[Fechar]

banner

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uma reflexao sobre Erros, Fracassos e Sucesso


Bom dia Tecnopeguianos!

Esta manha vou deixar de lado um pouco o lado técnico do Petróleo e vou convidá-los para uma reflexao pessoal. Uma reflexao sobre acertos e erros e sobre o tao almejado sucesso. Muitos acham que para acertar nao pode errar e que para ser uma pessoa de sucesso, deve ter uma carreira sem fracassos, linda e maravilhosa. Mas a vida mostra que nao é assim. Que muitos que chegaram no topo, pessoas de renome e sucesso, um dia fracassaram e isso nao impediu de chegarem lá. Pelo contrário, a postura delas em absorver o erro e aprender com ele, erguer a cabeça e seguir em frente, que fez delas o que elas sao ou foram. 

Vou publicar estar manha um artigo bem interessante que recebi por e-mail do meu amigo Bruno Cypreste, com essa temática. Muitos acham que talvez por nao conseguirem um emprego, ou acham tao dificil conseguir, acabam desistindo ou que nunca vao conseguir ou nao vao chegar lá. Nao desanimem! Procurem avaliar o que está errado, busque conselhos com pessoas mais experientes e siga em frente. Voces vao conseguir! Boa leitura a todos!


Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas  fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história  repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.  
                                                                                                                        Michael Jordan.

Erros e fracassos fazem parte da construção do sucesso. Conversando, trocando correspondências e analisando a biografia de mais de trinta pessoas de sucesso reconhecido em suas respectivas áreas, descobri que a única coisa que existe em comum entre essas pessoas é que todas possuem histórias de grandes erros e fracassos em suas trajetórias. Acomodação não é compatível com sucesso e, segundo o célebre Albert     Einstein, “quem nunca cometeu um erro, nunca tentou algo novo”. Técnicos renomados,  atletas consagrados, empresários bem sucedidos, executivos disputados pelo mercado,todos, sem exceção, já saborearam o amargo gosto de uma derrota. O que os tornam diferentes e vencedores é que reconhecem, assumem, entendem e revertem os fracassos   que fazem parte do caminho da vitória, bem como aprendem com eles.

Muitos são os exemplos de fracassos transformados em estrondosos sucessos. O mais clássico de todos é a calça jeans. Levi Strauss estava com um grande volume de lona para barracas e carroças encalhado, que não conseguira vender para os mineradores de ouro do Oeste dos Estados Unidos. Contudo, observou que a real necessidade desses mineradores era ter uma calça resistente às condições adversas do trabalho nas minas.     Bem, o resultado é conhecido por todos: mais de 150 anos de sucesso da calça jeans. O recado adesivo e a borracha vulcanizada (utilizada em pneus) são outros bons exemplos  de erros transformados em sucesso. Cafu, único jogador do mundo a disputar três finais consecutivas de Copa do Mundo, tornando-se bi-campeão mundial e um dos jogadores      mais vencedores no mundo do futebol, foi rejeitado em doze “peneiras” antes de entrar       para as categorias de base do São Paulo Futebol Clube, que já  o tinha dispensado em     quatro oportunidades  anteriores. Segundo o Sebrae, os empreendedores de sucesso     quebram três vezes antes de se dar bem nos negócios. Muitos são os exemplos e podemos aprender bastante com eles.

Erros e acertos, derrotas e vitórias, fracassos e sucessos só fazem parte da vida dos que tentam, arriscam, expõem-se e buscam a realização de seus sonhos, de maneira apaixonada, corajosa, planejada e sem medo de ser feliz. Não há trajetória imaculada nos caminhos dos vencedores. Perseverança é a palavra de ordem e reverter situações adversas uma necessidade. Paralisia, revolta ou, por outro lado, encarnar Polyana (a garota super-hiper-ultra-mega otimista do livro de Eleanor H. Porter) não são reações compatíveis com as pessoas que dão a volta por cima, sacudindo  muita poeira, de   preferência. Infelizmente, a sociedade na qual vivemos premia os audaciosos, mas estimula a acomodação. Na vida corporativa não é diferente. Entretanto, empresas de   sucesso erram muito, tomam decisões equivocadas, lançam produtos inadequados aos respectivos mercados e realizam contratações e demissões que não fazem sentido. Com  esses erros a empresa demonstra que está viva, todavia, o resultado das suas operações depende muito de  como as pessoas, em particular seus  executivos e dirigentes, se   comportam após um erro cometido ou um fracasso e do saldo final entre os erros e acertos da organização. O mundo mudou e muda, a cada instante, mais rapidamente. As necessidades de hoje não são as mesmas de ontem e para se viver neste  mundo    globalizado, interpretando os seus sinais e com novas demandas diárias é impossível não escolher caminhos equivocados, algumas vezes.

Vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar. Errar faz parte do aprendizado da vida. Porém, o erro dever vir acompanhado da responsabilidade e do aprendizado. Ganha o jogo da vida quem acerta   mais, apesar de ter errado muito. Errando, seja inteligente para admitir que errou, humilde  para assumir a responsabilidade, sagaz para consertar o resultado e sábio para incorporar       o aprendizado, pois como falou o respeitado e famoso político e orador romano Marcus    Tullius Cícero: Errar é próprio do homem, mas perseverar no erro é coisa dos tolos.Também temos a oportunidade de aprender com os erros dos outros.

Convoco todos a tentarem realizar feitos grandiosos em suas vidas pessoais e       profissionais. Acredite: fazer e errar é experiência, enquanto não fazer ou não tentar é que       é o verdadeiro fracasso. A liberdade de errar é vital se você quer ser bem sucedido. Erre,    erre e erre novamente, mas cada vez menos, menos e menos e em situações diferentes.   Faça um balanço da sua vida. Caso não haja erros ou fracassos recentes, analise e, se necessário     for, repense o que você vem fazendo. Veja se você não se acomodou a uma confortável situação de estabilidade, mesmo que seja uma estabilidade infeliz, estressante       e enfadonha. Ouse, construa a realização dos seus sonhos, porque é melhor tentar e     arriscar a render-se frente aos receios e às adversidades da vida. Sábias são as palavras  de Dee Hock, fundador   e CEO emérito da Visa: Não é fracasso deixar de realizar tudo o que podemos sonhar. Fracasso é deixar de sonhar tudo o que podemos realizar.       

Tome as rédeas da sua vida. Seja senhor(a) do seu destino.Saiba que nem todo trabalho terminará com sucesso, nem todo relacionamento resistirá às diferenças, nem todo amor durará eternamente, nem todo esforço será completo, nem todo sonho será realizado, mas temos o dever e o direito de errar para acertar, perder para ganhar, cair para levantar.  Enfim, de fracassar para ter sucesso. Boa Sorte!



Albírio Gonçalves
Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico, é diretor da CynAl Consultoria.


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com 


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com 

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.