[Fechar]

banner

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Informativo TECNOPEG - Parceria Tecnopeg e Capitulo Estudantil UFRJ/SPE: Saiba mais!

Boa Tarde amigos do Tecnopeg!

Para aqueles que seguem o TECNOPEG e o Capítulo Estudantil da UFRJ no twitter, já devem ter lido sobre a novidade! Conforme anunciado por eles, a partir de hoje estaremos começando uma parceria que tenho certeza fará muito sucesso, entre o importante capítulo estudantil da SPE na UFRJ e o TECNOPEG. 

O objetivo dessa parceria é aproximar o Tecnopeg das universidades e mostrar mais do excelente trabalho realizado não só pelo Capítulo Estudantil da UFRJ como de outras ações e eventos realizados pelos capítulos em geral. É levar mais do know-how da SPE para os leitores do Tecnopeg!

Uma vez por semana, eles estarão trazendo novidades sobre os eventos realizados pelo Capitulo, e também estará falando melhor sobre a Carreira dentro da Engenharia do Petróleo. Fiquem ligados, que esse ano promete!

A seguir, estarei publicando o primeiro post deles, mas a partir do segundo, eles estarão postando diretamente. Confiram!


Olá Tecnopeguianos!

Esse é o primeiro de muitos “Olás” que trocaremos por aqui. É com muito prazer que escremos pela primeira vez para o Tecnopeg, o que será um aprendizado muito grande e um elo maravilhoso entre a universidade e milhares de leitores que passam por aqui. 

Bem, nós somos o Capítulo de Estudantes da SPE na UFRJ!! 
Ahmm... se você está se perguntando o que é isso aê, essa tal de “Capítulo”, não ache que está mal informado. Primeiro dos grandes motivos: esse nome não ajuda, não é?? A melhor desculpa que achamos para esse nome é de ser a melhor tradução de Chapter, do inglês, mas mesmo assim ainda não estamos muito convencidos... 

Segundo motivo: a maior parte dos alunos e interessados pela indústria de petróleo não estão cobertos por um Capítulo. No Rio de Janeiro, só são 4: na UFRJ, UFF, UENF e PUC-Rio. No Brasil, são mais 5 espalhados por São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

Mas ainda assim, o que que é essa história de Capítulo??
Então, um Capítulo é um braço da SPE (Sociedade dos Engenheiros de Petróleo) instalado nas universidades que solicitam sua criação. Depois de criado, o Capítulo se responsabiliza por representar todos os alunos daquela universidade associados na SPE. Mas não é só representar: é motivar, criar oportunidades e facilitar o contato desses alunos com a vida profissional que os espera.

Alguém pode estar pensando: ah, mas a sociedade é só para Engenheiros de Petróleo, e eu não sou um. ERRADO! A SPE só foi criada por engenheiros de petróleo, mas hoje ela é para todos, todos mesmo! Pode você ser historiador, publicitário, economista, engenheiro civil, elétrico, químico, mecânico, ambiental... não há restrição! E é exatamente essa diversidade que queremos, porque assim podemos questionar e aprender uns com os outros.

Na UFRJ, o Capítulo é ativo há 6 anos e promove diversos eventos durante todo o ano, mas, desde 2010, nós nos concentramos em mostrar à todos onde um engenheiro de petróleo se encaixa, quais são nossas especialidades e em como todas as outras profissões estão inseridas na indústria de petróleo. Somos nós que organizamos a Semana de Petróleo e Gás, que já vai pra sua sexta edição, levamos empresas até a UFRJ, montamos palestras, visitas a laboratórios... muita coisa, mas é tudo feito com muita responsabilidade e cuidado, já que tudo é remetido para a SPE, organização mundial a que devemos muito respeito.

Montar um Capítulo não é nada difícil, mas merece muita dedicação, mas do que você pode imaginar. Ter um Capítulo bem sucedido é sinônimo de investimentos privados nos alunos e em projetos, bons contatos e oportunidade de comparecer em eventos nacionais e internacionais de destaque. Todo o trabalho dedicado tem sua recompensa e vale muito a pena!  

Agora, feitas as devidas apresentações, contamos com todos vocês! Estaremos sempre por aqui falando sobre carreira, oportunidades e projetos. Será uma excelente oportunidade de mostramos o que acontece nas universidades e trocarmos experiências. Traremos novidades e oportunidades interessantes para alunos, profissionais ou interessados pela área de petróleo e gás.

Para saber um pouco mais ou conversar diretamente com a gente é só acessar http://ufrj.spe.org , nosso site oficial.

Grande abraço! Foi um prazer!


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

1 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.