[Fechar]

banner

sábado, 12 de setembro de 2009

Petróleo, o imortal?

Muitos debates ocorrem diariamente devido a uma grande dúvida, qual será a validade do petróleo?

Grande parte das pessoas contestam se daqui a alguns anos o petróleo ainda será a fonte de riqueza do mundo. Com o avanço da tecnologia, podemos investir em outros meios de energia e em outros tipos de combustíveis, além das inúmeras outras funções que o petróleo representa para nós.

Nada mais plausível do que recorrer a própria história para nos responder isso. Ao longo dos anos, na Antiga Babilônia, o petróleo era utilizado como asfalto e betume. Na época dos Egípcios, usaram o petróleo na pavimentação de estradas e construção de pirâmides. No Novo Mundo, foi utilizado para a decoração de potes de cerâmica com os índios pré-colombianos.
Mas foi na Sociedade Moderna que esse rico recurso natural começou a ser explorado comercialmente pelos americanos. O petróleo sempre foi um marco histórico, como na Segunda Revolução Industrial e nas Guerras Mundiais.

No Brasil, nós temos que agradecer a um grande colaborador por essa implantação petrolífera, poderia até dizer, o grande mentor pela luta da exploração de petróleo em nosso país, o grande escritor Monteiro Lobato.

Desde muito tempo o petróleo já desempenha o seu papel, isso vem desde os tempos bíblicos, onde ele já era citado. Ao longo do tempo, ele vai adquirindo novas funções que são descobertas de acordo com as necessidades humanas. Antigamente, quem diria que iríamos ter carros movidos a petróleo, o antigo “óleo de pedra”?
A vida nos revela surpresas, e se tratando do petróleo essas surpresas nunca irão acabar, elas irão se perpetuar durante décadas.

Mas um fato muito importante, e que não podemos esquecer é que esse bem tão precioso tem que ser explorado conscientemente pelo homem, sendo tomadas as devidas precauções com o nosso meio ambiente, pois esse também é o nosso futuro!


Abraços.


Juliana Silveira

2º período
Gestão Tecnológica
em Petróleo e Gás



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.