[Fechar]

banner

sábado, 8 de novembro de 2008

Esclarecimento do Tecnólogo em Petróleo e Gás

Boa Tarde amigos leitores do Tecnopeg,

Normalmente não posto aos finais de semana, porém esse em especial abrirem uma exceção pois ontem pude participar de uma excelente reunião com o coordenador geral do curso da Estácio de Sá de São Gonçalo.

Foi uma palestra/reunião com alguns representantes de cada turma de Tecnólogo em Petróleo e Gás do Campus de São Gonçalo no qual pudemos tirar algumas dúvidas, dar sugestões, esclarecimentos e etc.

Primeiramente, gostaria muito de agradecer ao Coordenador Geral, Júlio Jorge, pela colaboração, pela paciência e pela vontade de nos ajudar, porque não são todos que colocam a "cara a tapa" dessa forma.

Tentarei pegar com ele uma lista com empresas que estão aceitando os Tecnólogos, conforme ele nos mostrou , assim como a gravação em áudio desse reunião, e assim que possível estarei disponibilizando para o nosso blog.

Nessa reunião pude conhecer muitas pessoas que já trabalham na área, então isso mostra, que é possível sim conseguir um emprego, é difícil mas com força de vontade e dedicação torna-se mais fácil. É claro, contamos com a colaboração da nossa querida Estácio para isso.

Para aqueles que participaram dessa reunião, por favor comentem, para que podemos fazer desse blog mais que um local para disponibilizar arquivos e sim um local de discussão e debates

Conto com a ajuda de todos,

Obrigado pela atenção!

11 comentários:

Anônimo,  8 de novembro de 2008 às 17:00  

boa noite! tive um compromisso de última hora que não permitiu minha ida, mas sei que os tecnólogos estavam bem representados. vou aguardar o audio para comentar melhor. sucesso!!! andré costa

Anônimo,  9 de novembro de 2008 às 20:12  

Participei nessa reunião, e concordo que serviu para exclarecer algumas dúvidas entretanto precisamos tornar essas reuniões mais produtivas. isto é criarmos ata e registrar nossas reivindicações caso o contrário o efeito é transitório e não chegaremos ao resultado esperado.

Afonso Magalhães

Anônimo,  10 de novembro de 2008 às 02:40  

Participei desta reunião, vamos ser justos com a universidade:

1)Em relação aos Professores - Eles são uma mãe, pois aturar 90% da turma fazendo zorra e atrapalhando os 20% que querem aprender, fica dificil.Ja estudei na UNIPLI e UVA la colocam a materia, indicão a bibliografia e os alunos que se virem, como tamem e nas Universidades Federais e Estaduais.

2)Em relção aos empregos - Estou no mercado de trabalho a +- 20 anos, tem muitos empregos no mercado, muitos estão confundindo profissão com cargos na empresa. Existe varias empresas, contratando tecnologos nos seus cargos que exigem Nivel superior, que antes eram preenchidos por Engenheiros,etc. EX. Coordenador de PCP, Coordenador de Logistica, Gerente de Projetos, entre outros. O problema e que muitos alunos fazem o curso devido a muita propaganda sobre petroleo e acham que vão conseguir um bom emprego ganhando bem so fazendo a Universidade, esquecem que devem fazer cursos complementares, como em qualquer curso.

3) Em relação ao CREA - Leiam a Resolução do CONFEA 1010/2005, me admirei quando um aluno presente na sala se identificou com sendo formado em direito e não conhece as leis refernte ao curso que pretende fazer.

Unknown 10 de novembro de 2008 às 04:09  

Olá bom dia!
Obrigado pelo comentário de todos!
Gostaria de pedir que aqueles que forem comentando, se identificassem e colocassem seus e-mails para que pudessemos entrar em contato, discutir e etc. Sobre essa Resolução do Confea 1010/2005, teria como disponibilizar para nós?

obrigado.

Anônimo,  10 de novembro de 2008 às 05:20  

Desculpe-me pelos erros de Portugues do comentário segue abaixo o comentario corrigido.

Em relação aos Professores - Eles são uma mãe, pois aturar 90% da turma fazendo zorra e atrapalhando os 10% que querem aprender, fica dificil.Ja estudei na UNIPLI e UVA la colocam a materia, indicam a bibliografia e os alunos que se virem, como tambem e nas Universidades Federais e Estaduais.

2)Em relção aos empregos - Estou no mercado de trabalho a +- 20 anos, tem muitos empregos no mercado, muitos estão confundindo profissão com cargos na empresa. Existem varias empresas, contratando tecnologos nos seus cargos que exigem Nivel Superior, que antes eram preenchidos por Engenheiros,etc. EX. Coordenador de PCP, Coordenador de Logistica, Gerente de Projetos, entre outros. O problema e que muitos alunos fazem o curso devido a muita propaganda sobre petroleo e acham que vão conseguir um bom emprego ganhando bem so fazendo a Universidade, esquecem que devem fazer cursos complementares, como em qualquer curso.

3) Em relação ao CREA - Leiam a Resolução do CONFEA 1010/2005, me admirei quando um aluno presente na sala se identificou com sendo formado em direito e não conhece as leis, Reoluções,etc refernte ao curso que esta fazendo fazer.

Claudio Gomes
2o Periodo Petroleo e Gas - UNESA - São Gonçalo - RJ
chgs.py@uol.com.br

Anônimo,  11 de novembro de 2008 às 04:29  

Bom dia Victor,
Seu blog é excelente! parabéns pela iniciativa, pela coragem e pela dedicação! Pode me enviar quantos e-mails desejar, sempre que puder vou respondendo.
A reunião da Estácio foi muito proveitosa sim, e espero que todos os alunos passem a frequentar ou se interessar por tudo que diz respeito ao curso que fazem.
A atitude do coordenador foi louvável sim, porém, como não sou acionista da Estácio de Sá, não concordo em vários pontos, inclusive com a alegação que bons professores não querem vir para a Estácio por ser uma faculdade distante do grande centro, o que me deixou perplexa com a discriminação velada com os alunos daqui, disse a ele no fim da reunião meus motivos pessoais para a discordância.Acho mais correto falar tete a tete o que achamos das pessoas, é aí que se mede o caráter do ser humano!
Acredito que a grade da Estácio de Sá para tecnologos de petróleo e gás, ou seja lá qual for a nova nomenclatura, haja vista que a Estácio já mudou a grade 3 vezes desde 2006, ainda está muito aquém do que o mercado pede. principalmente quando não inclui a cadeira de inglês técnico, uma exigência do mercado pretendido.
Não trabalho no mercado de petróleo, meu ramo é navegação, porém vejo a luta dos meus companheiros para conseguir emprego.
Não sou mais tão ingênua ao ponto de achar que um belo curriculum com uma universidade de renome não abra as portas para uma entrevista com mais facilidade, estando no mercado vejo a prefêrencia dos empregadores.
Sei por experiência própria que aquele que não fez faculdade de renome tem de lutar mais para ter seu nome reconhecido,e engrandecer seu currículum com cursos extras.
A FGV é uma ótima faculdade para este fim.
Quanto a resolução CONFEA-CREA que regulamenta a profissão do tecnólogo está disponível em pesquisas na google ou no site do CREA.Em uma das alíneas segue a tribuição do CREA: Art. 4, inciso II-para o diplomado em curso de graduação superior tecnológica, será atribuído o
título de tecnólogo;
O que para mim ainda é muito vago, num mercado em que cada vez mais se é exigida a especialização. como fazem os Engenheiros, Médicos, advogados e demais profissionais em seus ultimos anos de graduação ou bacharelado.
Sou formada em direito, jornalismo e estou prestes a virar tecnóloga.
Minha grade é a extinta 104 - Gestão para a industria de petróleo e gás. A que só será conferida a competencia do CRQ.
Quero esclarecer ao nobre colega Cláudio gomes, que estive presente na reunião, não me identifiquei como advogada, até pq lá em sala somos todos alunos, mais é normal que não se saiba tudo sobre Leis, principalmente se não for a área de militância do outro colega.
O que posso dizer é que dentro do meu curriculum, tudo o que já estudei e procurei me informar inclusive indo ao CRQ, é que estou pronta pra receber um diploma de uma grade que não existe mais, com o titulo de gestão e um registro voltado para Quimica (CRQ).
Tudo muita lamentável.
No mais, me coloco a disposição dos amigos para ajudar no que for preciso.
Mais uma vez PARABÉNS!!
Um forte abraço!
Fabiana Noblat
Aluna do 5 periodo do curso Gestão para industria de petróleo e gás.
UNESA - SG

Anônimo,  11 de novembro de 2008 às 04:35  

PS: Sugiro ao amigo Claudio Gomes
2o Periodo Petroleo e Gas - UNESA - São Gonçalo - RJ, que por caridade e por estar, como foi citado pelo próprio, a + ou - 20 anos na área, que disponibilizasse uma lista de empresas aqui no site para que os futuros formandos pudessem enviar seus currículuns, afinal, ninguém melhor do que ele para conhecer a fundo e com embasamento a área de petróleo e Gás!
Um forte abraço!
Fabiana noblat

Ricardo Guedes 11 de novembro de 2008 às 10:45  

estive representando minha turma na reunião do campus NS.
Não achei proveitoso pois todas as idéias que foram dadas não podem ser implementadas, o meu currículo não oferece o uso de laboratórios, o certificado de técnico não tem validade.Os outros só estavam ali para reclamar dos professores e fazer outras críticas.
Como disse um colega aqui é verdade, agente tem que se conscientizar de que é necessário fazer outros cursos, só com o tecnólogo naum dá, pra quem precisa trabalhar urgentemente como eu, o negócio é ter paciência pois uma hora o emprego vai chegar.

ricardogt27@hotmail.com

Anônimo,  12 de janeiro de 2009 às 10:19  

Boa para todos,
Parabéns pela iniciativa!!!
Me formei em 12/2008 PeG no campus 1 - centro - RJ e não trabalho na área ainda. Me coloco a disposiçao para qualquer ação que venhamos a tomar, e também para comunicar meus colegas também recém formados.
Email: machado.cleber@oi.com.br

Abç,
Cleber Machado

Anônimo,  26 de fevereiro de 2009 às 00:26  

Acabei de promover uma entrevista para tecnólogos em uma empresa e foi lamentável. Passei um email antes com a matéria, mesmo assim foi um fracasso total. O certificado de 3º grau não serve pra nada se os alunos não obtiverem conhecimento necessário. Enquanto 20% da turma vai a aula pra estudar e 80% pra agradar aos pais ficará dificil. Aqueles 20% são prejudicados pelos 80% que desanimam e desencorajam os professores. Dica para uma entrevista de estágio, já que vejo que é onde se peca mais:
Estagiário não é empregado. Estagiário não aplica conhecimento para crescimento da empresa. Estagiário não esta preparado e apto a desenvolver a função que lhe for atribuida. Estas informações deixam o curriculo muito bonito, porém ineficaz.
O ESTAGIO É A EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE. É A OPORTUNIDADE DE EXERCITAR E APRIMORAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA TEORIA PARA A PRÁTICA. A FUNÇÃO DO ESTÁGIO É TRANSMITIR CONHECIMENTO PRÁTICO AO ALUNO E NÃO RECEBER. POR ISSO NÃO GERA VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
ODAIR

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 14:10  

Boa tarde,

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que hoje estão atuando nessa aréa. Meu nome e Alberto Júnior, estou muito interessado no curso de petróleo e gás, so que tenho varias duvidas que gostaria de elimina-las para que eu possa ingressar de uma vez por todas no curso. Meu email de contato: aj_xp@hotmail.com

Ficarei muito grato se alguem na aréa poder me ajudar.

Duvidas: Em relação a empregos, onde poderei ingressar, benefícios, cursos para aperfeiçoamento, como mercado petrolífero tem se desenvolvido e como ele pode me torna um profissional nessa aréa bem conceituada que é a do Petróleo e Gás? Entre outras..

Bom, é isso pessoal.

Muito Sucesso e lenha nas maquinas!

Att,

Alberto Júnior

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.