[Fechar]

banner

domingo, 19 de setembro de 2010

Rádio TECNOPEG - Impressões do Último dia da Rio Oil and Gas.

Olá Tecnopeguianos!

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora nas postagens, acabei indo na Rio Oil and Gas na quinta-feira, mas não postei ainda a respeito pois o final de semana acabou sendo agitado, então preferi dar uma descansada. 
Mas agora semana começando, então, vamos retomar as atividades. E o tema do post de hoje, é claro, é sobre as impressões do Último dia da Rio Oil and Gas! 

Infelizmente, só deu pra ir no último dia na Feira, e mesmo assim cheguei no meio da tarde, logo, não consegui andar muito. Mas mesmo assim, foi uma experiência bem bacana que contarei para você, numa espécie de "Diário do ultimo dia da feira"


ÚLTIMO DIA NA RIO OIL AND GAS.

Infelizmente acabei chegando na Feira por volta das 16 horas. E para começar acabei entrando pelo local errado, pelo Pavilhão 4, por isso, entrei sem a credencial (o que pode-se considerar uma falha da segurança deles, pois entrei sem problema algum por lá). Quando fui tentar entrar na área do Profissional do Futuro, o segurança pediu a credencial, e como não tinha, tive que ir lá no Pavilhão 1, enfrentar a fila, para conseguir entrar novamente. Nessa hora foi quando andei mais pela feira.

Na feira voce encontrava de tudo, até famosa estava andando por lá (Gracyane Barbosa). Eu particularmente a vi exatamente na minha frente no Anexo 4 e posso dizer que realmente é muito bonita, embora particularmente acho que seja vulgar demais, por onde passava, todos olhavam, como podem ver na foto. 

Voltando a exposição, como disse, não consegui olhar muito os stands pois assim que fiz o crachá, fui para o Stand dos Profissionais do Futuro, ver o finalzinho da Palestra que falava sobre os investimentos das Refinarias no Brasil e oportunidades futuras. 

Depois da palestra, fiquei andando com o Anderson Cunha, grande dinossauro do Petróleo, dono da Anderson Cunha & Barros Treinamentos e Instrutor da Universidade Petrobrás. Ele é um grande ícone e especialista na área de Perfuração, seu curso foi o grande pioneiro dos cursos de Plataformista criados. O que acabou sendo uma grande experiência pois a cada stand que parávamos que tinha um equipamento de perfuração, ele me me dizia o que era, o que fazia, qual era o nome e etc, foi muito interessante! Tive o prazer de conhece-lo pois graças aos alunos que eles conseguiram por causa do TECNOPEG, ele queria saber quem é esse TECNOPEG, que mandava alunos para lá mas nao conhecia. Com isso, eles entraram em contato comigo, e os pude conhece-los na Feira.

Lá na Feira, o Anderson acabou sendo um grande tutor. Através dele puder conhecer outros ícones da Indústria do Petróleo, como ele diz, Dinossauros do Petróleo. São eles, Stenio, ex-Gerente Geral de Well Control da Petrobrás, e hoje um dos consultores mais renomados nessa área, inclusive ele que escreveu as primeiras normas técnicas de Controle de Poços da Petrobrás. Ronaldo, Fiscal de Sonda da OGX, Heitor Lima, também especialista de Segurança de Poços, da Petrobrás. Junto com eles, acabei entrando na área VIP da Queiroz Galvão, que por sinal estava muito boa. Com direito a garçom, comida boa, uisques, vinhos e champanhies, como se isso não bastasse, teve ainda direito a brinde, que foi uma linda caixa decorada com a logo da Queiroz Galvão, onde tinha dentro uma garrafa de Chandon, e 2 lindas taças também decoradas com a logo (está guardada de recordação, nem toquei rs) dada em mãos pelo Gerente de E&P da Queiroz, Eugênio, que é muito humilde por sinal. Na área VIP também pude conhecer a simpática Alessandra Bunel, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Drilling Systems, multinacional do segmento de Simuladores de Equipamentos de Perfuração. 

Além deles, também conheci ao vivo a Paula Hameister, consultora de RH da Swift Oil and Gas, que também foi muito simpática ao nos receber no stand deles. Foi legal, pois de vez em quando nos falavamos por e-mail e pudemos nos conhecer pessoalmente. 

Enfim, foi uma experiência muito enriquecedora para mim, pois pude andar e conhecer grandes nomes da indústria, e que mesmo assim, são pessoas super humildes e simples. Como só puder ir no último dia, a feira pra mim acabou sendo um espaço para fazer mais contatos e conhecer pessoas. Quase não visitei os stands, porém posso destacar uns que estavam muito bonitos, são eles:
  • Grupo EBX (OGX, LLX, MMX)
  • Odebrecht
  • Weatherford
  • Usiminas
  • FMC
  • UTC
  • Chemtech
  • Schlumberger
  • Halliburton
  • Lupatech
  • Petrobrás
  • National Oil Varco
  • Smith International
Isso só para citar algumas. Para aqueles que puderam ir, viram que o Pavilhão 4 era onde concentrava as principais empresas, claro, pois era onde estava também o pavilhão da Petrobrás. 

Lá também consegui o contato de RH de algumas empresas, que gostaria de compartilhar com voces:
  • SBM - brazilrh@sbmoffshore.com.br
  • NOV - brazilcv@nov.com.br 
  • Cameron - rh.curriculo@c-a-m.com
CONCLUSÃO

Bom, para finalizar, algumas considerações sobre o último dia da feira:
  • A primeira coisa que a maioria das pessoas reparam é para a sua credencial. Ou seja, quem é você e de que empresa é. Infelizmente ou felizmente, se você é de uma empresa mais renomada você tem mais abertura. 
  • Nem todas as pessoas são arrogantes. Existem pessoas muito humildes apesar de suas posições e que estão dispostas a te ouvir e conversar com você.
  • Nessa indústria, todo mundo conhece todo mundo. Lá deu a impressão que a maioria já trabalhou junto, principalmente entre os mais antigos, quase todos se conhecem. O que é muito legal, pois cada encontro é um clima de nostalgia, contando histórias antigas de quando trabalharam juntos.
  • É importante conhecer pessoas que podem te apresentar a outras pessoas. Desta forma, seu networking fica bem desenvolvido. Com certeza, se eu optasse por andar sozinho para olhar os stands e não com o Anderson Cunha, com certeza, não conheceria nenhuma dessas pessoas. 
Espero que tenha consigo mostrar um pouquinho como foi meu dia na Rio Oil and Gas. Agora é esperar pela Brasil Offshore 2011, que também promete!! 

Um abraço a todos, e uma excelente semana!

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

3 comentários:

Rhamany Santana Moreira 20 de setembro de 2010 às 05:27  

Só em companhia dos dinossauros, esse cara é bom mesmo!
abraços

Rhamany

Unknown 21 de setembro de 2010 às 18:37  

Vitor, feliz foi voce que esteve bem acompanhado e isso abre muitas portas lá e em qq lugar.

E vale ressaltar, que a Paula Hameister, faz parte de uma das maiores recrutadoras da área de petróleo e gás, que é a Swift Oil And Gas.

Abs

Rose,  26 de setembro de 2010 às 20:26  

Muito bom seu post da Rio Oil and Gas, é uma pena que não pude comparecer, devido aos compromissos profissionais, mas você trouxe um pouco do que foi. Parabéns pelo blog, está cada vez melhor.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.