[Fechar]

banner

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Faltam Técnicos e Engenheiros no Mercado!

Boa Tarde Tecnopeguianos,

Daqui a pouco estarei indo pra Macaé, amanhã pela manhã estarei indo pro meu primeiro embarque! \o/ 
Mas antes não poderia deixar de comentar esta excelente matéria que saiu na Revista EXAME deste mês, sobre a grande falta de mão-de-obra que o Brasil está enfrentando e vai enfrentar. Para vocês terem uma idéia, só na indústria do Petróleo, será necessário formar mais de 600.000 profissionais para atender toda a semana nos próximos anos.

CARÊNCIA DE MÃO-DE-OBRA

Segundo a Revista, numa pesquisa feita pela própria exame, será necessário treinar mais de 1,3 milhões de pessoas só esse ano de 2010 para atender todas as demandas de mão-de-obra no País. A maior parte de Técnicos. As empresas têm estão numa corrida atrás de mão-de-obra qualificada e àquelas que não encontram no mercado, acabam custeando os treinamentos para poder atender toda a demanda necessária.

Só a Petrobrás por exemplo, planeja investir mais de R$ 220 Bilhões até 2014. E como ela tem a política de que 60% de todo investimento deve ser de conteúdo local, os fornecedores nacionais e internacionais que estão no Brasil precisam contratar para atender a essa expectativa.

Outra formação que está em falta no mercado é a de Engenharia, isso tudo devido ao grande percentual de evasão nas faculdades de Engenharia, por volta de 80%. Isso tudo devido à falta de investimento na Educação Básica do Brasil, que é fraca em ensino de Matemática e Ciências. Segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria, faltarão 150.000 Engenheiros em 2012 e 250.000 em 2015.

CONCLUSÃO

Como estou um pouco atrasado, vou concluir rapidamente. Como vocês podem ver, a necessidade por mão-de-obra técnica hoje é imensa. Por isso, a dica que dou é a seguinte: 
  • Se você ainda não está inserido no mercado e deseja entrar logo, faça curso Técnico, independente da idade. Cursos técnicos em Edificação, Mecânica, Automação, Eletronica, Eletrotécnica, Eletromecanica, Instrumentação e etc, são muito bem aceitos no mercado. 
  • Se você é novo, e tem condições de ficar sem trabalhar durante um tempo, faça Engenharia. 
Já o caso dos Tecnólogos, alguns ainda têm encontrado dificuldade, devido justamente à necessidade das empresas de precisarem de profissionais com uma base técnica sólida, o que o Tecnólogo não tem, por ter uma formação mais generalista. Para aqueles que estão fazendo, faça cursos paralamente ao curso, eu recomendo cursos voltados para Gestão de Projetos, pois tem mais a ver com o Tecnólogo. Mas independente do curso que você faça, procure focar naquilo que você deseja trabalhar. O Tecnólogo por ter uma grade generalista, força do estudante o Foco, para não se perder no mercado.

Para finalizar, lembre-se sempre do FIN, primordial para entrar na indústria. Desenvolva-os e terá seu lugar no mercado. Espero que tenham gostado da matéria, e baixem a matéria completa no link abaixo: 




Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

3 comentários:

Reciclando Hábitos, Mudando Atitudes 21 de abril de 2010 às 15:17  

Ola Victor, sei que vais demorar ler este post, eh isso ai camarada curta bastante esse momento, a oportunidade sera otima.

Li algumas vezes em seus posts que o Tecnologo tem uma formacao generalista, permita-me discordar, penso que isso varia de escola para escola, tenho avisto que as grades curriculares variam bastante, algumas sao realmente generalistas enquanto outras sao focadas ao mercado local e regional, no Uninorte nossa grade eh voltada para Engenharia e Geologia.

Abracos e Saudacoes Geologicas

Unknown 21 de abril de 2010 às 18:06  

Olá!É um prazer ter a oportunidade de participar ,faço minha as palavras do PRO:Elias Santos sobre a grade de cursos de tecnólogos pois faz jus o seu comentário quando se refere a cada instituição, faço o curso de Petróleo e Gás na Estácio de Sá em Pernambuco e aqui nosso curso é voltado para a engenharia e não de gestão sendo assim não generalista ok!

Jenny,  22 de abril de 2010 às 09:21  

Oi tudo bem?
Sou tecnóloga da , vi o banner do curso de inglês técnico e resolvi fazer esse curso só que online.
Só que online, não tenho o material em mãos, só virtual.
Tem como você me dizer como é o material e como é o curso.
Temos mesmo amigo, a Jessica.
Qualquer coisa mande por ela.
Abraço.
jcog.unesa@hotmail.com

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.