[Fechar]

banner

domingo, 10 de outubro de 2010

Coaching TECNOPEG - Verdades e Mitos sobre Qualificaçao na Indústria do Petróleo (Parte 1)

Boa Noite Amigos do Tecnopeg,

Nesta semana que está começando, o Coaching Tecnopeg vai abordar um assunto um tanto polemico: VERDADES E MITOS SOBRE QUALIFICAÇAO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO. Esse é um assunto que tem o que se falar, por isso o escreverei em mais de 1 parte. Neste artigo tentarei mostrar algumas verdades e mitos sobre a Qualificaçao na Indústria do Petróleo, afinal, tanto se fala em necessidade de mao-de-obra qualificada, mas quais seriam? Que tipos de qualificaçao sao valorizadas e como enxerga o mercado cada uma delas?

Nesse primeiro artigo particularmente, estarei falando sobre os Cursos de Qualificaçao/Profissionalizante, que tanto tem surgido com a explosao de investimentos na indústria do Petróleo. Ao final do artigo, estarei dando dicas de cursos que vale a pena fazer. 


CURSOS DE QUALIFICAÇAO PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

Antes de começar a falar disso, a 1º VERDADE:

CURSOS DE QUALIFICAÇAO NAO TE GARANTEM EMPREGO!

Isso é uma grande mentira. A verdade é, que nenhum curso, nem formaçao, garante 100% de empregabilidade. Até mesmo formandos da UFRJ, grande referencia em qualidade de ensino, as vezes tem dificuldade. Entao nao é um cursinho de qualificaçao, que só porque está dando aula sobre perfuraçao, quer dizer que voce irá conseguir trabalhar com isso. Digamos que sua colocaçao profissional vai depender 40% do curso e 60% de voce. Sua ATITUDE conta mais que sua FORMAÇAO. Pois com uma postura de pessoa vencedora, que sabe o quer, voce consegue uma oportunidade mesmo sem uma boa formaçao. Porém, mesmo que tenha uma boa formaçao mas nao tenha uma atitude de quem deseja vencer, voce continuará no mesmo lugar e nao aproveitará a vantagem de ter uma boa formaçao. 

Infelizmente, muitas pessoas acabam caindo na propaganda de diversos cursinhos que querem se aproveitar desse grande momento da indústria do petróleo. A culpa nao é das pessoas e sim das instituiçoes que querem ganhar dinheiro em cima da falta de informaçao delas, que estao avidas por um emprego. Muitas vendem um curso no qual, nem mesmo os próprios professores nunca trabalharam embarcado ou trabalharam em alguma empresa da área. Eu particularmente, nunca fui muito a favor de dar aula sobre algo de que nao tivesse conhecimento e experiencia profissional para dar. Como por exemplo, vou dar um Curso de Plataformista se nunca realizei uma Manobra e Conexao numa Coluna de Perfuraçao? Uma coisa é conhecimento teórico, outra é conhecimento prático, de alguém que conhece do que está falando. 

É claro que existem pessoas que nao chegaram a trabalhar, ou ainda, por falta de oportunidade, nao trabalham no setor, porém sao excelente professores, e sabem muito do que estao falando. Geralmente essas pessoas procuram sempre trazer novidades e informaçoes novas, e sempre procuram esclarecer os seus alunos. Tem alguns amigos que ainda trabalham na área mas sao excelentes professores e conhecem muito do setor. Por isso, antes de escolher o curso pense nos seguintes pontos a seguir.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇAO NA HORA DE ESCOLHER UM CURSO?

1 - Know-how e tradiçao dos professores e da instituiçao.

A primeira coisa que voce deve observar antes de começar um curso de qualificaçao é ver se o professor tem experiencia no ramo do curso. Se o curso é de Auxiliar de Plataforma/Plataformista, quantos anos de experiencia o professor tem com perfuraçao? Ele já trabalhou com isso? Da mesma forma, se o curso for de Operador de Refino, Operador de Guindaste, Rádio Operador e etc, isso só para citar alguns dos cursos mais procurados pelas pessoas. Se a pessoa ou instituiçao, nao tem experiencia no setor, é preferível nao fazer.

2 - Material Didático

Muitas instituiçoes acabam "copiando" materiais de outras instituiçoes. Ou seja, acabam usando o conhecimento de outras pessoas. Isso por si só já demonstra a falta de credibilidade de uma instituiçao dessa.Veja se o material didático é bem formatado, quais sao as fontes de pesquisa e etc. 

3 - Nao caia em falsas promessas.     

Por incrível que pareça, as instituiçoes mais sérias e que tem maior indice de empregabilidade, sao as que menos ficam fazendo propaganda de emprego. Geralmente elas sao bem realistas quanto a demanda do mercado e falam a verdade para seus alunos. Isso mostra credibilidade e comprometimento com o aluno que está pagando o curso. Ela está preocupada justamente com a empregabilidade do seu aluno e nao simplesmente com o dinheiro.

4 - Procure saber o grau de empregabilidade do curso, consulte pessoas que já fizeram.

Antes de iniciar um curso, procure saber também, se já houveram pessoas que conseguiram um emprego depois de faze-lo, e se o curso ajudou na colocaçao. Muitas vezes, o curso pode nao ter sido o motivo principal, porém foi um diferencial na contrataçao. 

PARA QUEM É RECOMENDADO CURSOS DE QUALIFICAÇAO?

A pessoa que for fazer um curso de qualificaçao deve ir sabendo que será um curso de complementaçao ao seu currículo. O nome mesmo já diz, é um curso que qualifica. Tendo somente ele, será muito dificil conseguir alguma coisa. É necessário ter alguma formaçao Técnica ou Superior para agregar ao curso. Recomendo estes cursos também para efeito de conhecimento, para pessoas que desejam conhecer determinada área e assim decidirem que caminho seguir, afinal, nao é um curso tao caro e é rápido, nao precisando a pessoa fazer uma faculdade para decidir se é isso que quer fazer ou nao. 

Porém volto a dizer, nao fique só nisso. Procure ter uma formaçao, seja Técnica ou Superior. Cursos de qualificaçao sao bons para agregar ao currículo e nao para ser o currículo.

2º VERDADE: CURSO DE SALVATAGEM (CBSP) E HUET NAO SAO UMA QUALIFICAÇAO.

Essa verdade acaba com o grande mito que as pessoas tem: "Faça Salvatagem e HUET que voce será contratado!". Isso é um grande mito. Pode ser que no começo do crescimento da indústria do petróleo isso tenha sido verdade, pois nao tinha quase ninguem preparado para entrar na área, entao, se a pessoa pelo menos tivesse o CBSP e HUET, a empresa contratava para preparar ela e embarcar. Porém, isso já nao acontece mais. Prova disso, sao as milhares de pessoas que estao com o CBSP e HUET e estao ai desempregadas. Por que isso acontece? Simplesmente porque esses nao sao um curso Profissionalizante ou de Qualificaçao. Eles sao apenas cursos OBRIGATÓRIOS para quem precisa embarcar. Ou seja, se voce tiver a formaçao e perfil que a empresa deseja e ela quiser te contratar, ela é OBRIGADA a pagar um curso de salvatagem para voce, pois senao voce nao embarca. Ela que tem essa obrigaçao.

O que tem acontecido atualmente, e o que eu nao acho uma má idéia (caso voce tenha disponibilidade para isso) é que pessoas tem feito o CBSP e HUET, para se adiantar numa eventual oportunidade. Isso pode ser uma boa estratégia num vaga imediata por exemplo. Se tiverem precisando de alguém urgente, vao dar preferencia para quem já tenha a salvatagem!

Mas cuidado, muitas pessoas acabam achando que é o CBSP e HUET que vao dar a vaga, e nao é. Existem pessoas muitas vezes que desembolsam mais de R$ 1.000,00 num curso de Salvatagem, mas nao tem nem ao menos um bom nível de ingles e muitas vezes nem ao menos um Nível Técnico ou Superior. Será que a pessoa vai conseguir uma boa oportunidade, sem formaçao e qualificaçao alguma? A nao ser que seja para posiçoes que nao exigam qualificaçao nenhuma ou que tenha uma indicaçao muito forte. Prestem a atençao nisso. Nesse caso, se voce dispoe apenas desse dinheiro, prefira investir num curso técnico ou ingles por exemplo, o retorno será mais garantido.

CURSO DE QUALIFICAÇAO QUE EU RECOMENDO. 

Depois de todo esse artigo, talvez voces estejam em dúvida: Que curso vale a pena entao? Meu critério aqui no TECNOPEG é nunca falar de algo que nao sei, só porque pediram para divulgar ou algo do tipo. Pois isso tira toda credibilidade de minhas postagens e com isso, posso estar enganando meus leitores. Como prezo pela qualidade e desenvolvimento dos meus leitores, sempre procuro ter certeza do que eu estou falando, e dentre estes tipos de curso de qualificaçao eu procuro indicar aqueles que eu sei que sao bons, ou que pelo menos já ouvi dizer que sao. 

Aqui no TECNOPEG eu já postei alguns artigos falando de instituiçoes que ministram cursos nessa área, como podem ver abaixo:
Além desses, também existem os cursos ministrados pelo André Costa, grande instrutor da área, que conhece muito e sao muito bons.

Porém dentre esses, aquele que eu recomendo, sao os Treinamentos da Anderson Cunha & Barros Ele é uma grande referencia em Treinamentos Offshore, no Brasil e principalmente em Macaé. O Anderson Cunha (foto ao lado), tem anos de experiencia em sondas de perfuraçao, tendo trabalhado durante muitos mais de anos como Toolpusher da Petrobras. Tendo já trabalhado como Instrutor na Universidade Petrobras na área de Perfuraçao. É dele também o projeto da mini-plataforma, já exposta em diversas feiras, no qual simula uma plataforma em miniatura, em todas as suas operaçoes. 

Eu particularmente, já divulguei o trabalho do Anderson, mesmo antes de conhece-lo pois já tinha ouvido boas referencias, tanto de colegas meus que estudaram comigo, fizeram o curso, e conseguiram emprego em multinacionais de perfuraçao, como a Transocean. Assim como dos próprios professores da faculdade. Depois que estive com ele na Rio Oil and Gás, tive a certeza de quao influente e sério é o seu treinamento. Pude ver cartas de recomendaçao de pessoas da propria Petrobras reconhecendo os seus cursos, além de profissionais que hoje estao empregados e que já passaram pelo curso dele. 

Só para resumir, algumas vantagens em fazer os Treinamentos na Anderson e Cunha:
  • Instrutor altamente especializado, com grande conhecimento de campo.
  • Bizus e dicas para entrar na área.
  • Networking de qualidade
  • Curriculo formatado de acordo com a preferencia das empresas
  • Diploma reconhecido nas grandes empresas de perfuraçao
  • Algumas empresas recrutam e fecham turmas com o Anderson Cunha..
Essas sao algumas das vantagens dos Treinamentos do Anderson Cunha. Convido-os a visitarem o curso, e conhecerem de perto o que estou falando. Tenho certeza que nao vao se arrepender, eles recebem super bem as pessoas. 

Para aqueles que se interessarem, dia 18/10, na próxima segunda-feira, estará iniciando o Treinamento de Operaçoes de Sonda Nível 1 - Plataformista, que inclusive já vem com o módulo de Well Control Introdutório, muito requisitado pelas empresas. 

Para mais informaçoes, sobre os treinamentos, dúvidas, sugestões e opiniõe.
Telefones para contato: (22) 2762-3208/ (22) 9824-5384
Rua Casimiro de Abreu – 37 - Costa do Sol - Macaé - RJ
(Em frente a AUTOMAC)

Espero te-los ajudado nas dúvidas em relaçao a esse tipo de qualificaçao na indústria. Na próxima parte estarei falando sobre os Cursos Técnicos. 

Deus abençoe a todos.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.