[Fechar]

banner

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Seminário de Petróleo e Gás - UVA - 29/07

Boa Tarde Pessoal,

Conforme publicado no blog, ontem foi realizado na Universidade Veiga de Almeida o "Seminário de Petróleo e Gás", o 1º de uma série de palestras apresentando os cursos oferecidos pela UVA na área de Petróleo e Gás, além é claro de um debate sobre o mercado.
O Professor Lineu Ribeiro, coordenador dos cursos de Petróleo e Gás foi quem deu a palestra, com seus 25 anos de Petrobrás ele apresentou a grade curricular do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás e mostrou as exigências do mercado bem como as possibilidades de avanço na área, através da sua experiência mostrou os caminhos e respondeu às perguntas dos ouvintes.

E chegamos a seguinte conclusão:

♦ Quem faz o curso é o aluno. O aluno deve correr atrás e estudar, não ficar apenas reclamando ,assim as oportunidades virão.
♦ Petrobrás é apenas 1 empresa dentre milhares no setor de Petróleo e Gás, os Tecnólogos não devem ficar abatidos por ela não aceitar. Acaba sendo muitas vezes richa de engenheiros. Porém existem oportunidades em outras, até mesmo terceirizadas da Petrobrás. Cito algumas que eu sei e ouvi dizer que aceitam Tecnólogos em Petróleo e Gás:
♦ O Networking, o famoso Q.I, é extremamente importante em qualquer profissão, ainda mais na área de Petróleo e Gás, por exemplo, maior participação em eventos e feiras.
♦ O inglês é outro diferencial. Procure fazer o inglês, você estará a frente da concorrência.
♦ O curso ajuda o aluno a ver qual área ele quer seguir, apesar de ser um ótimo agregador, procure também fazer cursos de extensão/qualificação na área que você deseja, por exemplo, na área de Refino, logística, Perfuração e etc. Não vou aqui dizer qual é a melhor área pois isto depende de cada um, da experiência de cada pessoa. Esses cursos também serão um diferencial em comparação com aqueles que possuem somente a graduação.

Não poderia deixar de comentar aquilo que foi o tema principal da Palestra: A apresentação da grade do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás da UVA.
Eu, apesar de Tecnólogo em Petróleo e Gás, estudante do 5º período do curso, sou um crítico da forma como são feitas as grades desses cursos, pois muitas vezes são generalistas demais e deixam o aluno com dúvida de que áreas seguir e também prejudicando na hora da empresa ver em que área o profissional se encaixa. E é isso que a meu ver, a grade da UVA se diferencia, e deixa o aluno muito mais seguro quanto as suas habilidades. Vejam porque:

♦ O curso tem a duração de 3 anos e é divido em 6 módulos com certificações intermediárias, ou seja, a cada período o aluno sai com uma qualificação. Qualificações essas mais claras quanto a que área seguir. Tornando muito mais claro para as empresas onde colocar o profissional. As Qualificações são:
  • 1º Período: Operador Logístico de Petróleo e Gás
  • 2º Período: Analista de Comércio de Petróleo e Gàs
  • 3º Período: Inspetor de SMS para a Indústria de Petróleo e Gás
  • 4º Período: Fiscal de Projetos da área de Petróleo e Gás
  • 5º Período: Operador de Processamento de Petróleo
  • 6º Período: Analista de Perfuração e Poços de Petróleo

Como vocês podem ver é bem claro a função que o aluno pode exercer ao término de cada módulo, além disso cada módulo tem matérias bem específicas para a respectiva área, acabando assim com aquela dúvida que muitos Tecnólogos tem, e eu digo isso por conta própria pois também sofri com isso, de não saber em que área atuar.

Então você que está entrando nessa área ou já está estudando e não está satisfeito com sua universidade, aconselho a vocês pelo menos darem uma olhada na proposta da UVA pois pelo menos a grade é muito interessante, não sei o ensino, mas acredito que seja muito bom também devido aos profissionais gabaritados que ministram as aulas, e aos que pude conhecer neste evento. Além disso a universidade contam com laboratórios específicos para cada área e parcerias com algumas empresas.

Fica a dica pra galera, e aqueles que não foram perderam uma boa oportunidade de fazer networking. Mas não se preocupe, fique ligado que a UVA promoverá também outras datas.

Nota Pessoal:

Gostaria de agradecer também aos Tecnólogos que compareceram ao Evento e eu tive o prazer de conhecer, o Alessandro e o Fábio com suas respectivas namoradas, fiquei muito feliz em saber que o Tecnopeg tem ajudado a eles, se possível me mandem o e-mail de vocês! Graças a Deus pude divulgar o blog lá e peço àqueles que compareceram que me mandem um e-mail dizendo o que acharam! Um abraço também ao Professor/Coordenador do curso da UVA , o Lineu Ribeiro pela oportunidade de mostrar o trabalho do Tecnopeg e a Patrícia Rodrigues, estudante do curso de Tecnólogo em Manaus e está de férias aqui no Rio com o qual tive o prazer de ir ao evento.

Agradeço a todos vocês que têm ajudado o Tecnopeg a crescer.

Espero ter ajudado-os mais uma vez.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.