[Fechar]

banner

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Importância do FIN para ingressar na indústria do Petróleo - Um caso real - Vaga Offshore

Booooa Noite Tecnopeguianos!

Nossa, quanto tempo que não paro para escrever um artigo para vocês. Peço desculpas pela ausência nesses últimas dias mas é que aconteceu algo muito importante pra mim e para minha carreira, o que me fez viajar toda semana nessas últimas 2 semanas e é exatamente disso que eu quero falar esta noite! Pois retrata exatamente aquela teoria que já falei aqui no TECNOPEG, sobre a importância do FIN para ingressar na indústria do Petróleo.   
A Notícia é que consegui uma oportunidade para trabalhar embarcado, pela UTC Engenharia, justamente naquela vaga que eu ajudei a divulgar, então nessas 2 semanas que passaram tive que ficar indo a Macaé para acertar contratação e resolvendo minha situação na antiga empresa.  Nas próximas linhas estarei contanto como que eu consegui essa oportunidade.

Como vocês já leram, o FIN é o FOCO, INGLÊS e o NETWORKING. São 3 características essenciais para quem deseja ingressar na área de Petróleo e Gás, e principalmente para quem deseja trabalhar embarcado. E eu consegui justamente por ter esses 3 quesitos, sobretudo o NETWORKING. Vou contar um pouco da história para vocês.

Tudo começou na Brasil Offshore do ano passado (2009), que ocorreu no Centro de Convenções de Macaé. Eu compareci no último dia com a minha turma na faculdade. Visitamos inúmeros estandes, perguntamos, tiramos dúvidas e etc. Porém, no meu caso, eu tive a felicidade de já estar com o blog ativo, então isso me deu argumentos para conversar com algumas pessoas dos estandes, ou seja, ter assunto para conversar e não simplesmente ver e ir embora, acredito que esse foi um ponto chave e foi o meu diferencial na feira. 

Daí já posso tirar uma lição n° 1: Não podemos ser só mais um, que passa pelos estandes, olha e vai embora, devemos levar algo a mais, algo que possamos oferecer numa conversa. No meu caso, foi o TECNOPEG, mas o seu pode ser seu conhecimento técnico, ou sua vontade de aprender, ou uma experiência anterior. É importante interagir com o profissional que está no estande.Desta forma ele perceberá um algo a mais em você.

Por causa disso, pude conversar melhor com alguns profissionais que estavam lá, o que facilitou na hora de pedir algumas informações. O Tempo foi passando e deu a hora da minha turma ir embora, porém não estava satisfeito! Eu queria sair dali encaminhado pra uma entrevista ou pelo menos com um ótimo contato. Então, resolvi não ir com o pessoal e fiquei sozinho na feira, indo no restante dos estandes. Mal sabia eu que permanecendo lá, iria conhecer minha futura empregadora.

Lição nº 2: Notaram a importância do FOCO neste 2° momento? Se eu não tivesse colocado como meta sair de lá com uma entrevista marcada ou pelo menos um bom contato, com certeza eu teria ido embora com o resto da galera e não estaria hoje trabalhando embarcado. Essa é a importância do FOCO.Você saber exatamente o que quer, seja um emprego, um contato, ou uma oportunidade de promoção talvez, estabeleça metas e trace estratégias para consegui-las, no meu caso, a minha estratégia foi permanecer na Feira. Meta estabelecidas e Estratégias traçadas, agora é correr atrás delas até consegui-las, seja determinado! Acredite no seu potencial!

Continuei andando pelos estandes, até que parei no estande da UTC Engenharia e pude conversar com o Flávio Porto, experiente técnico de planejamento da empresa e que respondeu minhas perguntas sobre a empresa muito educadamente e com isso fomos conversando, falei sobre o meu blog, sobre mercado de trabalho e etc. No decorrer da conversa, vendo minha grande paixão pela área, e diferencial (pelo fator de ter criado um blog) ele me apresentou à Roberta, Analista de RH da UTC. Nós 3 ainda conversamos durante muito tempo, conversamos até de vida pessoal e saímos de lá com uma ótima amizade. Sempre que dava, trocávamos e-mail para manter o contato e isso mantinha nosso vínculo de amizade. Foi exatamente isso o essencial para meu ingresso no mercado offshore, pois assim que vi a vaga para trabalhar embarcado na UTC com o e-mail da Roberta, liguei imediatamente para ela para ficar por dentro da vaga, e tive a infeliz notícia que a vaga pedia inglês fluente e eu não tinha. Porém mesmo assim a ajudei divulgando a vaga aqui mesmo no TECNOPEG, e me coloquei a disposição para futuras oportunidades, enviando meu currículo atualizado. E no final do dia, tive a grata surpresa! Ela me enviou um e-mail dizendo que tinha aberto uma oportunidade para pessoas que não tinham inglês fluente e se eu aceitaria. O que vocês acham que eu respondi? rs. Nossa, foi muita emoção e fiquei muito feliz! No dia seguinte, já fui para Macaé fazer os exames e na quarta dia 31/01 já assinei a carteira. E essa semana até dia 09/04, estarei em treinamento na Falck Nutec, o CBSP (Curso Básico de Segurança em Plataforma)

Lição nº 3: Viram como o NETWORKING é fundamental? Eu não parei no estande da UTC simplesmente para pedir emprego, e sim para conversar a respeito da empresa, suas oportunidades e aproveitando para demonstrar meu interesse de ingressar nela. Ao mesmo tempo, conversamos sobre outras coisas, ou seja, de certa forma criamos um vínculo. E o mais importante: MANTEMOS CONTATO.  Esse foi o essencial para conseguir a vaga, ter um bom relacionamento com a Roberta. Se eu tivesse apenas conversado naquele dia, e tivesse apenas pedido emprego pra ela, com certeza ela não lembraria de mim nesse momento.

 Lição nº 4: Quanto tempo não se passou até que surgiu essa oportunidade? Quase 1 ano! Isso nos mostra mais uma lição: TEMOS QUE MANTER A ESPERANÇA. Não é porque aquele seu contato ou amigo não conseguiu uma oportunidade para você naquela semana, que você deve achar que ele não conseguirá mais ou que não tem mais chance. Fique tranquilo, confie no Senhor (para aqueles que têm fé) e faça por onde também, afinal de contas, um emprego não cai do céu, você deve estar correndo atrás disso, estudando, fazendo contatos e etc.

Lição nº 5: AJUDE PARA SER AJUDADO. Como já falei com vocês em outros artigos, networking é uma via de mão dupla, quanto mais você ajuda mais é ajudado. Mas não pode ajudar com o sentimento de querer algo em troca. Isso acontece naturalmente, e um exemplo claro que eu tenho disso é o TECNOPEG. Com minha disposição para tirar umas horas do meu dia para contribuir um pouquinho que seja com vocês leitores, já tem me rendido uma satisfação tremenda, com elogios por e-mail, contribuições sem eu pedir nada, e isso por si só já é excelente, fora essas oportunidades que tem surgido consequentemente. E para ajudar, não precisa ter um blog também, é ajudando indicando alguém, é dando uma informação importante, é fornecendo aquele material e etc. Você verá que com o tempo, naturalmente essas pessoas estarão te recompensando, e quando menos esperar, essa recompensa pode ser um emprego.

E para completar as 3 palavras, está faltando o INGLÊS. Onde o inglês se encaixa nessa oportunidade? Essa oportunidade é para trabalhar na plataforma da Statoil, no campo de Peregrino, ou seja, é necessário pelo menos ter uma noção razoável de inglês,  o que eu tenho graças aos 2 anos e meio que já fiz a uns anos atrás e ao reforço no inglês técnico que tenho feito na Optimum Technical , excelente curso para quem quer aprender o inglês Técnico para a indústria de Petróleo.

CONCLUSÃO

Se você deseja trabalhar na indústria, tenha em mente estas 3 palavras essenciais. Procure desenvolve-las o máximo que puder, principalmente se desejar trabalhar offshore e procure entender essas lições que trouxe e que aprendi bastante. E se você é um Tecnólogo em Petróleo e Gás, e está desanimado , anime-se! Pois como pode ver, eu consegui por causa do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás. Já que o Tecnólogo tem uma grade generalista impedindo de exercer funções mais técnicas, vou trababalhar numa posição que precisa justamente dessa enfase generalista: Aux. Administrativo. Isso mostra que até para profissões ditas gereralistas, existe oportunidade embarcado. E você também pode "embarcar" nessa, basta ficar atento com as oportunidades que estão surgindo. Essa parte, pode deixar, que tentarei ao máximo ajudar com o TECNOPEG, ainda mais agora que estou atudando mais diretamente na área.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

6 comentários:

Thiago Vaz 6 de abril de 2010 às 16:00  

Cara, glória a Deus pela sua conquista! Isso ai, esse "FIN" desenvolvido por vc é digno de parabéns! Vc não tem idéia de como esse seu artigo me trouxe de volta o animo perdido, vlw msm!! Um grande abraço e sucesso. Thiago Vaz.

Rodrigo Pinheiro 7 de abril de 2010 às 06:40  

Meus parabéns meu camarada!

Aproveite bastante para tirar um trocado (afinal, embarcado são 50% a mais! rs!), mas principalmente para ganhar experiência!!!

Mas não vai ficar só olhando pro mar e esquecer do Tecnopeg, ok?

Abs! E quem sabe serei o próximo! hehehe!!!

vinicius castello 8 de abril de 2010 às 18:51  

Muito bom mesmo! fiquei orgulhoso de ler isso, e ver como ainda existem pessoas assim, que estão determindas em ajudar os outros. Deus tarda mais não falha, ta vendo só! parabens meu camarada e espero que um dia, que eu conclua meu curso de petróleo e gás, eu possa dar essa sorte que você deu!! ligico que pra isso e necessario muito FIN! rsrs mas isso com certza eu tenho!!

parabens pelo tecnopeg!

Unknown 13 de abril de 2010 às 21:55  

Muito obrigado galera!
Fico feliz que de alguma forma este meu relato serviu de motivação para mais pessoas! O Objetivo é sempre estar auxiliando a todos!

Deus abençoe a todos!

Marlon Duque 24 de abril de 2010 às 09:29  

Parabéns Victor,

você merece cara! Esse é o resultado para quem mostra muito empenho, dedicação e foco.

Abraço

Unknown 25 de abril de 2011 às 11:52  

Suas palavras me deram mais forças para correr atraz do meu objetivo.
Sonho em trabalhar embarcado e estou me preparando mais ainda para fazer meu sonho virar realidade, tenho várias pesquisas a respeito da profissão e vejo que eu me encaixo nesse perfil.

Ótima matéria...

muito obrigado....e boa sorte.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.