[Fechar]

banner

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bate-Bapo Tecnopeg n° 2

Boa Tarde Amigos Leitores,

Conforme havia anunciado no Petróleo e Gás Networking e no Twitter, dando prosseguimento a nossa série Bate Papo Tecnopeg, no qual entrevisto profissionais experientes e recrutadores da área de Petróleo e Gás.

A primeira entrevista foi com a Roberta da Matta, supervisora da área de Recursos Humanos da UTC Engenharia, e hoje posto a entrevista com a Ana Braga, Gerente de RH da Baker Hughes que mesmo numa semana agitada , me deu atenção e respondeu às perguntas.


Tecnopeg:
Oi Ana, para começar, nos fale um pouco da sua formação, colocação e experiência no mercado de Petróleo e gás.


Ana Braga:
Tenho 13 anos de experiência em recursos humanos, sou formada em administração, com pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial pela UFMG e FGV respectivamente. Tenho experiência de 5,5 anos no mercado de óleo e gás.

Tecnopeg: Entrar no mercado de petróleo não é nada fácil e muitos se iludem pela promessa de muitas oportunidades. Que conselho vc daria para essas pessoas? Existe alguma formação que seja melhor absorvida se que é se pode falar assim?

Ana Braga:Existem várias oportunidades mas, como em toda profissão, a busca pelos melhores é contínua. Acredito que, a formação técnica de boa qualidade e o domínio da língua inglesa sejam fundamentais. Estes dois pontos, na minha opinião, são vitais para conseguir as melhores oportunidades.

Tenopeg: Muito tem se falado de oportunidades no setor de petróleo e gás, porém o que vemos é que a maioria das vagas exige experiência. Por que isso acontece? Tem alguma forma de superar isso?

Ana Braga: Não estou de acordo que a maioria necessita experiência. Na Baker, contratamos um número de recém fomados considerável. Para nós, está claro a importância de formar pessoas. Estas pessoas têm a oportunidade de receber um treinamento de ponta e desenvolvimento de carreira.

Tecnopeg: Atualmente o trabalho nas empresas é quase todo informatizado e diversas ferramentas são utilizadas para a realização das atividades. É claro que cada área tem a sua, mas a nivel de engenharia, tecnologia , quais seriam essas?

Ana Braga: As ferramentas requerem um treinamento extenso e específico. Necessitamos de engenheiros bem formados que suportem este nível de treinamento.

Tecnopeg: A mídia e a própria Petrobrás já publicaram diversas vezes que o gargalo de mão-de-obra na área de Petróleo e Gás é gigantesco , na casa dos milhares, toda vida observamos milhares de Tecnólogos formados e em final de curso que sequer são chamados para entrevista. Não é um tanto irônico? Por que isso acontece?

Ana Braga: Acredito que já comentei um pouco sobre esta pergunta. Infelizmente, nossos tecnólogos formados não tem inglês, e, grande parte dos treinamentos, requer um nível mínimo de inglês. Lembre-se que estou falando de uma multi-nacional.

Tecnopeg: Vocês contratam/estão contratando Tecnólogos em Petróleo e Gás?

Ana Braga: Temos várias vagas abertas no site da empresa. Elas podem ser para tecnólogos ou não. A definição da posição leva em consideração a necessidade do negócio e as atividades que serão realizadas.

Tecnopeg: Para finalizar, a Baker Hughes é uma empresa que todo estudante/profissional sonha em atuar. Na sua empresa, que valores/características vocês mais admiram? Como é feito o processo seletivo na sua empresa? Quais as etapas? O que é mais valorizado pelo recrutador na hora da escolha dos candidatos?

Ana Braga: Nossos valores fundamentais são integridade, performance, trabalho em equipe e aprendizado. Vou descrever o processo seletivo de trainees da Baker. A primeira etapa é uma avaliação de currículo, em seguida, testes de inglês e entrevistas presenciais. Para finalizar, realizamos um processo de, aproximadamente, 2 dias onde os candidatos tem a oportunidade de conhecer a realidade do nosso trabalho e, nós, a oportunidade, de conhecê-los mais de perto. O que valorizamos, como recrutadores, é a aderência deste candidato em nossos valores essenciais.

Amigos leitores, essa foi mais uma entrevista, e fiquem ligados que nas próximas semanas virão mais ainda. Sempre procurando trazer a experiência de quem está do lado de lá, ou seja, o que eles pensam na hora de contratar. Espero ter tirado um pouco das dúvidas de vocês.

Quer perguntar para eles também? Mande sua dúvida para victor.tecnopeg@gmail.com, para que eu possa identificar as maiores dúvidas da galera e levar a eles.


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

2 comentários:

Marlon Duque 1 de novembro de 2009 às 11:15  

Você está de parabéns por ter criado essas entrevistas. Eu e um amigo tivemos essa ideia, mas vc foi mais rápido no gatilho hehehe.

Abraço cara.

Unknown 2 de novembro de 2009 às 11:37  

uhahuaahuhuahuauha

Vi a necessidade da galera!

Mas vc tbm tá de parabéns pelos seus materiais, só material top!

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.