[Fechar]

banner

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Tira - dúvidas sobre o Tecnólogo em Petróleo e gás

Bom dia a todos! Agradeço a Deus por mais um dia em minha vida!

Gostaria aqui de agradecer o apoio de todos que têm me mandado e-mail e daqueles que visitam o nosso blog, esse é um espaço para ajudar nós Tecnólogos a estar complemento um pouco mais os nossos estudos, ficar por dentro do mercado e trocar informações! Aqueles que quiserem ajudar, têm toda liberdade para mandar sua sugestão, crítica, enfim, aquilo que pensa!

Sexta-feira estava visitando alguns sites, parei no globo online e notei que têm uma coluna sobre Petróleo e gás, do Profº Arlindo Charbel (Consultor da ONIP e professor), eu já havia passado por lá mas não tinha parado para pesquisar as perguntas, e fiz uma pesquisa sobre perguntas relacionadas ao Tecnólogo em Petróleo e Gás. Achei muito pertinente estar disponibilizando aqui no blog pois a maioria de nossa dúvidas, pelo menos as minhas, ele responde nelas.

O link é esse: http://oglobo.globo.com/economia/tireduvidas/default.asp
(é só colocar no campo pesquisar - "Tecnólogos")

Eis uma pergunta:

"Áreas de atuação

Estou fazendo curso de petroleo e gas da estacio de graduaçao. Gostaria de saber em quais areas q eu poderia trabalhar e se na Ptrobras tem vagas para esse tipo de formaçao. Pedro Paulo - Rio de Janeiro

Resposta:Pedro Paulo: Repito resposta dada ainda hoje a outro leitor. Na teoria, o formado em gestão em Petróleo e Gás Natural está capacitado ao exercício de funções que enfatizem a gestão, mas num ambiente do setor petróleo. Tradicionalmente, as empresas de petróleo usaram engenheiros e os transformaram em gestores. Como nem todas as funções exigem conhecimento aprofundado do setor, o tecnólogo teria um espaço de atuação nas empresas do setor. Existem mais de 100 respostas minhas abordando o curso de tecnólogo (sugiro que você as veja usando o sistema de busca do Tire suas dúvidas). A Petrobras provavelmente não os admitirá em seus concursos públicos, tão cedo, mas existem empresas fornecedoras de bens e serviços que os podem utilizar. E elas são muitas, pois tem médio e pequeno porte (em www.onip.org.br você terá acesso ao cadastro de empresas que servem ao setor petróleo). Mais que isto, o setor petróleo, no Brasil e no mundo, vem recebendo cada vez mais recursos, sendo de supor que os que o conhecem, de alguma forma, tenham oportunidades proporcionais aos seus conhecimentos e segundo a necessidade e possibilidades das empresas. Quanto aos cargos, embora esta informação deva ser verificada junto à instituição que lhe está ministrando o curso, podem ser: Agente de Suprimentos, Agente Comercial, Analista de Comercialização, Analista de Controle de Qualidade, Analista de Logística, Analista de Processos Industriais, Analista de Transporte, Analista de Riscos Ambientais, Analista de Produção, Comprador Especializado, Operador de Distribuição."


Além disso, outras perguntas também são muito legais e ajudam a tirar alguma dúvidas, a conhecer mais o mercado.

Boa semana a todos e que Deus os abençoe!

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.