[Fechar]

banner

sábado, 12 de setembro de 2009

Tecnólogos em Petróleo e Gás: Mercado de Trabalho e algumas considerações.

Para fazer o download do artigo, clique aqui

Esse é um assunto muito polêmico, recebo muitas dúvidas em relação a ele. O objetivo dessa artigo é esclarecer e compartilhar com vocês algumas coisas sobre essa formação e seus estudantes.

Primeiro de tudo: Fiquem tranqüilos, o Tecnólogo é sim curso de Nível Superior!

Essa história que não somos reconhecidos pelo MEC é mentira, somos sim! Inclusive muitos cursos já têm credenciamento do CREA e do CRQ que por sinal é importantíssimo e muitos tecnólogos não o olho pra isso! Hoje sem o CREA é muito difícil conseguir uma vaga na indústria! Faça seu pedido junto ao CREA (futuramente estarei dedicando um artigo sobre isso)

O curso de Tecnólogo na verdade é ideal para profissionais já inseridos no mercado e que precisam de uma qualificação para agregar ao currículo pois o curso é em sua maioria generalista, dando uma visão global da cadeia favorecendo aqueles que já atuam.
Porém, o público mais jovem, incentivado e motivado pela oferta de empregos seduziram-se pela formação por ser de menor duração e por ser mais fácil do que uma engenharia. Mas foi quando veio o grande baque: sentiram uma grande barreira por parte do mercado, mas por que isso acontece?

Primeiro: porque é um curso relativamente novo.

Segundo: porque como já disse, o mercado valoriza muito o perfil técnico, fazendo o recrutador muitas vezes preferir o Técnico pela sua formação específica ou o Engenheiro por ter uma formação mais consolidada.
Essa formação generalista do Tecnólogo acaba prejudicando o tecnólogo pois ele não é específico como o Técnico tampouco tem a base do Engenheiro tornando ainda mais difícil a inserção no mercado. Afinal de contas, o que o tecnólogo sabe fazer? Ele sai do curso e não sabe onde atuar, vê toda cadeia na faculdade mas não aprende nada profundamente.

Terceiro: Existem pessoas que fazem o curso simplesmente por fazer, saem de lá como péssimos profissionais, denegrindo assim a imagem de quem o faz.

E agora Victor, Já estou no curso, o que eu faço?

Nem tudo está perdido, a boa notícia é que o mercado está se abrindo para o Tecnólogo a medida que bons tecnólogos estão fazendo nossa imagem, vide o número de empresa que já têm contratado os mesmos.
Para suprir essa defasagem na formação, busque sempre estudar além do que o professor está dando em sala de aula! Procure também fazer cursos de extensão na área que mais te agradam.

Outra coisa que sempre me perguntam é quanto à atuação do tecnólogo no mercado. Uma coisa que gostaria de frisar, é que você não vai entrar num cargo chamado Tecnólogo em Petróleo e Gás, pois a profissão de Tecnólogo não é regulamentada ainda, o Tecnólogo ele tem condições de atuar em diversas área, é claro dependendo da sua área. Para isso estarei trazendo 2 análises, uma feita pelo professor Luiz Chaves, professor da Coppe/UFRJ e também professor do curso de Tecnólogos em Petróleo e Gás nas cadeiras de Upstream, Refino e Polímeros. E uma feita por mim.

Segundo Luiz Chaves, Tecnológo é um curso técnico e não de GESTAO . Logo, este tipo de profissional pode atuar como suporte a área de produção e coordenação técnica, em posição hieráquica de atuação a execução e ao monitoramento das atividades do setor de petróleo. Para isso deve ter um background técnico sólido. A atuação no mercado de trabalho desta forma pode ser em escritório de Logísitca, na qual o tecnológo fará as atividades técnicas de elaboração de relatórios, acompanhamento de demandas e passando os resultados para o setor de engenharia.

Pode atuar na elaboração de estudos ambientais e no uso de ferramentas para emissão de pareceres e laudos técnicos administrativos de estudos e projetos em empresas de meio ambiente ou até mesmo no suporte ambiental de empresas operadoras.

A atuação em estaleiros também é uma alternativa, pois existem tecnológos que já atuam, neste setor, apesar de ser um número modesto. Eles atuam no acompanhamento da produção de navios, efetivando o controle de compras e despachando peças, controle de inventário e a logística de produtos e insumos na empresa, sempre sob a constante supervisão do Engenheiro.

A atividade mais relevante é a possibilidade de atuar em empresas operadoras de petróleo ou empresas terceirizadas que necessitam de profissionais para execução operacional de rotinas de trabalho, emissão de dados e pequenos relatórios da produção ou o acompanhamento operacional da produção.Ele se reporta para o supervisor e agrega valor ao serviço.

A meu ver, o Tecnólogo devido a sua grade generalista, trabalha melhor na área de projetos como um técnico de planejamento, um auxiliar técnico por exemplo. Outra área que absorve bastante tecnólogos é a área de QHSE (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente) conheço muitos tecnólogos que atuam nessa área! Inclusive como Gestores.
Já na área de E&P, infelizmente é mais difícil a inserção de tecnólogos a não ser que seja como Plataformista ou homem de área, sendo esta uma estratégia de muitos que optam por essa área (visando crescer futuramente). O Tecnólogo tem uma melhor aceitação em E&P atuando onshore como acontece muito no Nordeste. Já para quem opta pelo Refino, acredita que o curso de Tecnólogo sozinho não agrega muito, porém se o Tecnólogo tiver cursos na área de processos, instrumentação, automação, irá agregar muito e valorizará o currículo. Para saber mais sobre estratégias na área de Refino vide o post que escrevi sobre Estratégias de colocação no mercado de Óleo de Gás, visando o COMPERJ.

Outra grande dúvida daqueles que fazem Tecnólogo é quanto ao que fazer após terminar o curso. O que fazer? Pós? Outra Graduação (lê-se engenharia) ou Técnico?

Isso vai depender da sua estratégia mas vou analisar cada um dos 3 caminhos.

Fazer uma pós: Essa opção é recomendada para aqueles que já possuem experiência em determinado setor e desejam especializar-se nele. Ou para pessoas mais velhas que desejam focar numa área. Não recomendo esta opção para aqueles que nunca tiveram alguma experiência relevante. Pois a pós por si só não agregará no caso de pessoas novas sem experiência;

Fazer outra faculdade (Engenharia): Essa é uma das opções mais utilizadas pelos Tecnólogos que desejam uma formação mais sólida, ainda mais que por causa do curso de Tecnólogo, muitas disciplinas são cortadas fazendo com que termine a Engenharia mais rapidamente. Essa opção não é recomendada para estudantes que não querem perder mais tempo estudando e para pessoas mais velhas. As faculdade de Engenharia mais valorizadas na área e que agregam muito ao curso é de Mecânica, Elétrica, Eletrônica ou Produção.

A outra opção mas não menos importante é a escolha por um curso técnico: Essa é uma opção para aqueles que desejam entrar mais rapidamente no mercado e depois de entrar se desenvolver, fazendo uma engenharia ou uma pós! Os cursos mais valorizados são: Mecânica, Eletrônica, Segurança no Trabalho, Instrumentação, Automação.

Para finalizar algumas considerações:

O mercado está se abrindo para essa nova formação e isso tende a melhorar à medida que bons tecnólogos entrarem e se destacarem em sua função.
Essa inclusive é a melhor divulgação do curso, pois infelizmente as universidades não têm feito a sua parte que é apresentar a grade dos cursos às empresas. O que faz com que muitas empresas acabam não conhecendo as atribuições dos Tecnólogos, conseqüentemente, não os contratando.
Outra coisa que pesa contra nossa aceitação é o fato quer muitos Tecnólogos falam mal do curso e de sua formação, fazendo com que alguns recrutadores vejam com maus olhos essa formação.
A Petrobrás mais cedo ou mais tarde ou mais tarde terá que olhar para esta formação devido à imensa demanda para os próximos anos.
O Tecnólogo deve ser um profissional antenado, sempre atendo às necessidades e as novidades do setor e suas demandas. Se adéqüe à ela e esteja a frente dos concorrentes!

Para ficar por dentro sobre essa formação, continue acompanhando o blog no link: O Tecnólogo em Petróleo e Gás, no qual sempre coloco notícias e artigos sobre essa formação.

Obs.: Eu dedico esse artigo às minhas amigas Patrícia Rodrigues e Jayne Rodrigues da UNINORTE do Amazonas, espero que esse artigo possa ajudar vocês em seus trabalhos!


"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.