[Fechar]

banner

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Captura e Armazenamento de CO2 no Oceano

Hoje o Aquecimento Global é preocupação de toda empresa, e já não existe mais aquela história que o crescimento sustentável não combina com o lucro do empresário, no qual nao é possível crescer sendo ecologicamente correto. Essa idéia vem acabando e o desenvolvimento sustentável tem sido o objetivo de toda empresa que se preocupa com sua imagem e com o meio ambiente.

Em busca desse objetivo, diversas tecnologias já foram criadas para tentar reduzir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), umas bem sucedidas, outras não. E uma delas e pode-se dizer a que mais está na moda atualmente, é a de Captura e Armazenamento no Oceano.

Esta Tecnologia consiste em separar o Dióxido de Carbono do Petróleo assim que ele é retirado do poço, antes de ser queimado, a chamada pré-combustão, assim o CO2 não estará presente na atmosfera quando o Petróleo for queimado. O CO2 então é reinjetado numa espécie de saco nas planícies abissais feitos de polímero. Segundo estudo da Revista Nature, o CO2 então acabaria sendo dissolvido em grande quantidade na água, minimizando assim os seus efeitos na atmosfera.

A Tecnologia ainda não é 100% confiavam e existem algumas críticas, dentre elas seria o vazamento desse gás em grande quantidade na água, prejudicando assim o ecossistema.

Para exemplificar esta Tecnologia, segue abaixo um vídeo muito interessante da StatoilHydro, no qual mostra como funciona este sistema (inglês)




Se você quiser se aprofundar mais no assunto, segue abaixo ótimos artigos sobre o mesmo:

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.