[Fechar]

banner

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Coaching TECNOPEG - Entenda como Funciona e os Investimentos na Cadeia Produtiva de Óleo e Gás no Brasil

Bom dia Tecnopeguianos,

Mais uma semana está começando, e no final da semana, será as Eleições, espero que votem consciente! Procure saber as propostas dos candidatos para que não coloque pessoas erradas no governo e nem desperdice seu voto. Tirando esse lado político, hoje é segunda, e como segunda feira tem sido o dia com mais visitas no TECNOPEG, resolvi publicar este interessante estudo, feito pela ONIP, que recomendo a todas que desejam entender melhor como funciona a Cadeia Produtiva no setor de Petróleo e Gás! Assim como os investimentos previstos e necessários para o setor (Que segundo ele, serão de R$ 400 bilhões)

É um estudo bem completo que mostra as indústrias e empresas envolvidas com as atividades offshore, a quantidade de mão-de-obra envolvida em cada setor, e os investimentos previstos. 

O Objetivo é esclarecer um pouco mais aqueles que já trabalham na área e aqueles que desejam entrar ,acerca do tamanho da Cadeia e dos tipos de empresas que podem trabalhar. Muitos acabam achando que as oportunidades são apenas embarcado, ou para empresas que atuam diretamente na atividade, o que não é a realidade, pois existem diversas empresas que atuam indiretamente, no fornecimento de serviços e matéria-prima, por exemplo.

A seguir estarei disponibilizando este estudo para vocês e explicando um pouco mais sobre alguns slides que gostaria de destacar.




CADEIA PRODUTIVA DE ÓLEO E GÁS OFFSHORE NO BRASIL



SEGMENTOS DA INDÚSTRIA OFFSHORE

Esse é o 1º Slide que gostaria de explicar para vocês. Ele retrata exatamente os Segmentos que fazem parte da Exploração e Produção do Petróleo, ou seja, o Segmento Offshore, que a grande maioria tem interesse. Notem que não existe somente a área de Perfuração e Produção, como muitos acham. Além dessas 2, existe a Sísmica, Construção de Sondas, Construção de Unidades de Produção (FPSO's) e a Construção de Petroleiros e Barcos de Apoio. 

Dessas, 3 estão intimamente ligadas à área de Construção e Montagem Industrial, realizadas pelos chamados EPCistas. Para aqueles que tem interesse por essa área, eu já abordei sobre isso aqui no TECNOPEG: "Como conseguir uma Oportunidade num Estaleiro" .   A Vantagem é que essa Indústria de Construção e Montagem tem forte presença de Grandes Empresas Brasileiras, o que pode ser bom para aqueles que desejam trabalhar numa ótima empresa mas ainda não tem uma boa fluência no inglês. 

Já os outros 3 segmentos: Sísmica, Exploração e Avaliação, e Desenvolvimento da Produção são dominados por multinacionais, o que exige um bom nível de inglês. Embora atualmente algumas empresas brasileiras tem começado a entrar forte no setor de Perfuração, como a Odebrecht, e Queiroz Galvão. Ambas tem um plano ousado de expansão, o que gerará muitas oportunidades nessa área. 

Para aqueles que desejam aproveitar as oportunidades nessas 3 áreas, a dica é como disse, ter um ótimo nível de inglês, de preferência, fluente. Também é muito requisitado pessoas com nível Técnico, até mesmo mais que Engenheiros. O número de oportunidades para funções de nível técnico é bem maior que para de nível superior. Na Sísmica, Geólogos e Geofísicos são a maioria. Profissionais com conhecimento em Elétrica/Automação também são valorizados, pois muitas áreas de estudo dentro da Sísmica envolve conhecimento de campos elétromagneticos, energia, corrente elétrica, e etc. No Desenvolvimento da Produção, são demandados profissionais com conhecimento de Processamento de Petróleo, Controle de Processos, Operação e Manutenção de Equipamentos Mecânicos/Elétricos/Automação. Eu incluiria nessa área de Desenvolvimento da Produção, profissionais formados em Técnicos/Tecnólogos/Engenheiros de Petróleo e Gás, além de Técnicos/Engenheiros Químico/Mêcanico/Elétrico/Automação, todos tem campo nessa área, só para citar alguns. Em relação à Exploração e Avaliação, eu já abordei aqui no TECNOPEG em um outro artigo: Como Funciona o Segmento de Perfuração e Completação, e como conseguir uma oportunidade?

Perceberam quão grande são as possibilidades que temos somente no segmento Offshore? Se acha que é pouco, veja a imagem a abaixo, com a indústria com um todo. Vejam o tamanho da Cadeia a quantidade de empresas e indústrias envolvidas no setor de Petróleo e Gás. 


Acredito que nesse Esquema não precise detalhar a mão-de-obra demandada pois o tipo de indústria por si só é auto-explicativa e é sabido de todos que tipos de profissionais atuam em cada uma. Mesmo porque, qualquer nível de abordagem seria bem generalista, sendo possível fazer um estudo somente com essa análise detalhada por indústria e profissionais demandados. 

Só é importante destacar, que não existe só a Indústria Offshore. Existe toda uma cadeia de fornecedores diretos e indiretos que alimentam e movimentam essa indústria, gerando milhares de empregos e aquecendo a economia. 

QUAL A QUANTIDADE DE MÃO-DE-OBRA ENVOLVIDA EM CADA SEGMENTO?

Uma dúvida, que com certeza deve ser de muitos é justamente essa: Qual a quantidade de mão-de-obra demandada por cada segmento da Indústria? Qual segmento emprega mais? Como vocês podem ver nesse slide, ele aborda justamente essa questão. A maior parte da mão-de-obra da indústria está concentrada nas atividades indiretas, com cerca de 310-330 mil pessoas, num total de 410-420 mil pessoas. Sendo o restante dividido nos demais segmentos. 

CONCLUSÃO

Para finalizar a postagem, é importante destacar que segundo o estudo, as previsões de investimentos na Cadeia Produtiva do Petróleo são de R$ 400 bilhões e a estimativa de empregos gerados supera a marca de 2 milhões! São números que deixam até os mais pessimistas felizes não é mesmo?

Meu objetivo aqui, foi somente esclarecer um pouco mais, dando uma visão de quem já está inserido no mercado, porém não deixe de baixar o estudo e lê-lo, pois existem ótimas informações que não daria para eu colocar aqui na postagem e que com certeza acrescentarão no conhecimento e desenvolvimento de vocês.

Espero que ao terminarem de ler essa postagem e esse estudo, tenham uma visão mais clara a respeito da indústria e saibam direcionar seus esforços. Caso queiram discutir e tirar dúvidas sobre o tema ou sobre a indústria, criei um MSN só para isso: victortecnopeg@hotmail.com . Sempre que eu puder e estiver ao meu alcance, será um prazer ajudá-los.

Boa Leitura, e que Deus abençoe a todos!

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.