[Fechar]

banner

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Entrevista sobre o mercado de Trabalho atual e na área de Petróleo

ENTREVISTA COM RICARDO GUEDES

1X Dentro de toda a indústria de contratação, o serviço profissional de recrutamento é o setor especializado que mais tem se desenvolvido ultimamente, e a Michael Page é amplamente reconhecida como líder no desenvolvimento desse mercado em todo o mundo. Como o senhor analisa o desenvolvimento desse serviço?

Há 10 anos atrás a Michael Page trouxe um novo modelo de recrutamento e seleção, com consultores especialistas na respectiva área para qual recrutam - ou seja: Engenheiros contratando Engenheiros, Advogados recrutando Advogados. Este tipo de organização garante que cada Consultor seja um especialista em sua determinada Divisão, oferecendo aconselhamento consistente, tanto para seus clientes quanto para seus candidatos.

Antes da entrada da Michael Page no mercado brasileiro, não existiam grandes empresas com foco na Média Gerência, apenas empresas com foco em recrutamento de Top Management e empresas com foco em posições operacionais. O mercado mundial de recrutamento é atualmente estimado em mais de 100 bilhões de Euros ao ano e com tendências a ter um índice de crescimento de pelo menos 14% pelos próximos 10 anos.

2X Diante da atual crise financeira, como está o mercado de trabalho nas principais áreas e como os profissionais estão fazendo para se aprimorarem?

Durante a crise, alguns setores vem tendo destaque nas contratações os segmentos de Oil & Gas, Bens de Consumo - principalmente voltado para a classe C, Energia e Farmaceutico. Além disso, nas diferentes áreas os requisitos solicitados pelo profissional vem se alterando. Algumas das principais áreas que sofreram mudanças são Finance, que sofreu com uma mudança de foco nas estruturas financeiras, perfis de controladores e revisores de processos internos ficaram mais valorizados que financistas, desenvolvedores de negócios.

Já na área Fiscal/Tributária, ganhou-se ainda mais importância com a possibilidade de redução de despesas com impostos. Profissionais com mais experiência em diferentes momentos do mercado também ganharam destaque. Mkt & Vendas - Substituição da equipe de Vendas, o mercado está em busca de perfis profissionais mais agressivos, com grande capacidade de inovação e implementação de ações comerciais diferenciadas, capacidade de resiliência é fundamental para este momento.

3X Puxado pelo aumento das contratações no interior do país, o mercado de trabalho formal registrou em abril o terceiro mês seguido de recuperação, gerando 106.205 empregos com carteira assinada. Com esse resultado, pela primeira vez, o saldo acumulado de vagas criadas em 2009 ficou positivo. De janeiro a abril, as contratações superaram as demissões em 48.454 postos de trabalho. O senhor acha que o mercado de trabalho a partir de agora tende a crescer cada vez mais?

O momento ainda é de muita cautela e não conseguimos ter uma visão clara se o mercado já está iniciando uma retomada. A crise foi muito forte, de proporções globais e que causará sequelas por algum tempo. De qualquer forma, já passamos do momento de pânico e podemos separar quais setores foram mais atingidos e quais se pode perceber um retorno das contratações.

4X O Brasil tem o objetivo de se tornar auto-suficiente em petróleo, descartando a importação deste produto e, para que isso seja possível, a Petrobras tem investido muito capital. Os postos de trabalho vêm aumentando muito e empresas como Ipiranga, Shell e Esso são as principais empregadoras ao longo do litoral brasileiro. Entre 2006 e 2011 estima-se que o setor petrolífero movimente sozinho 50 bilhões de dólares só no Brasil. Este mercado tem oferecido 100 mil empregos, diretos e indiretos, por ano e as empresas fluminenses são responsáveis por 80% da produção nacional. Na opinião do senhor, o mercado petrolífero é o hoje a melhor aposta no mercado de trabalho?

Certamente, o setor petrolífero estará entre os com maior demanda nos próximos anos. Em função das recentes descobertas do pré-sal, a maioria das empresas multinacionais de petróleo veem o Brasil como um dos principais mercados globais e com previsão de grandes investimentos, gerando assim uma grande demanda de mão de obra para o setor. Além disso, existe uma forte corrente no setor para aumentar a nacionalização dos bens e serviços, o que irá aumentará ainda mais o número contratações.

5X A Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado. Na sua opinião, como a empresa conseguiu esse status? Qual o principal diferencial da empresa?

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a Michael Page é reconhecida pela experiência de seus consultores e pela qualidade do seu serviço. Nós somos líderes e pioneira na metodologia do recrutamento especializado, cada vaga é cuidadosamente avaliada e direcionada para a correta divisão especializada, na qual possuímos consultores com a respectiva formação e experiência profissional. Um fator chave de sucesso da Michael Page Brasil está na capacidade de conduzir projetos personalizados, identificando e gerenciando as suas diferenças. Nossa metodologia de recrutamento, associada à capacidade de atração dos melhores candidatos, faz a diferença para um processo seletivo de excelência.

1 comentários:

Anônimo,  24 de junho de 2009 às 07:19  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.