[Fechar]

banner

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Resenha do Livro - Vá Direto ao Assunto - 100 regras para se tornar mais produtivo e recuperar o tempo perdido - 1ª Parte

Boa Noite Amigos Leitores do Tecnopeg,

A cada dia que passa a vontade em ajudar os leitores cresce. Recebo inúmeros e-mails pedindo conselhos e dicas e procuro respondê-los sempre. Peço até perdão porque essa semana estou demorando um pouco mais.

Buscando ajudar mais você querido leitor, resolvi criar mais uma coluna: Livros.

Nela eu trarei alguns resumos e comentários sobre determinados livros que eu particularmente achei muito bom e que acho interessante compartilhar com vocês. Confesso que leitura não era minha praia, mas devido a necessidade de me atualizar e querer aprender sempre mais, adquiri essse hábito e hoje não consigo ficar 1 semana sem ler um livro. Aconselho a todos aqueles que querem aprender a falar , escrever e expressar-se melhor que leiam bastante, mas leiam de tudo. Não fiquem lendo apenas determinado livros de determinada área, procure diversificar sua leitura pois isso abrirá sua mente e você terá muito mais argumentos e base para discutir qualquer assunto, facilitando até mesmo no seu Networking.

Para estreiar nossa coluna, trago um livro que aborda de um assunto extressamente útil e importante e que gosto muito de ler. APRENDER A TER FOCO. Quem é que nunca teve problema com isso? Num mundo corrido como o de hoje aquele que tem foco no que faz está a um passo a frente do concorrente e está no caminho do sucesso. Eu mesmo comprei esse livro pois estava passando por um momento de muita falta de foco e o livro me ajudou muito. É rápido, e de fácil leitura, com capítulos curtos que não deixam você cansar.

Essa é uma resenha do Livro “Vá direto ao assunto – 100 regras para se tornar mais produtivo e recuperar o tempo perdido.” Já li o livro uma vez estou lendo pela 2º vez e separei algumas regrinhas muito interessantes e meus respectivos comentários para você começar a aplicar no seu dia-a-dia. Neste primeira parte selecionei 15 regras.


1 - Vá direto ao assunto.
  • Defina um objetivo (trace um objetivo claro)
  • Conheça o seu mundo (saber o que acontece a sua volta)
  • Mantenha o foco (não dar idéia para distrações)
2 - Simplesmente comece.
  • • Quanto mais você protelar o início de algumas coisa, mais obstáculos surgirão.
  • “Se há algo que você pode fazer, ou sonha que pode fazer comece a fazê-lo agora. A ousadia traz em si a genialidade, poder e magia."

3 – Chegue mais cedo e saia do trabalho na hora certa.
  • Os executivos e aspirantes a executivos e gerentes mais eficientes chegam cedo ao trabalho e mantêm o foco o dia inteiro.
  • Saia do trabalho nem que seja 5 ou 10 minutos – isso vai clarear sua mente e torná-lo mais produtivo à tarde.

4 – O.K. Entendi.
  • Assim que você compreender o que alguém está lhe explicando, diga-lhe: “Ok,Entendi”. Assim a pessoa fica sabendo que pode seguir em frente. Da mesma forma, se alguém lhe disser “OK entendi” quando você estiver esclarecendo algo, pare de falar.
5 – Os primeiros 20 minutos.
  • Assim que chegar ao trabalho, use 20 minutos para se planejar.
  • Defina sua prioridade do dia, aquela pela qual você sacrificaria todas as outras tarefas. Isso o ajudará a direcionar suas energias.
  • Atualize a lista de coisas a fazer
  • Verifique sua agenda. Estabeleça um objetivo para cada compromisso.
  • Pense em quem você vai encontrar durante o dia, anote quaisquer questões que precise discutir com essas pessoas.
  • Reveja seu planejamento para o restante da semana e mês e certifique-se de concentrar suas energias nos pontos certos.
6 – O que está tirando seu sono?
  • Preste atenção em suas maiores preocupações e transforme-as em soluções. Deixe papel e caneta em sua mesa em sua mesa-de-cabeceira na hora de dormir. Quando os problemas daquele dia começarem a martelar sua cabeça, faça anotações. A recompensa será imediata: ao transferir suas aflições para o papel, você irá se desligar delas e vai conseguir o trabalho, analise-as e reflita sobre a melhor maneira de resolver o que o perturba.

7 – Não esconda sua paixão.
  • Não tenha receio de mostrar paixão pelo que faz: Se você quer motivar outra pessoa a agir, faça com quem ela se entusiasme pelo que está fazendo. Os resultados serão surpreendentes.
8 – Tenha um propósito em mente antes mesmo de começar
  • Antes de iniciar qualquer tarefa, saiba o quer alcançar. Defina de antemão o objetivo das reuniões, projetos e conversas, além de manter você no rumo certo, também lhe dá mais agilidade para lidar com pedras no caminho. Nada o ajudará mais do que ter uma visão clara do que você quer conseguir no final.
9 – Concentre-se em uma tarefa de cada vez
  • Quando você divide seus esforços entre vários projetos fica impossível se concentrar totalmente em cada um deles. Toda vez que você passa de uma tarefa a outra perde tempo e energia. Para aumentar o foco siga as dicas a seguir.
  • Verifique sua caixa de entrada quando for conveniente para você e não quando o alerta de mensagem o interromper.
  • Organize seu trabalho de maneira que consiga fazer uma coisa de cada vez e com capricho. As recompensas serão inestimáveis.
10 – Primeiro, organize-se.
  • Antes de começar qualquer tarefa, organize-se. Guarde tudo onde sabe que encontrará facilmente. Crie um sistema para ordenar o seu dia, sua equipe, seus equipamentos e materiais, suas informações e também suas idéias. Quando cada coisa tiver seu lugar certo, mantenha-se firme em seu sistema. Se tornará tão natural que você jamais perderá tempo procurando um arquivo, um e-mail ou um documento.
11 – Suposições podem ser desastrosas
  • Se algo é importante o bastante para ser feito, então dedique o tempo necessário para se certificar de que seja bem-feito e não suponha que pode dar certo ou que outro possa fazer.
12 – Organize suas idéias em marcadores
  • Toda interação profissional requer uma comunicação sucinta e focada. Antes de falar, pense no que dizer realmente e expresse suas idéias em blocos breves e claros.
13 – Estime quanto tempo cada tarefa irá demandar
  • Você não pode controlar o tempo, mas pode planejar como irá usá-lo ao estimar quanto tempo vai precisar para cada compromisso. Saber quanto tempo cada tarefa vai levar poderá ajudá-lo a controlar melhor o seu dia e sua vida. Além disso, as pessoas que trabalham com você irão admirar sua capacidade não só de estabelecer metas realistas, como também de cumpri-las.
14 – Quando for escrever um relatório, uma carta ou uma apresentação, faça a si mesmo as seguintes perguntas,
  1. Quem são os destinatários?
  2. O que eles esperam?
  3. Qual é o nível de detalhe que eles querem ou precisam?
  4. Como a informação que possuo pode ajudá-los a ir em frente?
  5. Quanto precisam saber a respeito do histórico da situação?
  6. Alguém pode se opor ao que tenho a dizer?
  7. Eles conhecem o jargão técnico?
  8. Quais exemplos e analogias podem ser úteis?
  • Você não conseguirá ir direto ao ponto se não souber a quem está dirigindo a sua mensagem.

15 – Analise as razões de seu sucesso.
  • Em geral, as pessoas param para analisar os próprios erros no intuito de evitá-los no futuro. Mas também é importante compreender a razão de suas vitórias para poder repeti-las sem perder tempo relembrando como foi que as conquistou. Ao estudar como obteve seus sucessos, você terá mais chances de vê-las se repetirem.
Clique aqui para baixar a versão em pdf

Lembrando que o que vai fazer essas regras derem certo é sua disciplina e o hábito em realizar essas tarefas. No começo pode até ser difícil mas quando menos perceber estará fazendo automaticamente.


Quel tal aprender as outras 85 regras? Se você gostou do livro,
clique aqui e veja os melhores preços




"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.