[Fechar]

banner

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mercado de Trabalho e o Dilema dos Engenheiros

Bom dia Amigos do Tecnopeg,

Como um blog voltado para auxiliá-los na carreira de vocês é de grande responsabilidade do TECNOPEG sempre trazer temas referentes a isso. Sempre falo sobre Técnicos e Tecnólogos pois são classes que a mídia não costuma falar muito mas que são uma parcela relevante de estudantes e profissionais no mercado de Petróleo e Gás, consequentemente uma grande maioria de Leitores do Blog.

Mas hoje, será um artigo voltado para outra classe não menos importante e que também é uma grande parcela de leitores do Blog: OS ENGENHEIROS. Peço desculpas aos Engenheiros se não costumo dar orientações de carreira para vocês, mas é que os Engenheiros particularmente tem bem mais facilidade em encontrar oportunidades do que as outras 2 citadas acima, não sou contra os Engenheiros, pelo contrário sempre quando me perguntam sobre qual a melhor formação para entrar no mercado de Petróleo e Gás, eu digo: ENGENHARIA. Não só no mercado de Petróleo e Gás, mas em toda indústria brasileira, estes profissionais vêm ganhando espaço devido ao Reaquecimento da Economia Brasileira, como vocês podem ver na reportagem que saiu na Revista Veja: Engenharia - Na onda do crescimento Econômico.


No Gráfico abaixo você observa as Engenharias que estão mais precisando de profissionais e aquelas que a procura tem caído:

Gráfico retirado da Reportagem da Veja

Como vocês podem ver, as Engenharias, incluindo nessa lista a Engenharia de Petróleo, as que mais demandam profissionais hoje são as ligadas ao Setor de Petróleo e Gás Natural, devido ao grande Boom dos últimos anos. Quase 100% dos recém-formados nessas graduações já saem com estágio ou emprego garantido. 

Existem também aquelas Engenharias que não são ligadas diretamente à Indústria do Petróleo mas são muito bem absorvidas pelo setor, como o caso da Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Automação e Civil.

Porém, devido a esse mesmo aquecimento e procura por Engenheiros, vem também as responsabilidades. Hoje os Engenheiros estão assumindo cada vez mais posições de liderença em suas empresas,  e cada vez mais cedo, atuando em posições estratégicas que exigem muito mais que as habilidades técnicas ensinadas na Faculdade, são necessárias habilidades interpessoais e em gestão de pessoas que muitos Engenheiros não estão tendo, causando um grande dilema nas empresas e nos próprios engenheiros, que preferem a carreira técnica. 

Sobre esse dilema, este tema foi melhor abordado nesse artigo que saiu na VOCE S/A de Janeiro que trago para vocês:

Espero que essa reportagem tenha sido esclarecedora para vocês Engenheiros e que assim como eu, desejam ser Engenheiros. Essa dica de liderança também vale para você que é Técnico e também para os Tecnólogos. 

Boa Leitura!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.