[Fechar]

banner

sábado, 27 de fevereiro de 2010

TCC UNISANTA - Desafios do Pré-Sal - Recursos Humanos


Boa Noite Tecnopeguianos,

O TECNOPEG, como um espaço para compartilhamento de conhecimento e orientação de carreira na indústria do Petróleo, tem o compromisso de apoiar os estudantes e profissionais de nossa área, mostrando o valor de cada um para as empresas. Pensando nisso, umas das iniciativas que tive foi divulgar os Trabalhos de Conclusão de Cursos dos estudantes, seja de graduação, pós-graduação, mestrado e etc, visando além de compartilhar conhecimento, mostrar os excelentes estudos realizados por vocês leitores. O último que publiquei foi o "Projeto de Poço Produtor em Offshore em Reservatórios de Arenitos Incosolidados." feito pelos alunos do 6 ciclo do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás da UNIMONTES, de Santos

Dessa vez o TCC é da Turma de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás na UNISANTA, da minha amiga Valkiria Haddad, que tanto tem ajudado o Tecnopeg, e essa semana contribuiu, cedendo ao blog seu excelente TCC. O Presente trabalho aborda um tema que é de interesse de todos que acessam o blog: Recursos Humanos na Indústria do Petróleo, mais especificamente nos desafios gerados para a formação de Mão-de-obra com o Boom do Pré-Sal.
O TCC aborda de maneira bem completa sobre como é a formação de mão-de-obra especializada no Brasil, dentre os tópicos abordados destaco:
  • Onde encontrar treinamento no mundo e se desenvolver na área......Pág. 23
  • Formação em Engenharia de Petróleo no Brasil..................................Pág. 26
  • Formação de profissionais na Petrobras...............................................Pág. 27
  • A ANP e sua atuação em Recursos Humanos......................................Pág. 30
  • Universidades conveniadas pela ANP e enfoque dos cursos...............Pág. 31
  • O Plano Nacional de Qualificação Profissional do PROMINP...........Pág. 33
  • Atribuições e requisitos para o engenheiro de petróleo......................Pág. 37
  • A remuneração – salários, experiência e regiões................................Pág. 44

Enfim, é um material bem completo sobre os Recursos Humanos na indústria do Petróleo, e vale a pena ser lido. Para complementar o que disse, segue abaixo o resumo do TCC e logo em seguida o link para download.

O presente trabalho apresenta um panorama atual da indústria nacional de óleo e gás, onde uma crescente demanda por profissionais, para atuação nesta área, configura-se num dos principais obstáculos na busca do desafio de sedimentar a posição do país em termos de geopolítica do petróleo.

A metodologia aplicada neste trabalho foi resultado da consulta em livros, artigos, revistas e programas de universidades do Brasil e do mundo, bem como em associações que trabalham incessantemente para a formação de recursos humanos, considerado a mola propulsora do segmento afeto a exploração e produção de petróleo, área que se encontra em constante desenvolvimento.

Identificou-se através deste estudo a sólida perspectiva do surgimento de oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, ressaltando os desafios permanentes oferecidos pelo setor de petróleo, principalmente no momento da história em que se vive o descobrimento de novas fontes como o Pré-Sal. 

Sendo assim, é necessário ampliar e direcionar a formação de recursos humanos para que se atenda o desenvolvimento tecnológico atual, contribuindo para minimizar a carência por profissionais qualificados.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.