[Fechar]

banner

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Como adquirir qualificação na indústria de Refino?

Todos sabem que a indústria do Petróleo é uma das indústrias que mais crescem a cada dia e tende a crescer cada vez mais porque as empresas de Petróleo não serão mais apenas empresas de Petróleo e sim empresas de energia, e energia é algo que o mundo sempre vai precisar. Por isso cada vez mais oportunidades surgem nesse mercado, porém apesar de ter muitas oportunidades, precisa-se da tão falada qualificação.

Como adquirir essa qualificação? De que forma adquiro o conhecimento necessário?

O artigo que trago a vocês hoje responde essas indagações, ela não traz aqui quais são os melhores cursos ou que tipo de curso fazer mas sim tem por objetivo apresentar alguns achados de pesquisa recentemente concluída sobre as múltiplas dimensões da aquisição da qualificação de trabalhadores em uma indústria de refino de petróleo, cuja principal característica, em termos de organização do processo produtivo, é o chamado “processo contínuo”, o que, de um modo geral, pode ser descrito como um processo produtivo em que ao operador cabe controlar reações físico-químicas não manuseando a matéria-prima e que, por isso mesmo, dele se exige um forte componente de abstração e de representação mental do processo de trabalho (Guimarães, 1987). A escolha pelo direcionamento do foco da qualificação para seus processos aquisitivos deveu-se ao fato de que há muito se vinha considerando a existência de uma dívida da linha temática de pesquisas sobre Trabalho e Educação para consigo mesma. Em outras palavras, sentiu-se a necessidade de uma apropriação pedagógica que pusesse em evidência a dimensão educacional dos estudos sobre qualificação.


Este excelente artigo é de autoria de Vera Lúcia Bueno Fartes
Professora do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fonte: Google


0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.