[Fechar]

banner

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Guia Profissão: Conheça o ROV e as Oportunidades neste setor

Tecnopeguianos e Tecnopeguianas,

O TECNOPEG tem como prática sempre dar voz aos leitores, e valoriza bastante as experiências de cada um na área. E hoje, quem vai falar é um grande amigo pessoal, Sérgio Guimarães, que recentemente entrou na Subsea 7, como Operador de ROV Trainee.
O Objetivo de estar falando sobre essa carreira é que a Subsea 7 ganhou    uma série de contratos, e vai precisar muito dessa mão-de-obra! 
  
Caso você se interesse, nas próximas linhas o Sérgio estará contando um pouco sobre o ROV e como conseguir uma oportunidade. 

Olá amigos tecnopeguianos, estou aqui para compartilhar um pouco  sobre o fascinante sistema de ROV (Remotely Operated Vehicle - Veículo Operado Remotamente).

Ingressei a pouco no ramo do Offshore e embora não tenha embarcado ainda, estou muito motivado com o conhecimento que já adquiri, pois a empresa onde trabalho investe muito em seus funcionários proporcionando assim uma bateria de cursos afim de prepará-los para que abordo estejam devidamente prontos a execução do trabalho.

O ROV é um equipamento muito utilizado na indústria de petróleo que consiste em um submarino, não tripulado, ou se quiser um robô submersível, operado remotamente por uma pessoa a bordo de uma embarcação, seja ela plataforma ou navio. É utilizado para realizar e supervisionar a montagem de equipamentos de exploração e produção em grandes profundidades.

O ROV é muito usado em pesquisas submarinas, inclusive arqueológicas embaixo d'água etc. Em sua maioria, contém braços que podem fazer movimentos quase como que humano, mas existem também ROVs que operam com outras finalidades, como por exemplo observadores.

 O ROV é composto por câmeras de televisão ligadas à uma estrutura metálica que pode-se movimentar graças à hélices ligadas à motores elétricos ou hidráulicos. Eles são presos as embarcações na superfície, recebem comandos de movimentação diversa para que o operador colha informações e sinais dos sensores e das câmeras instaladas no equipamento.

O ROV dispõe de computadores, que se encontram dentro de contêineres com os equipamentos necessários para esse tipo de operação, cujos sinais são multiplexados entre a superfície e o veículo no fundo do mar. Normalmente são necessários piloto e co-piloto para as operações. Enquanto o piloto controla o veículo, o co-piloto cuida da operação dos braços, comunicação com a ponte de comando do navio ou plataforma, registro dos dados da operação e etc.

Nos dias atuais é impossível extrair petróleo do fundo do mar sem essa ferramenta. Nos campos de extração no Brasil, os ROVs ficam em profundidades que variam entre mil e três mil metros. Mas o sistema não é só composto pelo ROV, existe muitos aparatos que o fazem estar em operação, suportes que o colocam na água, equipamentos de manutenção e uma série de precauções e normas que devem ser seguidas antes dos mergulhos. Enquanto o campo de trabalho dos mergulhadores tem diminuído, o uso do ROVs cresce exponencialmente à medida que se vai buscar o ouro negro em profundidades cada vez maiores.

Qual é o perfil para ser um piloto de ROV?

Para entrar nesse ramo é necessário um curso técnico ou engenharia nos seguimentos: mecânica, eletrônica, mecatrônica, eletricidade ou similares. O candidato também deve ter um inglês no mínimo intermediário para poder lidar com as situações de trabalho e interpretar manuais com o objetivo de fazer a manutenção do equipamento, pois é o piloto que faz a manutenção do ROV.

Bom, isso é somente uma pequena parcela desse vasto mercado de trabalho, e é claro que o que escrevi não é suficiente para que você se torne um bom operador de ROV, mas já é o início para instigar a sua curiosidade e despertar o interesse pelo ramo, que sem dúvidas é impressionante. 

Não tenho muito tempo de casa, mas estou apaixonado pelo que faço. Mexer com esses tipos de equipamentos e ter esse desafio é o que mais gosto. Espero que com isso possa haver mais pessoas interessadas na área, pois o mercado só está crescendo e quem sabe não nos encontraremos em um desses sete mares.

Sergio Guimarães Pereira Junior
Operador de  ROV Trainee

Para mais informações sobre o ROV, eu já postei sobre essa carreira, como podem ver no link abaixo: 

Além disso, o QG do Petróleo, do Rhamany, também trouxe na semana passada uma entrevista com outro Piloto de ROV, que vocês podem ver AQUI. 

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui! 

Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.