[Fechar]

banner

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bate Papo TECNOPEG nº 5 - Conheça a funçao de Homem de Área e um pouco mais sobre a área de Perfuraçao.

Boa Noite Tecnopeguianos!

O Bate-Bapo TECNOPEG de hoje vai abordar um assunto que acredito eu, seja a curiosidade de muitos dos leitores. Desde que o TECNOPEG começou a crescer, tenho recebido muitos e-mails e CVs de pessoas que querem trabalhar com Perfuraçao, querem uma oportunidade como Homem de Área, que é a etapa inicial para quem quem trabalhar com a Operaçao de Perfuraçao.
Pensando nisso, nada melhor do que trazer e conversar com alguém que é Homem de Área, nao é? No Bate Bapo TECNOPEG de hoje eu trouxe uma pessoa que conheci através do Tecnopeg mas que conscidentemente trabalhavamos juntos e nao sabiamos: É o Eduardo Rios, Homem de Área na Seawell, empresa que está fazendo a Perfuraçao aqui no Campo de Peregrino.

O Eduardo Rios também é moderador da Comunidade Perfuraçao de Poços de Petróleo (como aqui na plataforma nao tenho acesso ao orkut, nao deu pra colocar o link), no Orkut, com mais de 1000 membros.

Confiram a seguir esta ótima entrevista, que tenho certeza que irá esclarecer muito quem deseja trabalhar com perfuraçao. Ao final da Entrevista estarei disponibilizando-a para download pois como é um pouco grande, talvez prefiram baixar para ler depois ou guardar.



1 - TECNOPEG: Olá Eduardo, Primeiramente, conte-nos um pouco sobre sua formaçao e experiencia de trabalho.

EDUARDO RIOS: Sou formado apenas no ensino médio, fiz também um curso de perfuração de poços de petróleo em Salvador voltado a perfuração em terra, curso de meio ambiente (cbasi) e algumas pesquisas pessoais que complementaram meus conhecimentos, mas já estou fazendo curso de inglês e pretendo investir em curso técnico para enriquecer meu curriculo.

T: Qual a sua funçao na Plataforma? 
ER: Por enquanto é Hómem de área.

2 - TECNOPEG: Como foi que voce conseguiu essa oportunidade?
ER: Um amigo meu já trabalhava nesse ramo e me mandou fazer um curso de perfuração que ao finalizar tal curso ele me ajudaria a ingressar no mercado.

T: Qual foi o diferencial para conseguir essa vaga?
ER: Cristo na minha vida e Deus por ter colocado esse  meu primo a frente dessa oportunidade, mas também meu interesse nas aulas, nas pesquisas em comuindades no orkut e leitura de muito material que inclusive encontrei no TecnoPeg.

3 - TECNOPEG: Nos fale um pouco sobre a sua rotina de trabalho, "rala" muito como as pessoas falam?
ER: O trabalho é intenso, mas não é tãoooo pesado assim, pelo menos onde eu trabalho não, mas requer muita atenção, dedicação e determinação. São 12 horas de trabalhos durante 14 dias, nessas 12 horas eu faço algumas coisas como: guarnecer aeronave, faço lingadas nas cargas a serem içadas, organizo o meu deck, temos refeição a cada 3 horas. No final das 12 horas eu vou na internet pra relaxar, vejo tv, ligo pra casa e mais ouras coisas.

TECNOPEG: Quais sao suas tarefas?
ER: Minhas principais tarefas é de auxiliar o guindasteiro em todo tipo de movimentação de cargas que possa acontecer na plataforma, seja ela dentro da plataforma ou com os barcos de apoio.Uma das tarefas é fazer as conexões (lingadas com cintas, cabos de aço...) de container e todo tipo de carga ao papagaio do guindaste e manter sempre o Pipe Deck (local onde se tem maior volume de cargas e onde ficam os tubos de perfuração) organizado e limpo. O Homem de área também lava, coleta lixo, organiza os locais determinados pelo gerente da plataforma, o toolpusher.

4 - T: Já que voce trabalha diretamente com operaçao de perfuraçao, como está o mercado nessa área? As empresas tem contratado bastante?
ER: Está aquecido e a todo vapor. Promissor! Tem sim Victor, inclusive a cada dia se sabe de novas empresas interessadas no mercado Brasileiro. O problema que tudo acontece muito rápido e as noticias de vagas de trabalho quase não aparecem, mas estamos de olho para saber quais empresas estão contratando para que todos possam ter sua oportunidade.

.....E como é a aceitaçao de mulheres nesse setor?
Olha, eu ainda nao vi nenhuma mulher atuando nas operações ligadas a perfuração, mas vejo a mulherada muito além atuando como Engª química, hotelaria, Enfermagem, na logistica, Engenharia de perfuração etc. Tem muita mulher que trabalha na supervisão da equipe de hotelaria, cozinha...

5 - T: Muito se fala que a carreira nessa área é muito boa, pois cresce rápido de funçao e ganha-se muito bem. Isso é verdade? Em quanto tempo uma pessoa pode chegar a Toolpusher?

ER: É sim, vale a pena investir nesse mercado.  Isso vai depender muito de cada pessoa e da empresa, mas acredito que uns 10 anos ou menos de experiência ajude pois é necessário conhecer todas as operações e setores de uma perfuração para ser um toolpusher.

T: E o que necessário para chegar lá?
ER: Muito estudo, dedicação ao que se esta fazendo, investimento profissional, humildade, atenção em tudo que se está em volta. Cursos são fundamentais.

6 - T: Voce falou que trabalhou também com Perfuraçao Onshore. Como foi? Quais sao as semelhanças e diferenças Onshore x Offshore?
ER: Foi muito bom, pois foi onde tive a oportunidade de conhecer esse mundo maravilhoso da perfuração de poços, o que se faz para extrair o famoso ouro negro. As operações são praticamente as mesmas as mesmas, mas por se tratar de mar alguns equipamentos (rizer, arvores de natal molhada etc) são acrescentados.

7 - T: A Perfuraçao é uma operaçao com grau de risco elevado. Realmente é um risco grande como se pensa?  Como é a segurança nesse sentido? E o que se faz para evitar acidentes?
ER: É sim, é muito perigoso tanto no mar como em terra.A atenção a segurança é cada vez maior mais exigida pelas empresas, pois estamos trabalhando em cima de uma bomba relógio, sob condições climáticas adversas. Todos os dias se fala em segurança e métodos são tomados para que nenhum acidente venha ocorrer.  Usar corretamente EPI's, atenção ao que se está fazendo, respeitar as regras e normas da empresa, analisar os riscos antes das operações, respeitar as barreiras de segurança... Cada empresa tem um método de avaliação de riscos de acidente e quando esses métodos são respeitados os acidentes são reduzidos a 0. Mas principalmente ATENÇÃO com você e com o próximo. Na plataforma que eu trabalho, a Peregrino B, toda semana nós temos treinamento de baleeira, de abandono, reuniões de segurança para nos ajudar numa real situação.

8 - T: Como é formada a Equipe de Perfuraçao?
ER: Onde trabalho é: Homem de área, Guindasteiro, Assistente de guindasteiro, Plataformistas, Aux. de torrista, Torrista, Aux. de sondador, sondador, Toolpusher, Senior Toolpusher. Que funçoes compoem e o que eles fazem? Seria possivel nos contar rapidamente a funçao de cada um na plataforma?

Hómem de área - Auxilia o guindasteiro nas movimentações de cargas utilizando guindaste, coleta lixo nos setores determinados pelo toolpusher, pintura, organização do local de trabalho, manutenção dos equipamentos, avalia os cabos e suas condições de uso etc.

Guindasteiro - Supervisor dos homens de área e é quem opera o guindaste.

Assistente de Guindasteiro - É quem sinaliza ao guindasteiro no içamento das cargas, é quem detrmina onde as cargas ficam, é o responsável pela sincronização dos homens de área e pode também operar o guindaste quando se está ápto a isso.

Plataformista - Responsável por toda operação relacionada as conexões dos tubos, opera equipamentos de perfuração como: chave flutuante, cunha, iron houghneck etc. Limpa equipamentos da sonda etc.

Aux. de Torrista - O nome já diz, auxilia o torrista na sala de bomba (onde ficam as bombas triplex), verifica tanques de lama, tira medidas dos tanques, peso, viscosidade... Quando preciso ele também vai a mesa do torrista arrumar a sessão dos tubos quando o torrista está impossibilitado, entre outras funções.

Torrista - É o responsável pela organização das sessões nos garfos da torre de perfuração, é quem faz as manobras de fluido nos tanques de lama, verifica as bombas e dá manutenção nelas junto com o aux. O torrista está ligado diretamente ao tudo que envolve fluido de perfurãção.

Aux. Sondador - Executa quase todas as astividades de um sondador.

Sondador - É quem avalia qual peso sobre broca deve ser colocada, avalia o rpm da mesa rotativa, avalia os mais diversos problemas da perfuração.

Toolpusher - É o supervisor de toda a equipe de perfuração, equipe de Deck.

Senior Toolpusher - É o gerente da plataforma que manda em tudo.

9 - T: Talvez o que todos querem saber, que cursos sao necessários para uma pessoa conseguir entrar como Homem de Área?
ER: Curso de inglês é fundamental, mas os principais são o CBSO, HUET. As empresas costumam pagar todos os cursos necessários para seus contratados, mas se você tiver alguns deles já é de grande ajuda. Vejamos quais são:
  • CBSP - Curso Básico de Segurança em Plataforma
  • Movimentação de cargas
  • HUET - Treinamento de Escape de Aeronave Submersa
  • EMCIA - Equipe de Manobra de Combate à Incêndio em Aviação
  • CERR - Curso de Embarcações Rápida de Resgate
  • Espaço Confinado 
Sabendo que esses cursos não custam barato, eu sugiro que ao menos faça o curso de inglês.

T: É necessário nível superior ou Técnico??
ER: Não, eu entrei apenas com o nível médio, mas a depender do curso com toda vai facilitar bastante.  Ajuda muito e os de mecanica, elétrica estão em alta.

T: Como é a aceitaçao de pessoas que só fazem esses cursos de qualificaçao em "Plataformista", "Auxiliar de Plataforma" e etc, eles sao bem aceitos?
ER: Nada é impossível, mas esses cursos não são suficientes. Quando se faz um curso de plataformista é muito dificil entrar na função de platafirmista pelo fato do individuo não ter experiência prática. Esses cursos ajudam a ter uma noção de como é uma perfuração, para que serve cada equipamento, mas as empresas só querem saber mesmo da experiência profissional. Eu sugiro que ao se fazer um curso de plataformista, operador de sonda o foco seja atuar como Hómem de área, pois é o primeiro passo para ingressar na área.

10 - T: Para finalizar, quais sao as dicas que voce daria e o que voce tem a dizer para a pessoa que está querendo entrar nessa área?

ER: Que pesquisem em comunidades do orkut, blogs da área, leiam todo tipo de conteúdo do setor de petróleo, invistam tempo em cursos, mantenha seu orkut, facebook ou outro site de relacionamento organizados e com conteúdos não comprometedores, pois esmpresas de vários seguimentos estão passando a avaliar os canditados por esses sites. Pode parecer mentira, mas eu conheci uma pessoa de uma empresa que me ajudou a ingressar na área justamente por ser interessado na área e por participar de uma comunidade (perfuração de poços de petróleo) mesmo sem saber muita coisa. Vale a pena "perder tempo" pesquisando e participando dessas comunidades e blogs, como o TecnoPeg. Muitas comunidade da área de petróleo contem informações que podem ajudar. EU não sei muita coisa da área, mas tento ajudar da melhor maneira possível. Criei um MSN, ORKUT e tem uma comunidade que servem para orientar os amigos que estão querendo ingressar no setor. Quem quiser ajudar está convidado. Levando em consideraçao que muitas já estao tentando a tempos, vivem mandando milhares de e-mails por mes mas nunca sao chamadas.
 
T: Além da capacitaçao técnica, o que as pessoas precisam saber para conseguir entrar?
ER: Crer, crer que Deus tem um plano maravilhoso para a vida de cada um, mas é preciso ter fé e reconhecer que sozinho nós não somos nada. Jesus tem me ensinado muitas coisas a como ter fé e confiar Nele. Acreditar que quando a situação está dificil, que a grana acabou, que nada dará mais certo Deus está bem ao teu lado e tudo que Ele quer é que você peça ajuda do seu filho Jesus, pois assim Ele fortalecerá suas forças, aumentará sua autoestima e te ajudará a realizar seu sonho. Creia que Jesus pode te ajudar, basta você permitir abrindo seu coração e entregando sua vida a Cristo Jesus. Comigo foi assim, quando me converti a Cristo as coisas passaram a ser mais claras e tive forças para ir em frente e suportar as dificuldades. Nada é fácil, mas Cristo nos torna mais do que vencedores.


Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://www.petroleovagas.blogspot.com/
PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

2 comentários:

Anônimo,  29 de outubro de 2010 às 14:16  

Matéria muito legal, PARABÉNS!!
Só faltou mencionar qual é o salário base e final depois da vantagens.
Se puder, complementa aí. Abraços.

Anônimo,  8 de outubro de 2011 às 15:20  

Show de Matéria.

Que palavras esclarecedoras e animadoras.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.