[Fechar]

banner

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Diário Offshore nº 11 - Quero Trabalhar embarcado! Mas onde? - Conheça as Empresas de Serviços.

Boa Tarde Tecnopeguianos!

Recapitulando o último Diário Offshore que tivemos, falamos sobre as Drilling Contractors, que são as empresas que fazem a perfuração dos poços, operando as sondas e fornecendo a mão-de-obra.
Hoje, continuando nossa série sobre as áreas que existem dentro de uma plataforma, vou falar sobre um outro tipo de empresa predominantes nas plataformas: as EMPRESAS DE SERVIÇOS DE POÇOS. Mais conhecidas também como WELL SERVICES/DRILLING SUPPORTS. Essas são as empresas que desenvolvem Tecnologia e mão-de-obra para fazer as chamadas OPERAÇÕES ESPECIAIS como: Pescaria e Workover em geral, Assentamento de Coluna, Gravel Pack, Perfuração Direcional/Horizontal, Wireline e Perforating, MWD/LWD, Cimentação e etc.

Alguns podem não conhecer por esse nome, mas conhecem as empresas que fazem esse serviço, eis algumas delas: Halliburton, Baker Hughes, NOV, Franks International, Smith, Schlumberger, BJ Services, Weatherford, FMC Technologies,  Subsea 7, Oceanering, Fugro e etc. 

Se interessou? Então fique ligado que nas próximas linhas estarei falando melhor sobre esse tipo de empresa.


COMO FUNCIONA ESSAS EMPRESAS DE SERVIÇOS?

As empresas de Serviços atuam em conjunto com as Drilling Contractors que por sua vez estão sob a Supervisão da Empresa Operadora, que é a dona do campo. Para visualizarem de maneira mais didática essa inter-relação, deem uma olhada no diagrama abaixo: 


Diagrama de Relaçao na Atividade de Perfuraçao

(Você pode ver essa imagem em nossa Galeria de Imagens do Flickr)

Entenderam como é a relação entre as empresas? Ambas as empresas, Drilling Contractors e Services Companies, atuam em conjunto para cumprir as metas da Operadora. Se uma falhar, a outra acaba sofrendo.  Um exemplo disso, eu vi na Plataforma onde eu estou. Um dia estava no refeitório, no horário do lanche,  próximo do pessoal da equipe de perfuração (da Drilling Contractor) e eles estavam reclamando que talvez não iriam cumprir a meta de perfuração pois a empresa de serviços que estava fazendo a cimentação, tinha errado na hora de fazer a mesma, o que implicou em dias de atraso para poder consertar a parte mal cimentada. (Motivo: Eles ganham bônus por metas de perfuração). 

Como falei na introdução, essas empresas são responsáveis por fornecer os Equipamentos e Mão-de-Obra para realizar os serviços. Existem 2 tipos de mão-de-obra: Os Operadores dos Equipamentos e aqueles que fazem a Manutenção e Instalação dos mesmos. Quem costuma embarcar são os operadores, que ficam geralmente em escala normal (14x14), já o pessoal que faz a Manutenção e Instalação, não tem escala fixa, pois embarcam pela necessidade, e geralmente trabalham na Base.

REGIME DE TRABALHO
O Regime de Trabalho dessas empresas que tem uma certa fama. Algumas, que por motivo de etica nao vou falar aqui, tem fama de escravizarem seus funcionários. Com escalas de embarque desumanas e que fazem até o funcionário querer sair. Se é verdade ou não, não sei dizer, são comentários que acontecem dentro da indústria offshore. Mas isso acontece por uma razão: Não existe horário fixo para eles trabalharem, vai depender do cronograma da sonda, e a qualquer momento podem precisar do operador. E por se tratar de uma empresa onde opera equipamentos de alta tecnologia, é um serviço muito especializado, o que faz com que o funcionário seja um dos únicos especialistas daquele equipamento, logo, caso dê algum problema ou precise daquele serviço, é ele que vão chamar. 

Apesar desse contratempo, o funcionário é super valorizado e ganha uma grande bagagem. Essas empresas também costumam investir bastante no funcionário e frequentemente estão os mandando para estudar fora do país, ter uma experiência internacional e etc. 

Os funcionários mais experientes desse tipo de empresa são sempre alvo das Empresas Operadoras para gerenciar as Operações delas. Conversando com alguns profissionais mais experientes, eles sempre dizem que o melhor a se fazer em relação à Plano de Carreira, é começar em empresas de Serviços, ganhar uma boa experiência de campo para depois ir trabalhar numa Operadora por exemplo, ocupando um alto cargo, de Coordenador, Gerente por exemplo.

QUAIS SÃO ESSES TIPOS DE EMPRESAS?

Como falei também na introdução, existem diversos tipos de serviços dentro da área de Poços e de Suporte à Perfuração. É difícil desmembrar todos aqui, pois não tenho plenos conhecimentos sobre cada um deles, mas esses serviços incluem, como o nome mesmo diz, todas as atividades de suporte a perfuração: Revestimento, ROV, Árvore de Natal, BOP, Perfuração Direcional, Fluidos de Perfuração e Completação, Well Control, Brocas, Pescaria e etc. 

Cada tipo de serviços tem empresas que são especialistas, eis alguns exemplos:

Perfuração Direcional: Halliburton, Baker Hughes
Brocas e Ferramentas de Perfuração: NOV, Baker Hughes, Smith
Cimentação: BJ Services, Halliburton, Schlumberger
MWD/LWD: Schlumberger
Equipamentos Subsea: Cameron, FMC, Aker Solutions
ROV/Inspeção Subsea: Subsea 7, Oceannering, Acergy
Fluidos de Perfuração/Completação: New Park Drilling, MI Swaco, Baker Hughes
Cabeças de Poço: GE Oleo e Gás

Essas são só algumas empresas divididas pelos diversos serviços que tem numa Plataforma de Perfuração. Para vocês terem uma noção de quantas empresas ficam estão envolvidas num Projeto de Perfuração/Completação, vou compartilhar com vocês um slide da apresentação do Bernardo Pestana, Engenheiro de Perfuração da OGX, mostrando os Serviços e Equipamentos Contratados para o Desenvolvimento de um Projeto de Perfuração:
Viu a quantidade de empresas envolvidas? Se você se interessou em trabalhar nesse tipo de empresas confira a seguir quais são os profissionais mais requisitados por cada uma delas.

COMO ENTRAR NESSAS EMPRESAS?

Chegou na área mais interessante do artigo, e vou tentar dar algumas dicas pelo que vejo na plataforma e no mercado.

Primeiramente, como podem ver, a grande maioria, senao todas as empresas desse segmento são ESTRANGEIRAS. Ou seja, o domínio do inglês é um grande diferencial. Principalmente para cargos de nível Superior, como Engenharia e Tecnólogos, o inglês fluente é pré-requisito. Isso acontece pois quase sempre, o chefe imediato, é um estrangeiro. O mesmo não acontece para Técnicos, onde a exigência do inglês é menor, bastando muitas vezes ter pelo menos nível intermediário, afinal, o chefe imediato, é um Brasileiro muitas vezes.

Logo, essa é a primeira dica para quem deseja trabalhar nessas empresas: TER UM BOM NÍVEL DE INGLÊS.

A segunda dica é saber escolher que tipo de empresas e serviço você deseja trabalhar. Ou seja, ter foco. Pois cada segmento vai demandar um ou outro conhecimento. Por exemplo: Se você deseja trabalhar com MWD/LWD, dá-se preferencia por profissionais com conhecimento em Eletronica/Elétrica por tratar-se de um serviço que envolve esses conceitos. Se você deseja trabalhar em empresas de Equipamentos Subsea, conhecimentos de Mecanica e Instrumentação são um diferencial, trabalhar com Fluidos de Perfuração/Completação, Química e etc.

De maneira geral, profissionais com formação técnica tem grande espaço nessas empresas: Mecânica, Eletrônica, Instrumentação, Elétrica, Eletrotécnica, Química, Civil, Automação (tanto a nível Técnico como Engenharia).

Muitos podem se perguntar: Mas e as famosas formações de Petróleo e Gás? Eu já falei a respeito delas no artigo: Mitos e Verdades sobre Qualificação na Indústria do Petróleo - Parte 2. Apesar das questões que levantei no referido artigo sobre a não absorção dessa mão-de-obra, nas empresas de serviços tenho visto um grande número de profissionais dessas formações, principalmente Tecnólogo e Engenheiro de Petróleo e Gás. Conheço Tecnólogos em Petróleo e Gás trabalhando na Halliburton, BJ Services, Aker Solutions, Schlumberger, Wellstream e muitas outras. O Técnico em Petróleo e Gás, sei que a Halliburton e a Schlumberger costumam contratar.

A 3ª dica é sempre ficar antenado e procurar conhecer pessoas dessas empresas. Eles sempre tem novidades sobre contratos novos e processos seletivos abertos. Quem sabe eles não podem ajudar você??

O QUE VEM POR AI?

Continuando a nossa série, o próximo post estarei falando sobre aquelas áreas que as pessoas não sabem que existem numa plataforma mas que tem boas oportunidades. Fiquem ligados!

Deus abençoe a todos!
Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

4 comentários:

Leonardo D. Q. Motta 8 de janeiro de 2011 às 07:41  

Muito bom o post, Victor! Vai ajudar muita gente.

Um grande abraço!

Esau 1 de abril de 2011 às 05:40  

Kra muito bom o Seu post.. me ajudou muito... abriu bastante a minha mente... Agr eu participei do processo seletivo da schlumberger justamente devido a um amigo meu trabalhar la e ter colocado meu curriculo.. sou fluente em inglês.. mas na hr fikei tao nervoso q me embolei um pouco o nao falei o q keria.. =[ o cargo era pra OPERADOR DE EQUIPAMENTOS e so exigia ensino médio.. Vc sabe c isso pode ter me prejudicado? e tambem o fato de nao ter experiencia nenhuma nessa area offshore..? pq falei com o entrevistador q so tinha era mta disposição e mta força de vontade para aprender e crescer na vida.. pq realmente keria mto trabalhar la mas nao sei c ele nao me ligar ate este sabado eh pq nao passei... Sou de Campos RJ kra.. vc saberia dizer c a sua ou alguma outra empresa está abrindo vagas pra cargos assim q so precisem de ensino médio? Por favor c souberes me avise pode ser por aki msm ou e-mail: esaumoreth@bol.com.br desde ja te agradeço mto irmao Mto obrigado grande abraço e continue com esse blog q está ajudando mta gente.. vlw!!!

Anônimo,  21 de agosto de 2012 às 17:15  

Otimo post
Pode me responder qual curso tecnico eh mais adequado para a area de perfuração direcional? pois estou fazendo o tecnico de eletrotecnica.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.