[Fechar]

banner

terça-feira, 17 de junho de 2008

PETROBRAS QUER PRODUZIR ÓLEO A PARTIR DE ROCHAS BETUMINOSAS

Fonte: Nicomexnotícias.com.br

O Brasil já tem uma possível solução para os altos preços da cotação do petróleo. Caso a commodity continue sendo cotada acima dos US$ 130, o país pode se tornar um importante produtor mundial de óleo a partir de rochas betuminosas. Este tipo de exploração, que antes não era viabilizada comercialmente, por ser muito cara, pode começar a ser utilizada.

Há mais de 30 anos a Petrobras já trabalha com a operação comercial do produto, em sua unidade de São Mateus do Sul, no Paraná. A tecnologia de extração de óleo de rochas betuminosas, foi desenvolvida pela própria estatal e é conhecida como Petrosix da companhia em São Mateus do Sul, Paraná.

A Petrobras já anunciou contratos com empresas estrangeiras para realizar estudos técnicos, econômicos e ambientais sobre estas rochas betuminosas. O processo a ser testado será em parceria com a empresa japonesa Mitsui, que fornecerá serviços de consultoria para o gerenciamento e realização do projeto.

Outro objetivo da estatal brasileira é transferir seu conhecimento para os norte-americanos. A maior reserva de xistos betuminosos do mundo está nos Estados Unidos, e a segunda maior no Brasil. A reservas deste minério contidas nos EUA são suficientes para suprir a demanda atual de energia do país pelos próximos 100 anos.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.