[Fechar]

banner

sexta-feira, 26 de março de 2010

Espaço do Leitor: Artigos sobre a Emenda Ibsen

Bom dia Tecnopeguianos!

Já não é novidade para ninguém que a Emenda Ibsen tem causado um grande frisson no meio da mídia, estudantes e profissionais da área de petróleo. Mas o mais interessante disso tudo, é que hoje com a propagação das mídias sociais nós humildes eleitores (porque é assim que eles nos veem, voto) de certa forma temos o poder em nossas mãos, o poder de nos expressar e isso é muito importante! Podemos mobilizar multidões, expressar nosso ponto de vista e etc. 

Como aqui no TECNOPEG, eu levantei essa questão sobre a Emenda, expressando minha opinião também, muitos outros leitores mandaram e-mails mostrando a opinião deles, fizeram artigos e etc, o que eu achei muito interessante! Pensando nisso então, eu criei esse espaço no TECNOPEG, que eu chamo de: ESPAÇO DO LEITOR, onde eu publico artigos, apresentações e outros trabalhos interessantes e que tenham a ver com o tema do blog. O objetivo desta iniciativa é dar voz aos Leitores, e não ser algo apenas unilateral, sei que muitos tem muito a acrescentar. No Post desta manhã, estarei publicando o artigo do grande André Costa, excelente instrutor de cursos de Petróleo e Gás e autor do blog André Costa Petróleo , André é um grande formador de opiniões nessa área e sempre tem muito a acrescentar, o admiro bastante pelo seu grande conhecimento técnico sobre a área. Caso vocês tenham algum artigo ou material preparado por você que tenha a ver com os temas abordados pelo TECNOPEG, me envie para que eu possa divulgar no Espaço do Leitor. 


Falta de Respeito com o Rio de Janeiro (Primeira Parte)

André Costa

Ser reconhecida até em música como a cidade maravilhosa, ser um dos estados mais bonitos do país, cartão de visita da federação, porta de entrada do turismo nacional deve está provocando a inveja da maioria dos estados. Este cidadão gaúcho que é pago para desenvolver leis para melhorar a vida no seu estado de origem o Rio Grande do Sul resolve prejudicar outros estados. Senhor Deputado Federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) procure trabalhar em prol de melhorias para o estado que o elegeu sem detrimento de outros estados. Algumas cabeças desses deputados parecem bumbum de neném.

Não é de hoje que o Rio de Janeiro vem sendo perseguido e prejudicado. Foi assim quando ex- Presidente Juscelino Kubitschek “brilhantemente” resolveu levar a capital do país para o meio do nada, anos mais tarde o ex-Presidência general Ernesto Geisel resolve fundir os estados da Guanabara com o do Rio de Janeiro. Até quando o Rio de Janeiro vai ser tratado sem o seu devido respeito.

Será por acaso: Que a cidade é a única das Américas a ter coroado um Rei? Ex-capital da pátria? Palco principal de uma copa do mundo? E será de outra. Não foi aqui realizado a maior conferência para assuntos ambientais de que se tem notícia? Maior reunião de lideres mundial depois da Segunda Grande Guerra. A cidade não foi sede dos últimos Jogos Panamericanos? Não foi escolhida para sede dos primeiros jogos olímpicos Sulamericanos?  Passado de glórias, presente de desrespeitos e futuro de inúmeras dúvidas. 

Agora todos querem as riquezas geradas pela exploração do petróleo. Ótimo!!! Mas distribuição de riquezas é compromisso do governo federal, que fica com boa parte da riqueza gerada pelo petróleo nada mais justo que o faça com dinheiro próprio. Graça com dinheiro dos outros é muito bonito para aparecer na TV. Lembrei ser ano eleitoral. Será coincidência?

Existe outro estado a não ser a Amazônia que recebe benefícios gerados pela Zona Franca de Manaus? É dividido com outros estados a não ser os produtores (basicamente Minas Gerais e Pará – Carajás) a riqueza gerada pela exploração de minério de ferro? Pensam que Rio de Janeiro e Espírito Santo recebe royalties por que o governo é bonzinho? Está presente na Constituição e regulamentada primeiramente pela Lei do Petróleo e posteriormente pela Lei do Gás. Essas sim que deveriam ser o alvo de revisão. O novo marco então nem se fale. Não vale esquecer que pelas atuais regras corremos o risco de produzirmos muito petróleo e nossos postos de combustível não possuir Diesel (já importamos cerca de 300 a 600 mil barris/dia). Desculpe!!! Somos “auto-suficientes”.

Lembre-se de que pelo Rio de Janeiro ser o maior produtor também estar exposto aos maiores impactos ambientais, afinal qual foi o local acometido por um grande acidente provocado por derramamento de petróleo? Lagoa dos Patos no RS ou a Baía de Guanabara no RJ? Tem que ser lembrado o caso do ICMS recolhido na cadeia do petróleo que não fica com os produtores e sim com os beneficiadores e comerciantes dos derivados que estão espalhados em todos os estados da União. Por tanto já ganham seu quinhão dessa riqueza. Nada pessoal, mas querer dar tratamentos igualitários a quem são tão diferentes me parece demagogia demais. Cariocas e Gaúchos estão expostos a realidades bem peculiares.

Cariocas e Capixaba devem se mobilizar contra isso que uma vez aprovado dificilmente poderá ser compensado, como o governo Lula gosta tanto de reiterar. Essa estória de veto é simplesmente posição de quem nunca sabe de nada.

– Presidente, oh! Presidente, o congresso pode derrubar seu veto ou até isso Vossa Excelência não sabe?

Ficar indo na conversa mole do Lula deu nisso, perda da primeira batalha, mas a guerra não está perdida. Vamos à rua mesmo, quantas vezes forem necessárias deveremos nos mobilizar.

Mudar a regra do jogo durante o mesmo nunca foi uma boa solução. A história está repleta de exemplos que isso não funciona.
18 de março de 2010



Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.