[Fechar]

banner

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Bombeio Mecânico

Clique AQUI para baixar

Na fase de produção, o petróleo pode vir à superfície unicamente devido à pressão dos fluidos existentes no interior da jazida. Nestes casos, os poços são chamados de surgentes. Quando isso não ocorre, é preciso suplementar a energia da jazida para elevar os fluidos do fundo do poço até a superfície. Neste caso os poços produzem por elevação artificial.


O bombeio mecânico é um método de elevação artificial em que uma unidade de bombeamento é instalada na superfície, próximo à cabeça do poço, para transformar movimento rotativo de um motor em movimento alternativo. Este movimento alternativo é transmitido por meio de uma coluna de hastes de aço, colocada dentro da coluna de produção, para uma bomba que está localizada no fundo do poço. A bomba alternativa, localizada próximo ao fundo da jazida, fornece energia ao petróleo para elevá-lo até a superfície.


Este método é usado para produção em poços de até 800 metros, localizados em terra, com vazão de até 180 metros cúbicos/dia. Embora possa produzir em poços de até 3.000 metros de profundidade, a vazão cai para até 20 metros cúbicos/dia.


Outros métodos de elevação artificial muito usados para a produção de petróleo são Bombeio Centrífugo Submerso (BCS), Bombeio por Cavidades Progressivas (BCP), Bombeio Hidráulico (BH) e Elevação Pneumática ou Gas-Lift (GL).



Fonte:
Espaço Conhecer


0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.