[Fechar]

banner

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dica Tecnopeg - Grupos de E-mail relacionados à área de Petróleo

Manter o TECNOPEG atualizado, trazendo sempre notícias, vagas importantes e relevantes para os leitores não é nada fácil. Para isso, preciso estar sempre buscando informações em sites, revistas, amigos e até mesmo os próprios leitores que me ajudam. Além desses meios, um ótimo meio de me manter informado são os Grupos de E-mail.

Muitos não se dão conta de como eles são importantes para se conseguir informações e também para fazer networking, como já falei em post anterior, onde conheci a Consultora de Recrutamento da Swift Oil and Gás. 

A seguir estarei trazendo a lista para vocês e falando um pouco mais sobre esses grupos, e como se relacionar neles. 


SOBRE OS GRUPOS DE E-MAIL.

Os Grupos de E-mail surgiram antes mesmos dessa onda de Redes Sociais onde tudo tornou-se mais fácil de compartilhar e divulgar. Como na época não existiam essas redes, os grupos de e-mail que faziam esse papel de compartilhar informações entre determinado grupo de pessoas. Os grupos eram criados relacionados à determinada atividade ou grupo de pessoas, como Grupo de E-mail de uma Turma, de um curso, ou de determinada área profissional. 

Com o tempo, diversos grupos foram surgindo, popularizando-se com os grupos de vagas que surgiram, como a Lista Sandra Mara, Rio Vagas, Vagas_RJ e etc. Mais listas você pode ver num post que já coloquei aqui no TECNOPEG. 

Porém como disse, com o advento das redes sociais, esses grupos de e-mail ficaram um pouco de lado, principalmente para os mais jovens, que provavelmente nem conhecem. Apesar disso, muitos ainda utilizam e compartilham informações valiosas nesses Grupos, que muitas vezes não são compartilhadas em redes sociais, pois geralmente são pessoas que não participam dessas redes ou não tem tempo de ficar utilizando-as. 

COMO SE RELACIONAR NESSES GRUPOS.

Como todo grupo e espaço para se relacionar, é necessário cumprir determinadas boas práticas para que não vire uma bagunça, afinal de contas, você não quer ser taxado como um chato nessas redes. Pois em muitos grupos, como sempre tem, existem aqueles que postam informações inúteis e que fogem um pouco do foco do grupo, cabendo ao administrador do grupo tomar as devidas providências. 

Em primeiro lugar, é importante apresentar-se ao grupo, falar dos seus interesses, objetivos ao entrar no grupo e suas qualificações. Procure também compartilhar informações que são realmente importantes, e não utilize os grupos para ficar pedindo empregos. Ninguém gosta disso! Ao invés disso, procure ressaltar suas qualidades, fazer contatos profissionais que naturalmente as oportunidades podem aparecer. Lembre-se ajude que será ajudado. 

GRUPOS RELACIONADOS À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO.

Depois de falar um pouco da história dos grupos de e-mail e de como relacionar-se neles, vamos ao que realmente interessa, que grupos são esses e quais estão direcionados à indústria do Petróleo.

OBS.: Esses são alguns dos grupos que faço parte e que acho relevante para quem é da área pois sempre surgem notícias, informações e vagas para quem é da área. É claro que muitas vezes, surgem informações que não estão diretamente ligada a área, mas nesse caso é só apagar o e-mail. Além disso, esses são os grupos que conheço. Caso conheçam outros, por favor, me enviem por e-mail ou deixe nos comentários.  

Lembrando que, para entrar nesses grupos, é necessário ter conta nos respectivos e-mails do grupo. Por ex.: se o grupo é do yahoo, precisa ter uma conta no yahoo. Se é do google, precisa ter uma conta no google. 

Essa é uma das listas mais famosas para quem é da área de Planejamento de Projetos. Principalmente na área de Construção e Montagem. Tem mais de 10 anos e segundo descrição que está na página do grupo, se dedica aos profissionais de planejamento, gerenciamento e orçamento de projetos que trabalhem com softwares aplicativos da área como o Primavera, MS Project, Superproject, Arthemis, SAP/PS, SpiderProject e similares.

Neste grupo são discutidas informações técnicas, vagas, eventos e cursos voltados para essa área de planejamento. 

Esse talvez seja o grupo mais famoso de divulgação de vagas na área de Petróleo do Brasil. Atualmente tem 2908 membros e por semana são divulgadas centenas de vagas na área, para as mais diversas formações e experiência, desde Estagiários a Diretores de Empresa. 

Qualquer um pode entrar, porém é proibido o envio de currículos. Apenas deve-se divulgar vagas. Ou seja, é bom para que você fique por dentro de quais vagas as empresas estão demandando.

Apesar do grupo ser de uma associação de tecnólogos, no grupo divulga-se vagas de diversas formações e cargos assim como diversos eventos relacionados à indústria.

Também divulga-se principalmente vagas na área.

Como o nome mesmo diz, divulga diversas vagas na área de Petróleo.

Apesar do nome ser Petróleo Vagas, são divulgadas vagas de diversos setores. É mais um catálogo de empregos mesmo. Algumas são da área de Petróleo.

É isso amigos leitores! Espero que tenha contribuído um pouco mais com a rede de relacionamentos de vocês e que possa ter ajudado-os em conseguir mais uma boa fonte de informações. O próximo post será sobre Twitters relacionados à indústria!

Boa Sorte a todos!
Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!  


Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.