[Fechar]

banner

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bate-Bapo Tecnopeg n° 1

Bom dia Amigos e Fiéis Leitores,

Buscando sempre melhorar nossa espaço, hoje começo um nova série em nosso blog.
O "Bate-Bapo Tecnopeg".

Qual a idéia desse espaço?

O objetivo é trazer opiniões e entrevistas com profissionais experientes do mercado de preferência recrutadores, visando esclarecer aqueles que aqui visitam em busca de informações sobre o mercado, a carreira, profissões em alta e etc.

Hoje a entrevistada é a Roberta Santana, recrutadora da base de Macaé da UTC Engenharia no qual tive o prazer de conhecer e conversar na Brasil Offshore 2009 e ontem gentilmente aceitou responder às minhas perguntas. Abaixo segue a entrevista: Victor: Quais são as carreiras que mais estão em alta na área?
Roberta: Falando da realidade de Macaé Engenharia está em alta, pois existem postos de trabalho nas empresas do setor petrolífero, operadoras de campos de petróleo e prestadoras de serviços na área.

V: Que cursos são mais valorizados?
R: Victor, o curso Tecnólogo tem sido bastante valorizado, pois é um curso que foca na atividade a ser executada, o aluno aprende o que vai aplicar. Os cursos técnicos em Mecânica e Eletromecânica também são bastante valorizados na área de Petróleo.

V: O que as empresas mais valorizam?
R: Bem, vou te responder essa pergunta num contexto geral: As empresas valorizam vários aspectos, isso depende do foco. A partir do perfil da vaga, podemos relacionar as competências técnicas e comportamentais que iremos adotar como critério para a Seleção. Alguns critérios analisados são: Experiência, escolaridade, cursos na área, comprometimento, relacionamento interpessoal, entre outras.

V: O Tecnólogo em Petróleo e Gás terá espaço? como vc ve a aceitação dele hoje no mercado?
R: Já tem espaço. O tecnólogo é muito bem aceito , pois o curso prepara de acordo com o que é necessário para aplicação. Na minha opinião o curso tecnólogo atende perfeitamente, pois capacita da forma adequada, tenho visto isso na prática. Acho importante ressaltar que ter o diploma de um curso moderno como o tecnólogo é apenas o 1º passo. O profissional deve ficar antenado as necessidades do mercado, continuar se aperfeiçoando, fazendo cursos das ferramentas necessárias para a execução das atividades, enfim, não se acomodar.

V: Que dicas vc , como recrutadora, daria para quem quer entrar na área?
R: Bem, não existe fórmula mágica para o sucesso profissional, a minha primeira dica é DETERMINAÇÃO, ouvir várias opiniões é bom, mas é preciso ter bom senso para analisar o que realmente é coerente. Sugiro muita leitura, estudo, contato com pessoas que já trabalham na área , enfim, busca contínua de conhecimento.

V: Como vc vê os cursos profissionalizantes na área de Petróleo e Gás?
R: Existem muitos cursos oferecidos, mas é preciso saber se a Instituição é séria e se o curso está autorizado e reconhecido pelo MEC. Os cursos são muito indicados para quem quer se inserir rapidamente no mercado de Trabalho, porém, como já falei anteriormente, é preciso sempre estar sempre se aperfeiçoando.


Não sou o melhor repórter mas tentei explorar algumas dúvidas que mais recebo por e-mail. Sei que as perguntas são muitas e peço que caso tenha alguma, por favor, envie por e-mail ou nos comentários, ou até mesmo em uma de nossas redes sociais, para que eu possa estar levando futuramente a outros profissionais ou até mesmo a Roberta.



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.