[Fechar]

banner

sábado, 11 de dezembro de 2010

Rádio TECNOPEG - Sobre o 2º Encontro de Jovens Lideranças do Comite Jovem e Demanda de Profissionais.

Boa Noite Tecnopeguianos!

Pensaram que eu esqueci de comentar sobre o 2º Encontro de Jovens Lideranças realizado pelo Comite Jovem no IBP?? Nao!! O Evento foi realizado no dia 1 de dezembro, porém, como no dia seguinte eu embarquei, ficou complicado postar a respeito. Além disso, estava esperando colocarem as apresentaçoes no site do IBP, e pegar as fotos do evento. 
Nas próximas linhas estarei falando um pouco sobre cada apresentaçao, principalmente a palestra sobre Demandas de Profissionais na Indústria do Petróleo, ministrada pelo Luiz Rubiao, Sócio-Fundador da Radix, que foi bastante interessante e provocativa. 

SOBRE O EVENTO

O Evento, realizado pelo Comite Jovem do IBP, contou com um grande público, principalmente de jovens profissionais da indústria. Contou com palestras com temas de grande interesse e que despertaram a plateia. Ao todo foram 4 palestras, muito bem ministradas, acompanhadas de um excelente coffee break, ou como disse Moisés Gomes, Coordenador do Comite, "Networking-Break", pois foi um excelente momento para os presentes trocar idéias, conversar e falar do mercado.

Para aqueles que quiserem saber como foi o evento, eu disponibilizei na Galeria de Imagens do TECNOPEG, no Flickr, as fotos do evento.

DESAFIOS TECNOLÓGICOS DO PRÉ-SAL
Palestrante: Jaime Naveiro

Nessa palestra o Jaime falou basicamente dos números do Pre-Sal e as fases de desenvolvimento do mesmo. É um ótimo material para quem deseja se atualizar em relaçao as demandas desse grande cluster.

Se voce quer saber mais sobre os desafios do Pré-Sal, eu publiquei um ótimo paper da UFRJ sobre os Desafios Tecnólogicos e Ambientais do Pré-Sal, que com certeza também agregará bastante ao conhecimento. Para acessar outros materiais e assuntos relacionados, é só clicar na tag PRÉ-SAL, na nuvem na coluna ao lado. 

COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE ÓLEO E GÁS OFFSHORE NO BRASIL
Palestante: Bruno Musso
Essa apresentaçao trata-se de um resumo daquela que já postei aqui no Tecnopeg, onde eu publiquei no artigo: Entenda como Funciona e os Investimentos na Cadeia Produtiva de Óleo e Gás no Brasil. Na apresentaçao, o Bruno concentrou-se mais nos gráficos e nos desafios que a indústria irá enfrentar nos próximos anos, e que segundo ele, mesmo no cenário mais pessimista, a indústria vai gerar em 2020, de 630-860 mil empregos e no cenário mais otimista, que é a expectativa do estudo, esse número será de 1,7 a 2,5 milhoes de empregos. 

No artigo eu explico sobre os segmentos da indústria, e como funciona mais ou menos. 

Para aqueles que querem entender sobre os investimentos da indústria e os desafios que a cadeia terá que enfrentar nos próximos anos, é um ótimo material.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS.
Palestra: Márcia Cauduro
A Palestra da Márcia Cauduro foi de grande importancia, principalmente devido aos constantes problemas socioambientais que ocorreram esse ano na indústria. Grande especialista da área, com anos de experiencia, ela soube falar muito bem do assunto, além de responder de maneira esclarecedora as perguntas sobre os acidentes ocorridos. 

A Responsabilidade Socioambiental tem um fator estratégico na indústria do Petróleo e se a empresa deseja crescer, nao pode deixar de levar em consideraçao a sustentabilidade do negócio. 

DEMANDA DE PROFISSIONAIS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO 
Palestrante: Luiz Rubiao

A Palestra do Luiz Rubiao nao teve nenhuma apresentaçao, mas nem por isso, deixou a desejar. Como tema de maior interesse, pelo menos para o foco do Tecnopeg, nao poderia deixar de comentar a respeito. Para aqueles que desejam conferir um pedaço da palestra, eu fiz uma gravaçao do começo de sua palestra. Só nao deu para gravar mais pois infelizmente a pilha acabou.

1º PARTE

2º PARTE

SOBRE A FALTA DE MAO-DE-OBRA NO MERCADO

O Luiz Rubiao, deu uma palestra muito esclarecedora e provocativa. Ele já começou dizendo que essa história de que existe uma falta de Engenheiros no mercado é uma enganaçao. Existe sim Engenheiros qualificados e o que falta sao empresas com visao para aproveitar essa mao-de-obra! O que de fato nao deixa de ser uma verdade. Olhando de uma maneira geral, nao somente de Engenheiros, quantos bons profissionais recem-formados encontram uma enorme barreira do mercado, pois nao tem empresas que queiram aproveitá-los? 

Nesse sentido, ele enfatizou o trabalho, que por sinal, é excelente, que a Radix vem fazendo (e fazia na Chemtech, quando era de lá) junto as Universidades, para aproveitar e preparar essa excelente mao-de-obra, que só precisa ser descoberta. Segundo ele, é necessário uma nova postura, e um novo posicionamento das empresas em relaçao a essa mao-de-obra pois senao realmente vai faltar profissionais para a indústria. E ele vai mais além: Essa história de falta de mao-de-obra, é um lobby que as multinacionais fazem para poder trazerem seus funcionários de fora, garantindo empregabilidade para eles (pois o mercado lá fora tem caido um pouco, principalmente depois desses acidentes) .

SOBRE A NECESSIDADE DE EXPERIENCIA E A FORMA DE SUPERAR ISSO.

Quando indagado sobre a grande exigencia que as empresas fazem em relaçao a experiencia, ele destacou a importancia da empresa formar o profissional, citando mais uma vez o caso da Radix, que dá oportunidades para jovens profissionais sem experiencia. Segundo ele, é necessário dar essa oportunidade para que esse profissional cresça e possa dar lugar a outro e assim por diante.

Para ele, a forma que os estudantes tem para superar essa dificuldade, é participando de Competiçoes nas Universidades, Competiçoes entre Universidades, Jogos, Iniciativas Científicas, enfim, atividades que farao os estudantes testar o conhecimento deles e enfrentar desafios. Isso contribuirá muito para o crescimento técnico e bagagem do mesmo e com certeza será levado em consideraçao pelas empresas.

EM RELAÇAO AOS TECNÓLOGOS

Ao final da palestra, aproveitando essa questao da falta de mao-de-obra, levantei a questao da contradiçao da nao-absorçao de Tecnólogos em Petróleo e Gás pelo mercado. Afinal, se falta mao-de-obra, porque nao aproveitar esse pessoal? A resposta dele é justamente aquela que já levantei aqui no Tecnopeg: EXISTE UMA FALTA DE CONHECIMENTO DO MERCADO SOBRE A PROFISSAO. Esse é o principal problema da absorçao dos Tecnólogos, segundo ele. E isso só vai melhorar, a medida que as empresas forem conhecendo a profissao, testando esses profissionais nos projetos e assim consolidarao-se no mercado. Ele já teve essa experiencia de contratar um Tecnólogo (nao falou de qual área) para um determinado projeto e gostou bastante do resultado, pois o projeto exigia um profissional prático e é justamente o perfil do Tecnólogo.

QUER SABER MAIS SOBRE DEMANDA DE PROFISSIONAIS NA INDÚSTRIA? QUE TAL PERGUNTAR DIRETAMENTE PARA O RUBIAO?

Infelizmente esse é só um resumo do que foi falado na palestra, mas se voce gostou do tema e quer saber mais sobre as demandas de profissionais na indústria, nao pode perder o BATE-BAPO TECNOPEG AO VIVO com Luiz Rubiao, pela Twitcam, no Twitter 

MARQUE NA AGENDA: QUINTA-FEIRA (17/12) AS 15:00

Na entrevista abordaremos temas como Mercado de Trabalho, Demanda de Profissionais, Radix, Técnicos, Tecnólogos e Engenheiros, Projetos para o futuro e muito mais. 

E o melhor de tudo: VOCE TAMBÉM PODERÁ PARTICIPAR! O objetivo em fazer a entrevista AO VIVO é justamente para poder dar a oportunidade do leitor interagir conosco. Para isso é só mandar suas perguntas e comentários pelo twitter, que responderemos com maior prazer! 

Nao deixe essa oportunidade passar, contamos com a presença de voces!

Um abraço a todos!

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.