[Fechar]

banner

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dica TECNOPEG - Programas importantes para o currículo - Excel.

Eis uma dúvida que muitos leitores tem! Que cursos eu devo ter para ter um diferencial no mercado? Que programas eu devo ter conhecimento para que possa me destacar? 

Devido a essas dúvidas, hoje estarei começando uma série no Dicas TECNOPEG sobre Programas Importantes no Currículo. São aqueles programinhas que muitos não dão atenção mas que dão um certo peso no currículo caso você domine. É claro que cada programa vai variar de acordo com a área escolhida, e isso pode deixar que deixarei claro nas postagens. Falarei que áreas mais precisam do programa, se existem cursos, onde têm, e sua importância. 

Na dica de hoje, estarei falando sobre um programa que todos conhecem, mas poucos os dominam de forma avançada: O EXCEL! 


SOBRE O EXCEL

Segundo a Wikipédia, 
O Microsoft Excel (nome completo Microsoft Office Excel) é um programa de planilha eletrônica de cálculo escrito e produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows e também computadores Macintosh da Apple. A versão para Windows também roda no Linux, via Wine. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha eletrônica dominante, disponível para essas plataformas, e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte do Microsoft Office.
IMPORTÂNCIA DO EXCEL.

Muitos acham que o Excel serve apenas para criar tabelas. Porém, essa ferramenta tem recursos espetaculares que nos permite até criar pequenos sistemas para gerenciamento de estoques por exemplo. Sendo que para isso é necessário um conhecimento mais avançado de Linguagem de Programação. O Excel é utilizado até mesmo para Gerenciamento de Projetos!

Hoje não existe um escritório de qualquer empresa, de qualquer segmento, que não utilize o Excel, ou uma ferramenta similar. É impossível! Ele está presente em 99.9% dos computadores dos escritórios.  

PARA QUEM É RECOMENDADO DOMÍNIO DE EXCEL.

Quem deve dominar o excel, pelo menos à nível intermediário, são aquelas pessoas que trabalham em escritório, principalmente Engenheiros e Tecnólogos, sem contar Administradores, Contadores, Secretárias, Pessoal de Logística e etc. Ou seja, todas as áreas que trabalham com gerenciamento de recursos, sejam materiais, pessoas, tempo e etc. E o Excel é uma excelente ferramenta para isso. É importante que essas pessoas saibam utilizar o Excel de maneira a facilitar o trabalho, criando gráficos, tabelas, saibam aplicar formatações avançadas, tabela dinâmica, e etc. 

Saber formatar apenas tabelas, e inserir dados já não basta. A não ser que você queira fazer apenas o feijão com o arroz e não queira apresentar resultados. Além disso, hoje as empresas estão utilizando cada vez mais recursos robustos e grande quantidade de dados no Excel, então dominá-lo num nível mais avançado é essencial. 

As áreas que mais exigem do profissional um conhecimento mais avançado em Excel, são as de Finanças, Consultorias em Geral e Planejamento e Controle de Projetos. Essas, o profissional lida diariamente com Planilhas de Excel, então por isso é essencial conhecer a ferramenta. Por exemplo, no meu caso, onde trabalho com Planejamento de Obra, meu trabalho é praticamente todo em excel, usando ele diariamente. 

Já as funções que não demandam tanto domínio de Excel, são as posições mais Técnicas. Tratando-se de Indústria, são aqueles profissionais que atuam diretamente na produção, ou seja, aqueles que ficam na "área".  Porém, para esses profissionais, caso queiram crescer na empresa, ou seja atingir um nível hierárquico maior, é necessário conhecer a ferramenta, pois passarão a gerir recursos e não executá-los.

CURSOS DE EXCEL.
Achar cursos de Excel Avançado não é tão fácil. E os que tem não são tão baratos. Existem também opções de cursos a distância. Isso vai depender da preferência de cada um e da disponibilidade de tempo. Tem aqueles que preferem aprender com professor e aqueles que conseguem aprender sozinho, apenas com apostilas, os famosos autodidatas. 

Pesquisando na internet para fazer a postagem, achei 2 bem interessantes.

Um, presencial, que será ministrado na PUC/RIO (Foto ao lado), parece ser muito bom. Para ver mais detalhes sobre o curso, CLIQUE AQUI.

Também tem a opção Online, que achei no IPED, um grupo de ensino a Distância, que você pode ver AQUI.

EXCEL NA INTERNET

Para aqueles que não tem condições de pagar um curso no momento, e nem muito tempo disponível para entrar num curso, existe a opção de baixar apostilas na internet e ver em sites. Existem diversos sites que falam a respeito e que podem ajudar. Achei alguns que vou compartilhar com vocês:

Não conheço muito bem o conteúdo do curso, pois achei quando tava pesquisando para esse post. Pelo que olhei, parece-me uma versão mais antigo do Excel, porém de qualquer forma, é uma fonte de conteúdo sobre o Programa. 

Também não conheço muito bem, conheci hoje pesquisando. Também parece ter bastante material para estudo.

O Excel do seu Jeito particularmente conheço mais, porque tive a oportunidade de conhecer o Autor do Site e pude comprovar a sua competência. Foi numa época em que eu estava trabalhando na Quality e era responsável pela Gestão de TI da Empresa e na ocasião, estávamos querendo fazer um Sistema em Excel para Cadastrar nossos clientes e procurando na internet achei o Reinaldo Coral do Excel do seu Jeito. 
No site, ele dá ótimas dicas sobre a ferramenta e como utilizar para determinadas atividades.

Já cheguei a comentar desse Centro de Treinamento da Microsoft, onde ela dá alguns tutoriais de como utilizar o Office. É muito legal, porém não avança muito no ensino. É bom para aprender alguns fundamentos. 

Também encontrei uma apostila interessante na internet, com algumas funções mais avançadas, que acredito ser útil. 

View more documents from Victorslideshare.

CONCLUSÃO
Para concluir a primeira postagem sobre esse tema, gostaria de deixar claro que o objetivo não é falar da ferramenta excel e nem fazer propaganda de cursos e sim orientá-los quanto a importância dessa ferramenta no mercado de trabalho. Quanto mais avançado for o nível de utilização melhor para sua carreira pois dessa forma poderá realizar melhor o trabalho e até otimizar um trabalho que já estava sendo feito, o que será muito bom para sua imagem. 

É claro que não estou falando aqui para tornar-se um expert em programação, pois não é o objetivo. Mas sim, dominar os principais recursos do Excel, como Gráficos, Relatórios, Formatações, Funções Avançadas e etc. 

Espero ter ajudado àqueles que tinham dúvida sobre que programas seriam bons para o currículo e também para aqueles que já tinham conhecimento em Excel porém não davam importância. 

É importante também ao Final dessa série que eu vou fazer, e até mesmo conversando com pessoas da área que você quer atuar, definir uma estratégia de que cursos e ferramentas eu devo fazer/aprender para chegar ao nível que eu quero chegar. Faça esse planejamento que com certeza você chegará lá!

Sucesso a todos nessa caminhada! 



Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.