[Fechar]

banner

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Planejamento da Carreira Profissional

O Instrutor André Costa gentilmente, a pedido do Tecnopeg, escreveu um artigo sobre gestão de carreira que gostaria de compartilhar com vocês. Espero que gostem.

por André Costa


Começo informando que não existe uma receita de bolo. A estratégia que deu certo para uma pessoa, às vezes não funciona para outra. Seres humanos tratam-se de uma raça bastante complexa, mas penso que algumas atitudes genéricas podem ser tomadas em prol do sucesso profissional. Vamos a elas:

♦ Comprometimento

Vejo hoje as pessoas muito individualistas e no mundo globalizado atual essa postura é totalmente inadequada, além de fazer com que o estudante não desenvolva a sua network. Pesquisas indicam que mais de 50% das oportunidades de trabalho ocorre dentro da sala de aula, às vezes estamos sentado do lado de pessoas que ocupa posições importantes dentro de uma empresa e que poderia oferecer uma oportunidade ao “amigo” ou tendo aula com um professor da “área”. Certa vez, já no segundo período, o coordenador e também meu professor me chamou e falou-me de uma oportunidade para ministrar treinamento na área de petróleo. Entendi aquilo como uma grande oportunidade, na hora me encheu de orgulho afinal quantos alunos ele tinha? Por que me escolheu e mais dois? Uma coisa eu tenho certeza foi pelo meu comprometimento, eu nem era o melhor aluno da sala. Reflita sobre isso. Organize grupos de estudo, troque experiências, conheça melhor seus companheiros de turma. Conheça melhor seus professores, chame-os para um papo informal, respeite-os acima de tudo, são os caminhos mais curtos entre nós e o mercado de trabalho. Ser sábio é aprender com os erros dos outros. Nossos professores já erraram muito, que tal! Não erramos os mesmos erros deles. Vamos à sala de aula com se tivéssemos indo a qualquer lugar, isso não é bom. A sala de aula é um lugar especial, estamos ali com o objetivo de mudarmos de vida então temos que dar o melhor de nós, ao entrar em sala devemos ter uma postura ética. Estamos sendo analisados por todos e lembre-se dos 50%.

♦ Desprendimento

Como mudar de vida se está preso a coisas do passado. Trabalha no supermercado e vai estudar petróleo. Quando tem uma visita técnica não vai poder participar por que está trabalhando, pense bem nisso. Um professor do primeiro período me ensinou o “custo de oportunidades”, quanto custa abrir mão de uma oportunidade em prol de outra. Contou-me uma estória: “um sujeito vai passar o carnaval na Bahia, mas só tem dinheiro para as passagens e 30 reais para diária”. Vai passar por uma série de dificuldade, mas se ele pega a grana e investe em um curso e depois começa a trabalhar ao longo de dois anos ele vai ter uma poupança, vai tirar férias e vai fazer a mesma viagem, mas agora numa condição bem melhor que a anterior. Sem contar que ele poderá até está namorando uma baiana e economizaria nas diárias.

♦ Visão do futuro

Isso é mais difícil de falar, uma vez que visão é muito pessoal de cada pessoa. Enxergar uma coisa como oportunidade é muito pessoal, lembro das visitas técnicas do meu tempo de faculdade. 50 pessoas em sala, 10 presentes na visita, variados era as razões da não participação.


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.