[Fechar]

banner

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Atenção: Faltam Tecnólogos no mercado!

Que isso Victor, tá ficando maluco???

Quantos não pensaram dessa forma quando viram este título?? Mas é isso mesmo que vocês leram.

Faltam profissionais a nível de Engenheiro-Tecnólogo no mercado!



Pelo menos foi o que saiu na publicação deste mês na conceituadíssima revista de Gestão de Carreira, Você S/A que você pode ver abaixo:


É bem interessante pois mostra quais são os cargos com escassez de mão-de-obra qualificada, e o tipo de profissional que é necessário para preenchê-la. Existem muitas oportunidades na área Júrica, Financeira até TI, Geologia e Engenharia. Abaixo, em destaque, a falta de profissionais no cargo de Engenheiro-Tecnólogo.


A reportagem diz que essa posição é ocupada por Tecnólogos na Alemanha, porém no Brasil isso não aconteceu pois a profissão ainda não decolou. (O que eu acho um absurdo)

O Perfil desejado são para profissionais com até 3,4 anos de experiência com conhecimento técnico.

E os salários chegam a 5 mil reais.

Para visualizar essa box melhor, só clicar na imagem ao lado.




Comentério Pessoal:


A meu ver isso se dá por 3 fatores: Falta de Conhecimento das Empresas nas qualificações do Tecnólogo, culpa das universidades que venderam o curso mas não se deram ao trabalho de irem nas empresas para mostrarem sobre a profissão, a falta de um Sindicato forte para representar os Tecnólogos quando a Universidade não fizer esse papel e também de assessoria do próprio Tecnólogo, e para finalizar da falta de capacidade e experiência necessária do estudante e profissional para ocupar tais posições. Isso é em parte culpa da Univerisadade que muitas vezes oferece uma grade ruim e fraca para os padrões do mercado, do próprio aluno, que ao invés de estudar e se capacitar continuamente, prefere ficar bagunçando a aula e gastar o dinheiro com coisas supérfluas ao invés de investir num curso, como inglês por exemplo. Portanto, como consequência de todos esses fatores, a falta de abertura das empresas em aceitar profissionais para assim eles terem a experiência necessária. Pode-se dizer que é um ciclo e enquanto medidas não forem tomadas ou que Tecnólogos competentes forem entrando no mercado, isso vai perdurar por um bom tempo.

Obs.: Não estou tratando apenas a nível de Tecnólogos em Petróleo e Gás e sim Tecnólogos em Geral, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e etc. Embora existem áreas onde o Tecnólogo já seja bem aceito, como em T.I, Construção e Mecânica.


Peço que comentem por favor, para discutirem a respeito!

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

4 comentários:

Anônimo,  13 de novembro de 2009 às 10:09  

Concordo plenamente com o que você esta dizendo, acho que as faculdades realmente não fazendo o seu papel. Aqui no Rio pouquíssimas empresas sabem do tecnólogo e muito menos o que ele faz o que acaba acarretando em uma falta de conhecimento total das empresas. Na minha opinião as faculdades poderiam SIM entrar nessa briga e valorizar mas o tecnólogo pois hoje é um dos cursos mais procurados no Rio de Janeiro, e eu no papel de aluno que sou noto uma falta interrese total de algumas pessoas ligadas a faculdade. E em relação aos alunos realmente existem aqueles não querem nada com nada, mas para a nossa sorte ainda são a minoria, o que os tecnólogos têm que entender é que não basta apenas ter o conhecimento de uma faculdade o tecnólogo precisa estar sempre por dentro de todos os assuntos um ótima opção é o Tecnopeg além de estar sempre dando uma força para os tecnólogos ele têm matérias interresantissimas, sem contar com as apostilas que são muito boas, ter um conhecimento de inglês buscar cursos de extensão aonde ele possa enriquecer ainda, mas suas habilidades assim acredito eu. Obrigado pela oportunidade.

Unknown 13 de novembro de 2009 às 10:36  

Obrigado Pela Participação!! Isso mesmo, mas por favor, se identifique, deixe seu nome e telefone para mantermos contato.

Abraços

Stephanie,  13 de novembro de 2009 às 11:38  

Eu to indo pro 4º período de tecnólogo em petróleo e gás, como eu to com medo de ter dificuldade de arrumar emprego, acabei me inscrevendo num curso técnico de segurança do trabalho...eu não vejo interesse da universidade e nem dos professores em ajudar os alunos a entrar no mercado de trabalho e quase não encontro oportunidades na área, só mesmo aqui, pois você costuma postar bastante coisa, mas eu to bastante perdida até no cargo que eu poderia concorrendo numa empresa, ninguém fala nada, não comenta nem que tipo de coisa eu posso vir a fazer dentro de uma empresa tendo essa formação...eu espero que as empresas comecem a dar valor aos tecnólogos, pois tem muita gente boa na area que esta sem oportunidade!

Fagner,  3 de março de 2010 às 11:09  

Sou tecnologo em petroleo e gas formado já há um ano e não consegui sequer um estágio.. As empresas quando abrem alguma vaga a primeira coisa que exigem é experiência, mas como comprovar experiência se nenhuma empresa lhe oferece experiência??? sinceramente me sinto iludido por este curso e continuo na luta para tentar conseguir algo, até porque gastei muito dinheiro fazendo este curso e naõ quero dizer que joguei tempo e dinheiro fora, apesar de me sentir iludido ainda tenho esperança de que as empresas dêem oportunidades cabéveis a nós!
Um abraço e parabéns pelo Blog

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.