[Fechar]

banner

domingo, 24 de janeiro de 2010

Notícias em destaque da Semana - Comentários e Considerações


Boa Noite Amigos leitores,

O Tecnopeg tem se tornado, com muito gratificação, uma grande referência em assuntos ligados ao setor de petróleo e gás, principalmente relacionado à carreira.

Embora tenha sites e meios de notícia muito mais competentes que o Tecnopeg (que você pode ver na coluna direita do blog, em "Portais de Notícias"), não posso deixar também de comentar a respeito de notícias do setor, pois está ligado ao que eu falo aqui. Por isso, teve uma época do blog, que todo dia na hora do almoço eu publicava notícias relevantes do dia. Porém, devido a circunstâncias de trabalho, fica difícil publicar todo dia esse tipo de post.

Para não deixar de oferecer esse conteúdo para os Leitores, resolvi criar essa coluna aos domingos. "Notícias em Destaque da Semana", onde eu filtro quais notícias recentes são mais relevantes para o foco do nosso blog, que são notícias voltadas para oportunidades, descobertas, concursos, ou seja, notícias que vão te ajudar em alguma coisa, na sua carreira. Vocês não vão encontrar notícias aqui, por exemplo, que o Preço do Barril de Petróleo subiu, mesmo porque isso você encontra no gráfico na coluna esquerda do blog, entre outras notícias que nada acrescentam na sua carreira.

Escolhi o Domingo, pois é início da semana e um dia que tenho mais tempo para filtrar as melhores notícias. Então fiquem tranquilos, se você passou a semana ocupado ou desligado com o setor de petróleo e gás, acompanhe o blog no domingo, ou receba por e-mail toda segunda, caso você seja assinante de nossa newsletter.

Abaixo segue as notícias recentes que movimentarem o setor:


  • Essa notícia mostra que o setor petroquímico está entre um dos que mais crescerão no Brasil nos próximos anos. É certeza de investimentos e consequentemente oportunidades para profissionais do setor sobretudo para Técnicos e Engenheiros Químicos.
  • Excelente notícia para nós profissionais, principalmente os moradores de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e Região. Que são os mais próximos ao Complexo Petroquímico. Mais capacidade de produção, maior será, sendo maior, mais gente para trabalhar.
  • Para aqueles que viram a postagem do blog sobre o Concurso da Petrobrás, um alerta, dia 29/01 acabam as inscrições. Para aqueles que não viram, clique aqui e veja o Edital.
  • Não, eu não estou repetindo a notícia de semanas atrás. A OGX tem feito boas descobertas a cada semana. O motivo que coloco essa notícia em destaque é para comentar alguns pontos importantes sobre essas sucessivas reservas: O Brasil não é só Pré-Sal, e as descobertas da empresa do Eike estão mostrando isso. O Brasil tem uma extensão territorial imensa e é um tanto ingênuo achar que só exista quantidade de petróleo relevante no pré-sal.  Mais uma vez, mais descobertas, mais investimentos, mais investimentos, mais empregos. 
  • Aparentemente, essa notícia não mostra-se atrativa para os profissionais brasileiros, pois como se vê, quem ganhou a Licitação foi o Jurong, que fica em Cingapura. Mas no final da notícia, uma excelente noticia para quem mora no Espírito Santo. O Jurong irá construir um Estaleiro próximo à Aracruz, onde inclusive ele fará a integração dos módulos com o casco que está sendo convertido em Cingapura. Outro ponto importante que gostaria que vocês notassem, é como é feito um processo licitatório, e quais são as empresas que estão concorrendo. Isso os ajudará a ver que a expressão "trabalhar na indústria do petróleo" nem sempre quer dizer que tenha que trabalhar numa empresa operadora ou que atue diretamente. Muitas empresas que não são empresas de petróleo, atuam fortemente no setor gerando muitas oportunidades. Para entender também como funciona uma licitação da Petrobrás, indico este aqui: http://www.cfc.org.br/uparq/TerceiroLugar.pdf.
  • Este artigo cita alguns dos investimentos que serão aportados no país neste ano. 
  • Para resumir o que esta notícia tem a mostrar, cito um trecho da mesma: Segundo o governador Jaques Wagner, a instalação de um estaleiro na região de São Roque do Paraguaçu representa um investimento de R$ 2 bilhões e vai gerar cerca de sete mil empregos ou mais. Ou seja, uma grande oportunidade para moradores da Bahia e Reigão.
  • Não podemos esquecer do Novo Marco-Regulatório. É muito importante ficar por dentro do que se fala sobre o assunto.
  • A refinaria será construída no município de Bacabeira, a 60 quilômetros do futuro terminal portuário de São Luis, com o qual será conectada por um oleoduto.
  • A obra será implantada em duas fases. A primeira será concluída em 2013, quando a refinaria alcançará uma capacidade de processamento de 300 mil barris diários.
  • Durante a fase de construção vão abrir cerca de 26 mil vagas de emprego direto e 132 mil vagas indiretas. Além disso, outras 1,5 mil pessoas trabalharão na fase de operação, segundo os cálculos da companhia petrolífera.

Bom pessoal, espero que tenha sido útil, e gostaria do feedbacks de vocês quanto a sugestões e críticas. Com o tempo vamos melhorando os artigos.

Boa leitura.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.