[Fechar]

banner

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Viagem para São Paulo, Sharepoint e Gestão do Conhecimento na Indústria de Petróleo.

Olá Amigos do Tecnopeg,

Essa semana, mais exatamente do dia 22/02 ao dia 05/03, estarei em São Paulo para fazer um treinamento nos cursos de Sharepoint, ferramenta usada por mim no trabalho.  Estarei fazendo o curso na New Horizons, que fica na Praça Oswaldo Cruz, nº 160, 3º andar.

Conheci esse programa na empresa mesmo e achei muito maneiro. É um programa usado principalmente para trabalhar com Intranets, Portais Corporativos e etc. Ele é uma excelente ferramenta para se trabalhar com Gestão do Conhecimento e Gestão de Projetos, pois é ideal para equipes de trabalhos gerenciarem projetos de maneira eficaz e colaborativa.

Ainda não o conheço a fundo para saber todas as suas potenciais aplicações e o que ele pode trazer de melhorias para a organização, mas nesses 6 meses que trabalho com ele já deu pra perceber o quanto é excelente. Depois que fizer o curso, poderei falar melhor a respeito e a importância dessa ferramenta na organização.

Para aqueles que desejam trabalhar ou trabalham com Gestão de Projetos, vale a pena dar uma conferida no potencial do programa. E para aqueles que trabalham ou querem trabalhar com Gestão do Conhecimento, é quase pré-requisito conhecer o Sharepoint. Empresas como Vale e SubSea 7 utilizam este programa em seus departamentos de Gestão do Conhecimento. Essas são pelo menos as que tenho conhecimento, pois conheço pessoas que trabalham com isso nelas, mas com certeza outras também utilizam.

A Gestão do Conhecimento , ou Knowledge Management como é visto em alguns lugares, é uma excelente área. Arrisco-me a dizer que é umas das áreas de negócio com maior potencial para os próximos anos na área de Gestão Empresarial, pois ela lida diretamente com o fator chave hoje das empresas, AS PESSOAS. No mundo globalizado de hoje, onde as empresas conseguem recursos mais facilmente, o diferencial competitivo, ou seja, aquilo que a fará melhor que o seu concorrente, estará nos seus colaboradores e no conhecimento que eles são capazes de gerar. Só que para isso é necessária fazer essa gestão do conhecimento, saber reter esse conhecimento na empresa assim como estimular esses profissionais a tornar o chamado conhecimento tácito (pensamentos, idéias, e-mails, conversas) em conhecimento explícito (artigos, procedimentos, arquivos de texto, gráficos, lições aprendidas e etc). Entenderam a importância dessa disciplina? Por isso sou um apaixonado por esta área, e procuro sempre estar lendo, afinal de contas, também trabalho de certa forma com isso. Mas como também sou um grande entusiasta da Indústria do Petróleo, pesquisei a respeito de Cases de Gestão do Conhecimento em nossa indústria, e achei alguns artigos e apresentações muito interessantes e valiosos, principalmente da Petrobrás. Abaixo segue esses arquivos compactados.


Só para colocar a Gestão do Conhecimento num contexto de carreira, que é o foco do TECNOPEG, 2 formações são ideais para se trabalhar com isso em empresas de Petróleo: Tecnólogos em Petróleo e Gás e Engenheiros de Produção. Particularmente, acredito que especificamente na indústria do Petróleo, o Tecnólogo em P&G é ainda melhor, pois ele tem uma vantagem em relação ao Engenheiro de Produção: Ele conhece de maneira integrada e global toda a cadeia produtiva de Petróleo, levando vantagem na hora de prover soluções em gestão do conhecimento para a empresa, pois ele conhece o negócio da empresa, a atividade fim da empresa. Não estou falando isso, só porque sou Tecnólogo em Petróleo e Gás e trabalho com Gestão do Conhecimento não, e sim por constatação mesmo, analisando as grades curriculares e o contexto desta disciplina. Mas isso de maneira nenhuma desqualifica o Engenheiro de Produção a estar exercendo esta função. Então se você é Tecnólogo em Petróleo e Gás ou Engenheiro de Produção e gosta da área de Gestão, essa é um ótimo caminho a seguir! 

Para finalizar pessoal, como estarei trabalhando "Home Office", ficarei com meus horários flexíveis, então terei mais tempo para escrever artigos para o blog, postagens que faz tempo que quero colocar e etc. E também, fica o convite para quem for de São Paulo, para um happy hour, discutir sobre o Tecnopeg e etc, enfim, bater um papo. Aqueles que quiserem, entra em contato por e-mail para que possamos combinar.

Um abraço a todos!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

3 comentários:

Fernanda Lucci 21 de fevereiro de 2010 às 21:27  

Não sei se acredito no Sharepoint como quesito quase obrigatório para quem trabalha ou se interessa por KM. Penso que em termos de tecnologia existe muita coisa disponível que não é necessariamente proprietária, afinal a colaboração está no ar! De qualquer forma, seria de muita valia se você pudesse compartilhar conosco sua experiência depois do curso.

Um abraço e parabéns pelo Post

Fernanda
http://gestaodoconhecimento.ning.com

Unknown 22 de fevereiro de 2010 às 18:29  

Boa Noite Fernanda,

É, realmente não é apenas o sharepoint que é usado para gestão do conhecimento, ele é apenas uma ferramenta. Eu só disse isso como base de uma panorama de mercado, pois pelo menos nas empresas de engenharia ou ligadas à área de petróleo e gás,conheço algumas.

Mas valeu pela participação, é isso ai, cada um dando sua opinião!

Alias, seu site é otimo!!!
E pode deixar que assim que puder estarei falando a respeito da ferramenta!

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.