[Fechar]

banner

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Capítulo UFRJ - A importânica de estar antenado e do Multiconhecimento na indústria do Petróleo.

Tecnopeguianos,
Nos últimos dias, o Capítulo procurou alguns temas e conteúdos que nos ajudassem a levar assuntos interessantes, que trouxessem a indústria e aquilo que apredemos na universidade um pouco mais próximo de vocês, leitores. Nos próximos posts, nos inspiraremos em um conteúdo muito legal que nos foi indicado e que está em www.oilgrads.com
Petroleum Engineering: keeping the world running one well at a time”: é assim que começa o texto que faz um tipo de passo-a-passo de como encontrar petróleo... se é que existe passo-a-passo para isso, hahaha! 

Vamos todos pensar juntos: quem nunca, como estudante, reclamou dizendo “eu nunca vo precisar saber disso” sobre uma matéria chata, ou dita “inútil”? Hein? Isso é tão comum quanto achar que engenheiro de petróleo trabalha na refinaria. O problema é que um dia a gente vê que foi muito bom ter estudado aquela matéria “inútil” ou assistido aquela aula “chata”, isso porque o processo de busca de reservas de petróleo é extremamente multidisciplinar. Você, como engenheiro, trabalhará com geólogos, economistas, geofísico... diversas especialidades que, juntas, conseguem achar as grandes reservas mundiais e manter nossos empregos seguros!


A necessidade do multiconhecimento

Tanto na indústria, quando durante os estudos, é muito comum encontrarmos diversas especialidades interessadas em ingressar na indústria de petróleo: é ai que aparece a importância de sabermos um pouco de tudo. Do que adianta trabalhar na mesma sala que um geólogo e um engenheiro civil se você não vai entender nada quando um citar algo sobre um oólito ou sobre flambagem? O multiconhecimento, que um dia achamos que não iríamos usar nunca, nos ajuda a estar inseridos na indústria de diversas maneiras, e manter uma boa conversa com um profissional de outra especialidade é criar networking, abrir portas e descobrir oportunidades profissionais.

Mas onde isso se encaixa no processo de descoberta de reservas? Pois bem: como deve ser de conhecimento de todos, a fase de pesquisa sobre o campo é a mais demorada e cara de um processo como esses. O investimento aplicado aumenta a probabilidade de encontrar uma reserva com viabilidade econômica suficiente que justifique os insvestimento posteriores na sua exploração. Um profissional só estará qualificado a atuar na fase de pesquisa se ao mesmo tempo que veja o valor da VPL do campo, consiga interpretar em linhas gerais o resultado de um  perfil sônico.

Saber muito de tudo é para felizardos, mas, com esforço e dedicação, saber um pouco de tudo e mantermos capazes de oferecer um serviço de qualidade é possível.

O tempo de estudar não pode ser desperdiçado

Adoramos férias! E quem não gosta? 
Aaah férias, tempo de sol, praia e tempo de aprender aquilo em que não conseguimos dos dedicar durante as aulas normais. Fica em casa, no ar condicionado, é bom demais, mas o tempo vai passando... o mundo não pára! Tem muita gente correndo atrás e querendo aprender cada vez mais.

Faz tempo que pensamos nisso e encontramos um bom espaço para mostrar nossa opinião: um bom profissional não é feito só em sala de aula. A experiência prática e a busca pessoal por novidades é essencial para a questão que falamos acima, sobre poder manter uma boa conversa sobre variados assuntos. Revistas internacionais, congressos, aquela palestra na hora do almoço, laboratórios de pesquisa... tudo acrescenta nossa formação e nos torna mais preparados para encarar o profissionalismo que a indústria pede. No Rio de Janeiro, existem muitas possibilidades nesse sentido. Cada universidade tem seu programa de palestras e pesquisas. O que difere, é o interesse do aluno em buscar essas oportunidades.

O IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), realiza palestras periódicas sobre assuntos relavantes, mantendo-nos atualizados sobre as novidades no Brasil e no mundo. O Capítulo na UFRJ, para 2011, propõem dois grandes eventos : o Ciclo Anual de Palestras e VI Semana de Petróleo – SPEtro. O Ciclo se estenderá por todo o ano de 2011 e tem a propsta de trazer profissionais e professores para mostrarem assuntos interessantes de uma maneira leve e descontraída para todos. A VI SPEtro acontecerá de 01 a 04 de novembro e, para 2011, propõem palestras e minicursos sobre diversos temas relacionados à indústria, socio, ambiental, economico e tecnicamente. Para mais informações sobre esses evento, acesse http://ufrj.spe.org. A grade completa do primeiro semestre do Ciclo de Palestras será divulgada ainda em fevereiro.

Cada Capítulo tem a sua programação. No Rio, eles estão na PUC, UFF, UENF e UFRJ. Procure a universidade mais próxima de você e veja as oportunidades que são dadas. Não perca tempo, dedique-se e orgulhe-se daqui que sabe e da busca pessoal por mais conhecimento.

Nosso próximo post falaremos, de um jeito diferente, das diversas opções de carreiras dentro da indústria petrolífera no Brasil e no mundo. Até lá!

Grande abraço! Foi um prazer!




Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.