[Fechar]

banner

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Megacalculadora para a Petrobrás

Para efeito de conhecimento e curiosidade, vi essa matéria no B2B Magazine, e achei legal compartilhar para mostrar o poderia tecnológico da Petrobrás. Isso mostra que na Indústria de Petróleo não é feita apenas de de Plataformas e Brocas, existe toda uma infra-estrutura gigantesca por trás que dá todo suporte para as atividades abrindo um mercado de oportunidades gigantesco

Para fazer simulações geofísicas e aprimorar a visualização de camadas geológicas do subsolo que devem suportar exploração e produção de petróleo, é preciso uma máquina robusta para fazer as contas. E a Bull fornecerá uma unidade do tipo para a Petrobras. Na última quarta-feira (18/11), a fornecedora de TI europeia anunciou que venceu a concorrência pelo novo supercomputador da companhia brasileira.

O supercomputador da Petrobras tem potência acima de 250 teraflops. Flop é a unidade utilizada para determinar o desempenho de uma máquina em cálculos científicos com pontos flutuantes. Uma calculadora simples, com quatro operações, tem dez flops. Um teraflop equivale a essa unidade elevada à potência 12.

O equipamento será uma das primeiras máquinas a serem instalados no datacenter da Petrobras, em construção Cidade Universidade do Rio de Janeiro. No momento da sua instalação, será um dos maiores computadores da América Latina. A compra faz parte do plano de negócios da companhia petrolífera – maior empresa brasileira –, que deve investir US$ 174,4 bilhões até 2013.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.