[Fechar]

banner

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Informações sobre a Feira de Estágio no CEFET - Oportunidades

Como comentei aqui no blog, nas próximas linhas estarei falando um pouco do que pude ouvir e conversar na Feira de Estágio que está ocorrendo nos dias 10,11 e 12 de novembro no CEFET do Macaranã. E ao contrário do que muitos acham, e apesar de ter apenas 3 empresas da área de Petróleo, não é perda de tempo e dá pra tirar muitas informações dos profissionais que estão lá, mesmo porque, em sua maioria são profissionais do próprio RH da empresa e profissionais experientes. Ou seja, informação não é o que vai faltar para você e agora tentarei passar um pouco do que ouvi lá.

Estarei falando de cada empresa especificamente, uma a uma abaixo.


No estande da Technip fui muito bem recebido pela Analista de RH da empresa, a Patrícia Cruz, e me informou que a empresa está com oportunidades no Rio de Janeiro, Macaé e Vitória para estudantes, em fase de conclusão ou recém-formados, e profissionais com experiência nas seguintes áreas:

  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Naval
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Metalúrgica
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica/Eletrônica
  • Engenharia Química
  • Engenharia de Telecomunicações
  • Engenharia de Materiais
  • Curso Técnico: Mecânica, Elétrica, Eletrônica, entre outros.
E áreas de Suporte:
  • Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Administração
  • Arquivologia
  • Economia
  • Contabilidade
  • Direito
  • Informática
  • Psicologia
  • Comunicação Social
Conversando com ela, a indaguei sobre a questão do Tecnólogo em Petróleo e Gás, e ela falou que a empresa não costuma contratar Tecnólogos, mas existem Tecnólogos trabalhando lá, mas depende do Gestor. Tem gestor que não importa-se em contratar e outros que alegam que não tem a base de um Engenheiro. Isso mostra que existe uma falta de conhecimento por parte deles, mesmo porque quando comecei a falar das atribuições dos Tecnólogos e explicar um pouco mais do curso, ela se mostrou interessada e surpresa.


A outra empresa que estava lá e pude conhecer mais de perto, foi a Chemtech, que por sinal, é uma das minhas empresas favoritas, sendo ganhadora de inúmeros prêmios na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas, sendo eleita a melhor empresa para se trabalhar na área de TI e já umas das melhores empresas para se trabalhar no Brasil além de ser atualmente eleita pela Época Negócios, a empresa mais inovadora do País. E eu tive a honra de conversar com a responsável por essa estrutura, a Daniela Romão, Gerente de RH, que inclusive saiu na revista junto com o presidente da empresa, o Rubião. Ela deu uma palestra no dia 10, lá na feira mais só pude chegar quando tinha acabado.

Em relação às oportunidades, ela disse que está um pouco parado pois a empresa já contratou bastante do ano passado para cá e as oportunidades que estão abertas são bastante técnicas, que você pode conferir AQUI. As oportunidades são na área de Concreto, Elétrica, Mecânica (Calderaria), Segurança de Processos e Tubulação. Ela comentou também que a maior porta de entrada na empresa é através do Programa Trilha do Sucesso, no qual os alunos fazem uma espécie de mini-curso num final de semana onde são selecionados os melhores para entrevistas. Outra forma, é cadastrar seu currículo no site, no link trabalhe conosco.


Por último, as melhores notícias. Tive a oportunidade de conversar com o Wanderson, da área de Recrutamento e Seleção da Halliburton, no qual foi muito solicito ao responder minhas perguntas e dar toda atenção.

E de acordo com o que falei com ele, vejo que as perspectivas são ótimas, a empresa está planejando dobrar o tamanho de sua base em Macaé, ou seja muitas oportunidades surgirão com certeza!


Mas as melhores notícias mesmo, são para os Tecnólogos. Como já tinha dito aqui, a Halliburton contrata sim Tecnólogos e atualmente conta com 6 profissionais. Melhor ainda, na Hall, o Tecnólogo em Petróleo e Gás é muito valorizado e tem seu cargo próprio com um plano de carreira específico, no qual foi especialmente criado para o perfil de Tecnólogo que é a área de Completion Tools, dentro da área de Engenharia de Campo. Nessa área o profissional atua em campo com a completação de poços, lidando com ferramentas específicas, manutenção e etc. Ele começa como Especilista de Serviços e pode chegar até a Líder de Serviços, trabalhando inclusive embarcado. De acordo com o Wanderson, o Tecnólogo tem muita vantagem devido a sua visão global da cadeia de Petróleo, sendo que para ele o Tecnólogo não tem desculpa para não saber onde atuar, pois o segredo para ele é o profissional ter foco e seguir a carreira que achar melhor pois pode ver o todo e não somente uma área específica e também gostar do que faz, pois nessa área, o profissional está sujeito ao ambiente hostil de uma sonda e a outros riscos mais.

Inclusive, como já falei antes, quando Tecnólogos exercem bem sua função, abre as portas para outros. Lá na Hall, primeiramente foram contratados como estagiário 2 Tecnólogos, quando criaram o cargo de Especialista de Serviços. Pelo sucesso desses 2, outros 4 foram contratados. E 3 deles já foram mandados para o exterior para se aperfeiçoar.

IMPORTANTE: Para aquelas pessoas que tem algum tipo de deficiência, a Halliburton, tem programas especiais para contratação dessas pessoas, ou seja, há oportunidades para todos!

Para se candidatar a essas oportunidades, você deve cadastrar seu currículo no site, em inglês.

A dica que dou a vocês é que aproveitem este último dia de feira e tentem absorver o máximo de informações possíveis. Para aqueles que não podem ir, espero ter ajudado.

Sucesso a todos.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.