[Fechar]

banner

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Coaching TECNOPEG - Como funciona a Indústria do Petróleo - Que formaçoes escolher?

Bom dia Tecnopeguianos!
Calma, não entrei de férias!! É porque essa semana só fiquei 7 dias de folga, entao, tive que resolver tudo nesses dias. Para compensar, gostaria de falar a respeito de uma tema que muitos tem dúvidas:
Qual a grande dúvida das pessoas que querem trabalhar na indústria do Petróleo? Que área escolher! Afinal, é uma indústria gigante com uma série de atividades pertinentes a ela, que mesmo com essa abundância, pode deixar os futuros profissionais e até mesmo os já empregados perdidos. E é justamente por causa disso, que muitos acabam escolhendo a área errada, a formação errada e etc. 

O objetivo desta postagem de hoje é justamente ajudar a esclarece-los como funciona a indústria e em que áreas são sub-divididas, pois para cada área tem uma formação melhor. 

Espero que gostem, e boa leitura!

COMO FUNCIONA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO? QUE FORMAÇÃO ESCOLHER.

Na postagem passada do Coaching Tecnopeg, eu abordei sobre a Importancia do Planejamento de Carreira e o diferencial que ele gera para inserir-se no mercado. Mas para que se faça um Planejamento de Carreira eficaz é necessário saber com que mercado estou lidando, que características esse mercado tem, que áreas posso encontrar, que tipos de empresas atuam nela e etc. 

Foi pensando nisso que estarei complementando com outros artigos, sendo o primeiro este que estou postando hoje mostrando-os como funciona as atividades e serviços dentro da indústria do Petróleo.

Um dos grandes "erros" (digo erro, porque geralmente quem tá de fora não percebe isso) da maioria das pessoas que querem trabalhar na área é achar que é só fazer uma graduação ou curso técnico ou curso de "PETRÓLEO E GÁS" que estará fazendo uma boa formação para entrar na indústria. CUIDADO! Com o boom do Petróleo, esse nome ficou muito comercial, então as faculdades e cursos aproveitam para criar cursos com esses nomes, muitas vezes sem nem se preocupar em verificar em que lugar do mercado aquele profissional vai atuar.

Isso acontece pois a indústria é subdividida por DISCIPLINAS. Em qualquer projeto que você vá trabalhar, em qualquer lugar da cadeia produtiva do petróleo, voce tem disciplinas de atuação, e essas disciplinas trabalham em conjunto para entregar determinado projeto e operação. 

QUE DISCIPLINAS SÃO ESSAS? COMO É SUBDIVIDIDA A INDÚSTRIA?

Dentre de qualquer projeto industrial, sempre terão 2 tipos de disciplinas, as disciplinas técnicas, e as disciplinas de apoio. Num projeto, uma não existe sem a outra. 

Dentre as disciplinas técnicas podemos destacar:
  • Elétrica
  • Mecânica
  • Estrutura
  • Tubulação
  • Telecom
  • Instrumentação
  • Automação
  • Naval/Oceânica
  • Química (Processos)/ Química (Controle da Qualidade)
  • Geociências (Geologia/Geofísica e etc)
  • Eletrônica
  • Materiais/Metalurgia
E dentre as disciplinas de apoio, também chamadas de atividades de apoio, temos:
  • QSMS
  • Logística
  • Materiais/Almoxarifado
  • Gestão de Projetos (Planejamento e Controle)
  • Jurídico
  • Comercial (Vendas)
  • Financeiro/Contabilidade
  • Marketing
  • Tecnologia da Informação
  • Recursos Humanos
Obviamente, vai depender de que tipo de projeto e operaçao estamos lidando, para ter uma ou outra disciplina técnica, ou até todas essas citadas, como na maior parte dos projetos na indústria do Petróleo, principalmente offshore.

Agora que já temos mais claro, como é dividido a indústria do Petróleo, vamos fazer uma analogia para saber que tipo de formação escolher pensando em determinado segmento.

Vamos colocar como exemplo, a área OFFSHORE, que é a de E&P, o segmento com mais adeptos e interessados. Dentro dessa área você tem outras subáreas, conforme podem ver na imagem abaixo: 


Dentro da Cadeia de Exploração e Produção nós temos 6 outros segmentos dentro deles, e dentro deles voce tem todas essas disciplinas citadas acima. Para trabalhar com sísmica por exemplo, voce tem dominar principalmente a área de Geociencias (Geologia/Geofisica). Nessa área, conhecimentos de Eletronica/Elétrica também sao bem valorizados, pois vai lidar com muitos equipamentos que utilizam conceitos dessas 2 áreas.

Na área de construçao de sondas/unidades de produçao e petroleiros e barcos de apoio, por exemplo, voce lida principalmente com Construçao e Montagem Industrial, ou seja, lidará com todas as disciplinas citadas acima, principalmente, Naval, Mecanica, Instrumentaçao, Estrutura, Tubulaçao.

Já na área de Exploraçao, Perfuraçao e Desenvolvimento da Produçao, voce vai trabalhar bastante com conhecimentos de Mecanica, Instrumentaçao, Elétrica, Naval e Química, tanto na área de Processos como de Controle da Qualidade.

Esse tipo de divisao ocorre em qualquer segmento da cadeia. O exemplo dado fala da área offshore, porém na área de Refino também ocorre isso. Lá por exemplo, dominar conhecimentos de Processos, Mecanica e Instrumentaçao/Automaçao sao um bom diferencial, pois se voce quiser trabalhar diretamente com a atividade, vai ter que ter esses conhecimentos.

E AS ATIVIDADES DE APOIO?
Nao podemos esquecer das atividades de apoio. Essa é a chamada mao-de-obra indireta, que nao trabalha diretamente naquela determinada atividade, mas faz parte do projeto, dando apoio a ela, seja com Planejamento, seja na parte financeira, de Recursos Humanos e etc.

AFINAL, COMO ESCOLHER A ÁREA QUE DESEJO ATUAR?

É claro que nao posso escolher por voces que áreas voces devem trabalhar. Isso vai depender de cada um. Mas vou fazer algumas consideraçoes, que talvez possa ajudá-los a tomar alguma decisao.

Se voce deseja trabalhar mais diretamente na atividade escolhida, ou seja, trabalhar no "CAMPO", como as pessoas falam, recomendo que escolha uma formaçao mais específica da disciplina que mais deseja trabalhar. Quanto mais técnica for a formaçao maiores as chances de trabalhar no "CAMPO", pois na área voce lida diretamente com a execuçao da atividade, ou seja, precisa conhecer e saber fazer aquilo.

Já se voce gosta de determinada área porém nao deseja trabalhar diretamente com ela, no "CAMPO", e sim no escritório dando apoio a operaçao, formaçoes mais generalistas sao as mais indicadas, pois vai te dar uma visao mais macro da operaçao e atividade realizada.

É por isso que a formaçao de Tecnólogo em Petróleo e Gás nao é recomendada se voce que trabalhar mais no campo, pois é uma formaçao mais generalista, que nao abrange de maneira sólida as disciplinas técnicas mencionadas anteriormente. Sendo, em contrapartida, uma ótima opçao para atividades de Planejamento e Gestao das Operaçoes no setor, devido ao seu conhecimento de toda cadeia e processos da indústria. Da mesma forma, pode-se dizer do Engenheiro de Petróleo, que acaba encontrando oportunidades para trabalhar com QSMS por exemplo, e nao no campo, como já ouvi e vi em algumas empresas. Tendo as empresas preferencias por profissionais com conhecimento em Mecanica/Elétrica/Civil (que sao as disciplinas mais usadas num Projeto Offshore)

CONCLUSAO

Ambos os tipos de atividades sao ótimas, vai depender mesmo do perfil de cada um. O que acaba acontencendo, é a preferencia pelas disciplinas mais técnicas, devido ao prestígio e ao melhor reconhecimento de quem trabalha mais diretamente na atividade, que conhece "na prática" o assunto.

Porém, para evitar escolhas erradas, primeiramente, procure saber que disciplinas e conhecimentos sao mais exigidos naquela área que deseja atuar. Depois desse levantamento, voce terá informaçao suficiente para escolher a melhor formaçao/curso para poder fazer e assim aumentar as chances de conseguir um lugar na indústria. Muitas pessoas acabam, por desconhecimento do mercado, fazendo formaçoes totalmente diferentes do tipo de área que deseja trabalhar, por exemplo, já vi um e-mail de uma pessoa que está fazendo Gestao de RH e deseja trabalhar embarcado. Um Analista de RH nao trabalha embarcado!

No caso daqueles que já trabalham ou tem experiencia, provalmente já sabem que conhecimentos sao necessários para trabalhar no segmento desejado. Desta forma, uma pós-graduaçao pode ser um bom caminho para direcionar sua formaçao.

A mensagem que eu gostaria de deixar é, principalmente, identificar os conhecimentos exigidos para trabalhar no segmento que deseja. Nao adianta fazer um curso Técnico em Mecanica se voce quer mesmo é trabalhar com Marketing e vice-versa, se voce quer é colocar a mao-na-massa, trabalhar no campo, nao é fazendo Administraçao que vai conseguir. Aproveitando a deixa, se voce que trabalhar no "campo", os cursos Técnicos sao os mais recomendados, vai depender é claro da área que deseja.

Espero ter ajudado, para maiores esclarecimentos sobre esse tema, mandem um comentário, ou e-mail.

Feliz Natal a todos! 
Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://www.petroleovagas.blogspot.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

2 comentários:

®od,  24 de dezembro de 2010 às 07:08  

Essa postagem esclarece muitas das dúvidas que o pessoal tem em relação a área de atuação. Eu por exemplo acabei de me formar em Tecnólogo em P&G e descobri ao longo do curso que gostaria trabalhar embracado ou na área Petroquímica. A propósito gostaria de pedir algumas dicas de como faço para conseguir atuar em uma dessas áreas. Se alguém tiver como me ajudar agradeceria de todo coração. Na verdade eu sou mais uma dessas pessoas que terminam a faculdade e ficam atirando pra todos os lados esperando que alguma empresa olhe por mim.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos.

Marcos Falcão 26 de janeiro de 2012 às 10:56  

Ola, meu nome é Marcos Falcão estou propenso em fazer o curso de opp pela empresa itec/furnas, gostaria de receber maiores informações sobre: a profissao de opp e e o curso dado pela itec é reconhecido.
grato.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.