[Fechar]

banner

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Saiba quais formações mais demandadas no Complexo de Suape

Boa Noite Amigos do Tecnopeg,

Desculpe pela ausência de postagens no dia de hoje, mas o blogger estava com problemas para postar.   Nessa volta queria mostrar para vocês uma reportagem muito interessante que saiu no Revista Intermarket. Fala sobre as oportunidades que irão surgir no Complexo Industrial e Portuário de Suape, e suas maiores demandas, bem como conseguir uma oportunidade. Segue abaixo a reportagem na íntegra.

Quem está interessado em trabalhar no estaleiro que o consórcio da Schahin-Tomé vai implantar no Complexo Industrial e Portuário de Suape deve ficar de olho nos cursos que serão oferecidos para capacitar a mão de obra. Dos 1.700 empregos gerados quando o empreendimento estiver em funcionamento, grande parte será na área técnica, principalmente no setor de solda e montagem. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece vários cursos desse tipo e o Programa de Mobilização das Indústrias Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) está planejando lançar, em março, um edital para escolher 7 mil pessoas para participarem de treinamento na área naval.

“A principal demanda do novo estaleiro será por cargos de soldador, montador, caldeireiro montador, técnico em solda e inspetor de soldagem”, resume o diretor regional do Senai, Antonio Carlos Maranhão de Aguiar. O Senai-PE qualificou mais de 2.800 pessoas que já estão trabalhando no primeiro estaleiro implantado em Suape, o Atlântico Sul.

Segundo Aguiar, a previsão é que, somente no Prominp, sejam oferecidas cerca de 120 turmas, cada uma com 20 alunos formando soldadores este ano. “O que tem atrapalhado o preenchimento dessas vagas é a escolaridade. As provas são bastante básicas, mas há precariedade na educação formal do nível básico”, explica.

No Prominp, é lançado um edital para as inscrições. Depois, os candidatos fazem uma prova e os selecionados participam dos cursos. Para acompanhar o lançamento do edital, o interessado deve olhar o site (www.prominp.com.br). A previsão é que os cursos ocorram entre maio e dezembro.

A expectativa do governo do Estado é que as obras do novo estaleiro sejam iniciadas em julho e concluídas em setembro de 2011. O empreendimento já tem uma encomenda contratada, uma plataforma de petróleo no valor de US$ 1,5 bilhão que será arrendada para a Petrobras.

O Senai oferece cursos básicos e técnicos para várias áreas em que serão necessárias pessoal no novo estaleiro (ver quadro ao lado). Nesse caso, a melhor forma de acompanhar os cursos que ocorrerão é olhar o site da instituição. Geralmente, os cursos profissionalizantes têm a duração de um ano e meio a dois anos.

Já no segundo semestre deste ano, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deve iniciar o curso de graduação em engenharia naval. “A expectativa é que ocorra um vestibular especial no meio do ano para os alunos desse curso”, comentou o professor de engenharia mecânica da UFPE, Armando Shinohara, integrante da comissão que está elaborando o projeto pedagógico do curso.

Os estudantes que ingressaram em engenharia em 2008.2, tão logo o curso seja implantado e reconhecido pelo MEC, poderão migrar para a nova modalidade.

Fonte: Jornal do Commercio,PE


Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.