veja) e que também fala sobre quem comandará a empresa (retirado do Portal Energia Hoje

Ao final do artigo também estarei postando outros links que falam sobre a nova empresa, visando ajudá-los no esclarecimento sobre a mesma. Confiram:


SETE BRASIL, A NOVA EMPRESA DA PETROBRAS.
Nova empresa poderá administrar cerca de US$ 30 bilhões para construção de sondas.


As 28 sondas que perfurarão a camada pré-sal e estão sendo licitadas atualmente pela Petrobras não serão administradas pela estatal. Em um ímpeto de reduzir despesas que possam aumentar seu endividamento, a companhia presidida por José Sergio Gabrielli começou, há mais de seis meses, a delinear a criação de uma empresa que cumpra essa tarefa. O nome dela é Sete Brasil e terá, no máximo, 10% de participação da Petrobras. Os outros investidores serão os fundos de pensão Petros, Previ, Funcef e Valia, além dos bancos Santander, Bradesco e o FI-FGTS. O nome 'Sete', uma alusão aos sete mares, foi pensado pelo diretor de Relações com Investidores da empresa, Almir Barbassa.

De administração privada, a Sete possui algumas peculiaridades. Apesar de ser uma holding nacional, ela será dona de uma holding na Áustria, que, por sua vez, controlará as reservas provadas (SPEs) da Petrobras diretamente da Holanda. A engenharia complexa das holdings se dá, segundo apurou o site de VEJA, por questões regulatórias. O Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação de bens destinados à exploração e à produção de petróleo e gás natural (Repetro) exige que a propriedade das plataformas esteja fora do Brasil – pela Instrução Normativa nº 844, de 9 de maio de 2008, da Receita Federal. Desta forma, os recursos são captados localmente, mas capitalizam as holdings nos dois países europeus. “Mas o investimento retornará todo ao Brasil”, afirma uma fonte ligada à nova empresa. “Há tratados para evitar bitributação que determinam a utilização de Áustria e Holanda para o negócio”, diz.

O capital administrado pela Sete para gerenciar a construção dos navios-sonda pode chegar a 30 bilhões dólares (valor aproximado da licitação de construção dos 28 navios). Segundo comunicado da Petrobras, a empresa poderá ainda ser proprietária e responsável pela gestão dos equipamentos de perfuração, além de contratar financiamentos e seguros. Nesse contexto, ainda de acordo com o documento, a nova companhia não terá funcionários da estatal. “A empresa será uma companhia operacional, com empregados, executivos e colaboradores próprios”, afirma o comunicado.

A Sete administrará quantias bilionárias e terá de lidar com questões sérias de transparência – já que, apesar de privada, terá investimentos de empresas e fundos ligados ao governo. Em se tratando de Petrobras, esse é um ponto que merece atenção, pois esta foi e continua a ser muito penalizada na bolsa de valores – em grande parte devido à falta de transparência envolvendo a capitalização que lhe rendeu 124 bilhões de reais em setembro. A queda do papel PETR4 no ano já chega a 30%.

As perspectivas de uma gestão com maior nível de governança poderão melhorar caso a Sete concretize seus planos de abertura de capital na BM&FBovespa, como prevê um executivo que participou do projeto. “Deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2011”, diz.

Licitação de sondas – A construção de sete das 28 sondas que perfurarão a camada pré-sal poderá ser efetuada pela EAS – Estaleiro Atlântico Sul (EAS), de Pernambuco. A empresa apresentou a menor proposta para a estatal, de 664,2 milhões de dólares por unidade. A licitação prevê a contratação de até quatro lotes de sete sondas. Assim, o segundo, o terceiro e o quarto colocados na concorrência também podem levar. Neste caso, os próximos da lista são o consórcio Alusa Galvão e os estaleiros Brasfels, de Angra dos Reis, e Jurong, de Cingapura, mas que pretende construir no Espírito Santo.

Nasce um gigante – Em 2011, quando iniciar suas operações, a empresa entrará no mercado já como uma das cinco maiores companhias de perfuração do mundo (em número de embarcações), ao lado de gigantes como a americana Transocean – empresa que alugou à BP a plataforma atualmente perfurada no Golfo do México e cujo valor de mercado chega a 17 bilhões de dólares.

DEFINIDO COMANDO NA SETE BRASIL

Os cargos de diretor-presidente e de diretor de Operação da Sete Brasil deverão ser ocupados por José Ferraz, atual gerente de Finanças da Petrobras, e Pedro Barusco, gerente-executivo de área de Engenharia da petroleira, respectivamente. Embora a indicação não seja confirmada oficialmente, fontes da empresa asseguram que os dois executivos foram convidados em fevereiro para assumir os novos postos. 

A holding independente responderá pelos ativos das novas sondas para 3 mil metros a serem construídas no Brasil e será formada pela Petrobras e um fundo de investimentos de participações (FIP), composto por quatro fundos de pensão e dois bancos nacionais.

A formalização das indicações só deverá ser feita em março, pois está vinculada à aprovação do contrato com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) para a construção do pacote de oito navios-sondas no Brasil e da estrutura/conceito organizacional da Sete Brasil. A expectativa é de que os dois temas sejam apreciados pela diretoria da Petrobras amanhã (10/2), durante a reunião semanal do colegiado.

Apesar de convidado pelo presidente Sérgio Gabrielli e pelo diretor Financeiro, Almir Barbassa, José Ferraz ainda não confirmou se aceitará o pedido. O problema é que o corpo diretor da Sete Brasil não poderá ter qualquer vinculação com a Petrobras, o que exigirá seu desligamento da petroleira.

Ao contrário de Barusco, que possui tempo de trabalho para se aposentar e, segundo apurado, já teria dado entrada no seu pedido aposentadoria junto à Petrobras e à Petros, Ferraz tem pela frente mais dois anos de trabalho. Para aceitar o convite, o executivo terá que pedir demissão da Petrobras, perdendo grande parte dos benefícios assegurados pela empresa.

Além dos cargos de diretor-presidente e diretor de Operação, a estrutura da Sete Brasil contará ainda um diretor Financeiro, que será indicado pelos demais sócios - Santander, Bradesco e os fundos de Pensão da Previ, Funcef, Petros e Valia. A empresa terá também um Conselho de Administração, formado por nove membros.

O diretor-presidente da Sete Brasil terá assento garantido no Conselho. Cada sócio indicará um conselheiro, sendo que a nona cadeira será ocupada por um membro apontado pela Caixa Econômica Federal, entidade gestora do FIP.



MAIS INFORMAÇÕES


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.